artistas plásticas brasileiras

Artistas plásticas brasileiras: lista inédita com as top 7

Impossível pensar em arte sem se lembrar de artistas plásticas brasileiras que marcaram a história por apresentarem domínio técnico, talento, visão e criatividade e coragem. Afinal, o mercado artístico ainda foi e continua dominado por homens.

Para você ter uma ideia, em 2017, apenas 20% das obras do acervo da Pinacoteca pertenciam a artistas mulheres. Ou seja, a saga das mulheres brasileiras em busca de reconhecimento perdura até hoje.

Nesse contexto, nada mais justo do que homenagear algumas dessas representantes célebres que protagonizaram papéis fundamentais para a evolução artística, não é mesmo? Foi por isso que preparamos uma lista especial com artistas plásticas famosas. Confira!

Artistas plásticas brasileiras: 5 das mais famosas de todos os tempos

 Conheça agora cinco das mais famosas artistas plásticas brasileiras.

 1. Anita Malfatti

Se houvesse um título de pioneirismo, ele pertenceria à Anita Malfatti. Afinal, ela foi uma das precursoras de alguns dos movimentos mais importantes da história da arte brasileira, como o modernismo e o Cubismo no Brasil. Além disso, foi uma das responsáveis pela Semana de Arte Moderna de 1922.

 “O dia em que eu parar de pintar pode anotar, eu morro” 

Transitando entre diversos campos, como pintura, gravura, ilustração e desenho, ela expôs em diversos lugares do mundo. Sempre experimentando o novo e o inusitado, o estilo dessa artista foi marcado pela diversificação. Entre tantas obras, “A boba”, de 1916, é uma de suas mais famosas.

artistas plásticas brasileiras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

2. Djanira Motta e Silva

Misturando a vida rural com religiosidade, cotidiano e paisagens brasileiras, Djanira Motta e Silva exerceu um papel fundamental na história da arte brasileira.

Ela foi a primeira artista latino-americana a ter uma de suas peças expostas no Museu do Vaticano, o que comprova o reconhecimento de seu talento. Ela também foi uma das principais artistas da Arte Naïf do Brasil. Seu trabalho também ganhou, em 2019, uma grande retrospectiva do MASP.

As palavras de Jorge Amado revelam um pouco sobre a atuação dessa que foi uma das artistas plásticas brasileiras mais famosas de todos os tempos:

 “Sendo uma das grandes pintoras de nossa terra, ela é mais do que isso, é a própria terra, o chão onde crescem as plantações, o terreiro da macumba, as máquinas de fiação, o homem resistindo à miséria. Cada uma de suas telas é um pouco do Brasil.”

Feita em 1952, a peça “Caboclos” retrata bem o seu estilo.

artistas plásticas famosas

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural  

3. Tarsila do Amaral

É claro que nessa lista das mais famosas artistas plásticas brasileiras, não poderia faltar esse nome: Tarsila do Amaral. Junto com Anita Malfatti, sua amiga pessoal, essa emblemática artista foi uma das mais importantes pintoras modernistas do Brasil. Bastante inovadora e experimental, ela também foi uma das protagonistas do movimento antropofágico.

 “Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo”.

Tarsila do Amaral é, sem dúvida, uma das artistas plásticas brasileiras mais famosas no exterior. Autora de obras que representam ícones na arte, como “Abaporu”, o legado dessa mulher impressiona.

abaporu artistas plásticas brasileiras

 Crédito: Wikipédia

 4. Lygia Pape

Lygia Pape foi uma das grandes representantes da arte contemporânea no Brasil. Criativa, questionadora e visionária, ela produziu um legado único repleto de obras neoconcretas.

Enfatizando a participação do público em suas obras, essa famosa artista teve sucesso em todos os projetos em que se envolveu, tanto como gravadora, cineasta e professora, tendo seu trabalho exposto em alguns dos principais museus do mundo.

“Eu gosto de ambiguidade. Não gosto da arte fechada em si mesma. Detesto verdades absolutas.” 

“Divisor” é um de seus trabalhos mais emblemáticos.

divisor artistas plásticas brasileiras

Crédito Insider Lifestyles

O acervo da Laart conta com gravuras dessa artista plástica famosa. Clique aqui e confira.

5. Tomie Ohtake

Com inteligência e entusiasmo, Tomie Ohtake não poderia deixar de estar nessa lista das mais importantes artistas plásticas brasileiras. Afinal, essa mulher produziu obras únicas, explorando diferentes abstrações em suas pinturas, cores e texturas, com elevada habilidade técnica e profundidade.

Além da pintura, Tomie Ohtake também se dedicou às esculturas, produzindo peças que funcionavam como extensões e derivações de suas pinturas, o que mostra a sagacidade dessa artista plástica famosa.  

“Não gosto de coisas pequenas, nem de pintar com a ponta dos dedos. Uso o corpo todo”

Feita em concreto armado, a escultura a seguir é uma de suas mais representativas e faz parte do cenário paulistano.

artistas plásticas famosas

Crédito: Assembleia Legislativa

Clique aqui e conheça algumas das gravuras mais importantes da artista.

Extras: + 2 artistas plásticas brasileiras importantes

Confira agora mais duas artistas plásticas brasileiras de sucesso:

1. Beatriz Milhazes

Beatriz Milhazes faz sucesso no Brasil e no mundo. Não é à toa, afinal, essa artista plástica famosa conquistou sua posição de destaque nas principais mostras internacionais e brasileiras ao expor peças que misturam técnicas da Pop Art com o artesanato.

Atualmente, Beatriz Milhazes é uma das artistas plásticas brasileiras mais conhecidas e valorizadas no exterior. Compondo obras repletas de cor, seu trabalho conta, em muitos momentos com elementos da arte surrealista.

 “Amo a arte. Acredito que ela pode transformar as pessoas.”

Sua tela “Beleza Pura” expressa bem o estilo da artista.

beleza pura artistas plásticas brasileiras

Crédito: Arte e Artistas

Clique aqui e confira uma gravura especial da artista.

2. Regina Silveira

Gravadora, pintora e professora. Essa é Regina Silveira, uma artista brasileira multimídia que apresenta uma estética bastante influenciada pela Arte Conceitual. Produzindo também esculturas e serigrafia, o trabalho dessa importante artista também conta com influência geométrica-construtiva.

“Minha postura multimídia se baseia nas possibilidades de construção de algo a partir de imagens gráficas de diferentes origens, nos mais diversos procedimentos gráficos”

Suas peças provocam tanto os seus espectadores como a crítica especializada. Não é à toa que Regina Silveira faça parte dessa lista de artistas plásticas famosas, não é mesmo?

artistas plásticas famosas

Crédito: Bienal

Ficou curioso em conhecer outras obras da artista? É só clicar aqui,

Gostou de conhecer e relembrar artistas plásticas brasileiras importantes? Teria mais algum nome para adicionar a essa lista? Conte para a gente! 

Aproveite também para conhecer outras obras sensacionais de mulheres brasileiras que esbanjam talento e criatividade!  Para isso, basta clicar aqui e conhecer o acervo da Laart, uma galeria de arte online especializada na venda de obras em gravuras originais, assinadas e de série com tiragem limitada de artistas brasileiros e latino-americanos. Todas vêm com certificado de autenticidade

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.