maiores museus do mundo

Maiores museus do mundo: os 10 mais visitados da atualidade

Os maiores museus do mundo desempenham um papel fundamental na cultura e na memória das pessoas. Afinal, preservam a história e funcionam como um ponto de encontro para todas as esferas da sociedade, atraindo, educando e maravilhando pessoas com os mais variados interesses.

Entre tantos museus espalhados pelo globo, alguns se destacam pela popularidade. Quer saber quais são e conhecer os 10 museus mais visitados do mundo? Então, leia este artigo até o fim!

Maiores museus do mundo: conheça os mais visitados

1. Louvre (Paris, França)

Considerado um dos centros culturais mais emblemáticos da atualidade, o Musée du Louvre recebeu, só em 2018, 10,2 milhões de visitantes. Inaugurado em 1793, durante a Revolução Francesa, antes de se transformar em museu, ele funcionou como sede do governo.

O seu acervo conta com as peças mais aclamadas e famosas do mundo. O quadro “Mona Lisa”, “Vênus de Milo” e outras obras-primas da Renascença, como “O Casamento em Caná” são alguns exemplos.

maiores museus do mundo louvreCrédito: Un Jour de Plus à Paris 

2. Museu Nacional da China (Pequim, China)

Criado em 2003, quando o Museu da Revolução Chinesa e o Museu da História da China se uniram, o Museu Nacional da China se enquadra entre os principais museus do mundo, apesar de sua curta existência.

Bastante popular, esse centro cultural traz uma vasta coleção de relíquias valiosas. Assim, conta a cultura de seu povo por meio de suas peças. Apresentando objetos raros, ilustrações e itens de porcelana e bronze, o Museu Nacional da China encanta por sua diversidade e intimida por sua suntuosidade.

maiores museus do mundo museu nacional da chinaCrédito: Trem das Gerais

3. The Metropolitan Museum of Art (Nova York, EUA)

Cosmopolita e cheio de estilo, o Metropolitan Museum of Art é a atração mais visitada de Nova York. Inaugurado em 1870, o local conta com mais de dois milhões de obras de arte e com uma coleção de 5000 anos. Assim, conquistou com sucesso o seu lugar entre os maiores museus do mundo.

Com uma fachada deslumbrante, o MET tem em seu acervo inúmeras obras de arte, como esculturas e pinturas de artistas das mais diferentes nacionalidades. Ao visitá-lo, você também pode conferir figurinos, instrumentos musicais e até armas.

maiores museus do mundo metCrédito: The Met

 4. Museus do Vaticano

Com mais de 6 milhões de visitantes por ano, os Museus do Vaticano foram inaugurados para o público no século XVI. Em seu acervo, há peças emblemáticas da história da arte, sendo a “Capela Sistina” o seu grande destaque.

Enormes e suntuosos, os Museus do Vaticano encantam pela beleza e pelo clima repleto de religiosidade que apresentam. Assim, é possível entender por que estão entre os maiores museus do mundo, não é mesmo?

principais museus do mundoCrédito: Rome Wise

Quer saber mais sobre a Capela Sistina e conhecer outras obras dos pintores mais famosos do mundo? Então, não deixe de ler o post: Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?

5. The British Museum (Londres, Reino Unido)

O British Museum, sediado em Londres, também é um dos maiores museus do mundo.

Fundado em 1753, esse museu recebe quase 6 milhões de visitas anuais e conta com milhões de objetos em sua galeria que contam a história da humanidade. Com um valor antropológico inestimável, além de esculturas e pinturas, esse centro cultural apresenta elementos diferentes e interessantes, como máscaras astecas e partes do templo Partenon de Atenas.

principais museus do mundoCrédito: Art News

6. The Tate Modern (Londres, Reino Unido)

Inaugurado no ano 2000, o Tate Modern conta com obras de artistas memoráveis, como Andy Warhol, Marcel Duchamp, Claude Monet, Piet Mondrian e Pablo Picasso.

Com uma arquitetura que chama a atenção, já que o seu prédio era antes uma usina elétrica, a Tate Modern também é famosa por sua estonteante chaminé e por seu enorme salão de turbinas.

Além de incríveis obras de arte, o acervo conta com esculturas, fotografias e instalações de cair o queixo.  Recebendo mais de 5 milhões de pessoas por ano, o Tate Modern é um dos melhores museus do mundo para visitar.

maiores museus do mundo tate Crédito: Tate

7. The National Gallery of Art (Washington, EUA)

Construída em 1941, a National Gallery of Art apresenta estilo neoclássico e se destaca entre os maiores museus do mundo recebendo, anualmente, mais de 5 milhões de visitas.

Abrigando obras-primas que datam do século XIII, o museu apresenta peças de diferentes períodos da história da humanidade. É impossível chegar e não se encantar, já que a National Gallery conta com trabalhos dos mais emblemáticos artistas, como Claude Monet, Vincent van Gogh e Jackson Pollock.

principais museus do mundo Crédito: Hypeness

8. The National Gallery (Londres, Reino Unido)

Localizada na Trafalgar Square, uma das praças mais famosas de Londres, a National Gallery apesar do nome de galeria, enquadra-se entre os principais museus do mundo.

Com mais de 2000 obras em sua coleção, o acervo conta com peças de artistas europeus que datam do século XIII e seguem até o século XX.

Recebendo mais de cinco milhões de visitas por ano, a National Gallery tem obras que todo amante de arte precisa conhecer, como:

  • “Girassóis”, de Van Gogh ;
  • “A banhista”, de Paul Cézanne;
  • “The Toilet of Venus”, de Velásquez.

maiores museus do mundoCrédito: Wikipédia

9. The National Palace Museum (Taiwan, China)

Contando a história da China por meio de obras de arte e artefatos imperiais, o Museu do Palácio Nacional tem mais de 700 mil peças em seu acervo.

Com objetos que refletem quase 8000 mil anos de história, que vão desde o período Neolítico até a era moderna, esse museu recebe mais de 4 milhões de pessoas por ano. Inaugurado em 1925, o Museu do Palácio Nacional possui a maior coleção de arte chinesa do mundo. Assim, não é à toa que seja um dos maiores museus do mundo, não é mesmo?

maiores museus do mundoCrédito: Taiwan News

10. Museu Histórico do Estado (São Petersburgo, Rússia)

Por último, mas não menos importante, está o Museu Histórico do Estado. Localizado na Rússia, ele foi aberto ao público em 1852.

Com uma coleção de mais de 3 milhões de peças, suas obras englobam desde os mais famosos pintores do renascimento até artesãos russos. Com peças de Picasso, Michelangelo e Matisse, esse museu tem mais de 1000 salas e conta com 17 escadarias repletas de esculturas e quadros.

Rico em detalhes e com uma beleza ímpar, The State Hermitage Museum está entre os maiores museus do mundo.

maiores museus do mundoCrédito: Saint-Petersburg.com

Preparado para fazer as malas e visitar esses museus estupendos? Ainda não? Pois saiba que você não precisa sair de casa para apreciar as mais famosas peças. Para isso, basta ler: 9 museus virtuais internacionais e nacionais para visitar sem sair de casa.

As galerias online são ótimas opções para quem não pode viajar sempre para ter contato com arte. A Laart é uma delas. Reunindo importantes nomes da gravura do Brasil e do mundo, o nosso acervo conta obras originais e com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um apaixonado por arte, só precisa clicar aqui para conhecer nossa galeria virtual.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.