Surrealismo no Brasil - Capa

Surrealismo no Brasil: o movimento, artistas e obras

De acordo com historiadores da arte, a chegada do Surrealismo no Brasil esteve completamente relacionada com o movimento modernista alavancado na Semana de Arte Moderna de 22, e contou com a adesão de artistas como Tarsila do Amaral e Cícero Dias.

No mundo, o Surrealismo viveu seu surgimento e auge entres os anos de 1924 e 1945. Destacando-se como um movimento europeu, nascido na Paris entre guerras, propunha a liberdade da manifestação do inconsciente.

Artistas plásticos e poetas, se identificaram com as propostas do francês André Breton, que, em seu “Manifesto Surrealista”, defendia a negação da lógica e do racional. O objetivo do surrealismo, era a defesa da liberdade para a expressão do inconsciente (conceito criado e teorizado por Freud).

A seguir, vamos apresentar brevemente os conceitos relacionados ao movimento, para que, posteriormente, você possa compreender as formas de manifestações do Surrealismo no Brasil da época.

O que foi o movimento Surrealista?

O Surrealismo foi um movimento artístico, de origem francesa, que surgiu a partir do Dadaísmo, que também estava em rebelião contra a complacência da classe média na Europa.

As influências artísticas, no entanto, vieram de muitas fontes diferentes. A influência mais imediata para vários dos surrealistas foi Giorgio de Chirico, seu contemporâneo que, como eles, usava imagens bizarras com justaposições desconcertantes.

Os surrealistas também foram inspirados por artistas do passado recente que estavam interessados ​​no primitivismo, na imaginação ingênua ou fantástica, como Gustave Moreau, Arnold Bocklin, Odilon Redon e Henri Rousseau. Até mesmo artistas da Renascença, como Giuseppe Arcimboldo e Hieronymous Bosch, forneceram inspiração na medida em que esses artistas não estavam excessivamente preocupados com questões estéticas envolvendo linha e cor, mas, ao contrário, se sentiram compelidos a criar o que os surrealistas consideravam “real.”

André Breton, que ocasionalmente é descrito como o “papa” do surrealismo, fundou oficialmente o movimento em 1924, quando escreveu “O Manifesto Surrealista”. No entanto, o termo “surrealismo” já havia sido cunhado pela primeira vez em 1917 por Guillaume Apollinaire.

Os surrealistas parisienses originais usavam a arte como um alívio de situações políticas violentas e para lidar com o mal-estar que sentiam sobre as incertezas do mundo.

Ao empregar imagens de fantasias e sonhos, os artistas geraram trabalhos criativos em uma variedade de mídias que expuseram suas mentes inconscientes de forma excêntrica e simbólica, revelando ansiedades e tratando-as analiticamente através de meios visuais.

surrealismo no brasil - dali

Imagem: Reprodução | Obra: A Persistência da Memória, de Salvador Dali (1931)

Entre os principais artistas do Surrealismo no mundo, encontramos:

  • Salvador Dali;
  • Joan Miró
  • Max Ernst
  • Remedios Varo
  • Frida Kahlo e outros.

Leia também: Documentário sobre arte: 8 obras de Michelangelo ao Pixo

Muitas pessoas identificam o Surrealismo mundial como uma forma de arte ligada à pintura e gravura, entretanto, o movimento se estendeu não apenas para escultura, como também para literatura e cinema.

Vamos, a seguir, nos concentrar em apresentar como se desenvolveu a arte surrealista no Brasil, seus principais nomes e o contexto por trás do movimento do Surrealismo brasileiro .

Surrealismo no Brasil: o movimento e seus artistas

O movimento surrealista no Brasil foi absorvido pelo movimento Modernista e seus artistas, pouco antes da década de 1930.

Alguns historiadores acreditam que o Surrealismo no Brasil não teve tanto destaque, e atribuem isso aos momentos históricos diferentes, vividos na França (e a Europa como um todo) e nosso país. Mesmo com “pouca força”, grandes artistas surrealistas brasileiros deixaram marcas na cultura e na história da arte.

Muita gente se pergunta, quem foi o primeiro artista surrealista brasileiro, na verdade, não foi apenas um. Em conjunto e no esforço de encontrar uma identidade artística brasileira, artistas como Ismael Nery, Cícero Dias e Tarsila do Amaral, trouxeram para o país o, até então, novo estilo na arte.

Possivelmente, um dos mais conhecidos nomes do modernismo, Tarsila do Amaral foi um dos pintores surrealistas brasileiros de mais destaque na época, estendendo sua importância até os dias de hoje.

Na pintura abaixo, vemos uma das representações mais marcantes do Surrealismo no Brasil, o “Abaporu” de Tarsila do Amaral, pintado em 1928.surrealismo no brasil - Tarsila do Amaral

Imagem: Reprodução | “Abaporu”, Tarsila do Amaral, 1928

Além de Tarsila, entre os principais artistas do Surrealismo no Brasil estão:

  • o pintor e escritor Ismael Nery;
  • a escultora Maria Martins;
  • o pintor pernambucano Cícero Dias;
  • o poeta Murilo Mendes.

Cícero Dias, artista pernambucano, também teve destaque como um dos pintores surrealistas brasileiros. Sua obra Eu Vi o Mundo… ele Começava no Recife, é uma das representações do surrealismo brasileiro, da época.

surrealismo no brasil - Cícero dias

Imagem: Reprodução fotográfica Romulo Fialdini | EU Vi o Mundo… Ele Começava no Recife, de Cícero Dias (1926 | 1929)

Outras obras em gravura, deixaram a marca de Cícero Dias, entre os grandes artistas surrealistas brasileiros.

surrealismo no brasil - cdias

Imagem: Reprodução | Acervo Cícero Dias, na galeria Laartsurrealismo no brasil - palhaço - cicero dias

Imagem: Reprodução | Acervo Cícero Dias, na galeria Laart

Deixando de lado as pinturas e gravuras, e partindo para as expressões em esculturas, encontramos como maior nome entre os artistas surrealistas brasileiros, a talentosa Maria Martins.

A artista plástica, foi um dos grandes destaques do Surrealismo brasileiro, chamando a atenção, inclusive, de André Breton, que se encantou com o trabalho de Maria Martins, em um encontro realizado em Nova York.

Suas peças têm caráter fantástico. Por exemplo, na escultura em bronze, O Impossível, bustos humanos têm lanças em vez de cabeças.

surrealismo no brasil - o impossível

Imagem: Reprodução fotográfica | O Impossível, 1946, de Maria Martins

Indo além da pintura, gravura e escultura, o surrealismo no Brasil ainda contou com a participação dos escritores Aníbal Machado e Mário Pedrosa, que incluíram elementos surreais em suas obras.

As obras surrealistas também chamam sua atenção? Conheça a galeria online da Laart e nosso acervo exclusivo de obras da arte surrealista de artistas brasileiros e internacionais, como Cícero Dias, Niobe Xandó, Roberto Magalhães, Sérvulo Esmeraldo, León Ferrari, entre outros.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte.

Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.