esculturas famosas

Esculturas famosas: uma seleção especial com as top 9

Obras de esculturas famosas estão espalhadas por todo o mundo. De estátuas no Central Park a projetos de arte pública na Europa, essas peças chamam a atenção por sua qualidade técnica, beleza e, outras, ganham destaque por gerarem polêmica.

Para apreciar essas esculturas importantes, é essencial conhecer um pouco sobre o contexto histórico em que elas foram criadas. Por isso, este post foi criado, para que você conheça essas esculturas famosas e entenda seus momentos históricos. Ficou curioso? É só continuar lendo!

TOP 7: esculturas famosas do mundo

1. Vénus de Willendorf

Essa escultura representa uma figura feminina e mede pouco mais de 10 cm de altura. Descoberta em 1908, na Áustria, estima-se que essa obra tenha sido criada cerca de 22.000 anos atrás.

Representando uma idealização da figura de uma mulher, alguns estudiosos acreditam que essa escultura possa ser um autorretrato. Esculpida em calcário oolítico, a peça não traz uma conotação cultural clara. Tanto que, para alguns, a figura simboliza a fertilidade, mas, para outros, o excesso de seus volumes representa um elevado status social, o que possivelmente indica sucesso e prosperidade.

esculturas mais famosas do mundo

 Crédito: Wikipédia

 2. Busto de Nefertiti

Simbolizando a beleza feminina, este busto foi descoberto em 1912, no Egito, e representa Nefertiti, a esposa de um dos mais controversos faraós da história: o egípcio Aquenáton.

Feita em calcário, essa peça é uma das mais famosas esculturas da história. Segundo estudiosos, essa obra foi feita em 1345 A. C, e ficou tão conhecida que a rainha Nefertiti se tornou uma das mais emblemáticas figuras da Antiguidade. É por isso que essa peça se enquadra como uma das esculturas famosas do período.

 Crédito: Wikipédia

 3. Exército de terracota

“Exército de Terracota” é uma coleção de esculturas feitas em terracota. Trata-se de uma das grandes obras da arte chinesa e sua criação remete à 210-209 A.C.

Elaborada com o intuito de proteger a imagem de Qin Shi Huang, um grande imperador chinês, essa escultura conta com 8 mil soldados, diversas carruagens e milhares de cavalos.

Simbolizando a arte funerária, os soldados da coleção foram enterrados junto com Qin Shi Huang. Afinal, essa obra foi criada exatamente com esse objetivo.

esculturas de arte

Crédito: Aventuras na História

4. Pietà

Feita por Michelangelo Buonarroti, em 1499, “Pietà” foi elaborada em mármore e é considerada a primeira grande escultura do renomado artista. Apresentando Jesus Cristo morto no colo da Virgem Maria, essa peça encanta pela beleza e perfeição.

Trazendo a figura de Jesus em proporção menor que a representada por Maria, o artista quis expressar que o filho não esmagaria a sua mãe. Já Maria conta com uma expressão de sofrimento idealizada, além de apresentar uma pureza inigualável. Logo, essa é uma das esculturas mais famosas do Renascentismo.

Crédito: Wikipédia

5. O Pensador

Feita em bronze, em 1904, por Auguste Rodin, “O Pensador” é uma das mais importantes esculturas da história. Mesclando poesia e heroísmo, essa peça se apresenta nua para retratar um modo de pensar lírico.

Simbolizando a figura masculina em meio a um processo de meditação, essa obra também reflete uma força interna sem igual.

esculturas mais famosas do mundo

 Crédito: Cultura Genial

6. Maquete para Guitarra

Em 1912, Pablo Picasso criou a maquete de papelão de uma peça que impactou significativamente a arte do século XX. Apresentando a estética cubista, o artista revolucionou ao criar uma das esculturas mais famosas da história. Combinando papelão e fios de metal, a obra apresenta formas multifacetadas e também profundidade e volume.

Com elevada qualidade técnica, essa escultura hipnotiza ao levar o cubismo para uma terceira dimensão. Sendo assim, essa é uma das esculturas famosas mais representativas da arte cubista.

 Crédito: Maiores e Melhores

7. Caixa Brillo

Na lista de esculturas famosas não poderia faltar a “Caixa Brillo”. Feita em 1964, por Andy Warhol, um dos grandes ícones da Pop Art, essa peça conta com um forte caráter contemporâneo.

Além disso, a “Caixa Brillo” faz referências à sociedade de maneira crítica, discutindo conceitos como o consumo excessivo e a massificação. Logo, é uma das esculturas famosas mais interessantes desse estilo.

 Crédito: MoMA

Esculturas famosas: + 2 extras

1. Aranha

Criada na década de 1990, pela artista plástica francesa Louise Bourgeois, a escultura “Aranha” conta com mais de 3 metros de altura. Apresentando oito pernas, essa peça foi feita em bronze e seu significado remete à infância da artista e à relação com sua mãe.

Considerada uma das mais famosas esculturas de todos os tempos, essa obra simboliza o tecer, uma atividade realizada pela mãe da artista, que trabalhava na reconstrução de tapeçarias. Dessa forma, é uma das esculturas mais famosas da atualidade.

Crédito: Guggenheim

2.  Cachorro-balão

Feita entre 1994 e 2000, a escultura “Cachorro-balão” foi criada pelo pintor americano Jeff Koons. Já exposta em diversas mostras pelo mundo, estima-se que essa peça tenha sido avaliada em quase 55 milhões de dólares.

Mesclando a pop art, com o dadaísmo e com nuances da arte surrealista, essa obra gerou polêmica, dividindo opiniões sobre sua relevância no mundo inteiro. Talvez, por isso, seja uma das esculturas famosas mais importantes da era contemporânea.

 Crédito: Jeff Koons

Gostou de conhecer essas esculturas famosas? Teria alguma para acrescentar à esta lista? Conta para gente!

Que tal continuar nesse clima de arte? Para isso, convidamos você a conhecer a Laart, uma galeria de arte virtual especializada na venda de obras em gravuras originais, assinadas e com tiragem limitada. Contando com peças dos mais célebres artistas brasileiros e latino-americanos, o acervo da galeria traz gravuras dos mais variados estilos e técnicas.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo da arte. É impossível viver sem arte, não é mesmo? Clique aqui e descubra por que as gravuras da Laart fazem tanto sucesso!

Share with

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.