o que é serigrafia

Entenda o que é serigrafia, como é o processo de impressão + obras de artistas

Há diferentes técnicas de impressão de edição limitada. Assim, é normal que muitos confundam e não entendam as diferenças entre elas, como a serigrafia e a litografia, por exemplo.

Quer tirar todas suas dúvidas sobre o assunto? Então, leia este artigo até o fim, e descubra o que é serigrafia, qual é sua história e que artistas famosos já fizeram uso dessa técnica!

O que é serigrafia?

A serigrafia é uma técnica de impressão que conta com a aplicação de estênceis em uma tela de seda. Nesse processo, a tinta é pressionada e, assim, vazada para o substrato dela. Assim ela é impressa.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como a impressão acontece.

Serigrafia: processo de execução

O segredo de imprimir em alta qualidade está na preparação da tela. O processo requer planejamento, paciência e habilidade.

Existem vários métodos específicos para isso. Logo, preparar uma tela para impressão pode incluir:

  • verniz;
  • filme plástico;
  • utilização de líquido de preenchimento.

Em seu início, a tela é esticada por meio de uma armação (de madeira, aço ou alumínio) e logo é fixada a uma base. Nesse momento, é preciso que exista uma certa flexibilidade, pois deve-se permitir que ela seja movida para cima e para baixo. Assim, a tela pode ser facilmente colocada e removida conforme a necessidade.

Vale destacar que para cada impressão, o substrato é colocado nas guias de registro. Dessa forma, garante-se que a imagem seja impressa na posição correta. O próximo passo consiste em derramar a tinta sobre a máscara em um extremo do quadro. Logo, ela é raspada da tela por meio de um rolo. A gravação acontece quando a superfície que recebe a impressão é registrada por meio de um processo de fotossensibilidade.

Artistas de todo o mundo há décadas usam a serigrafia para criar algumas das suas peças mais emblemáticas. Andy Warhol foi um deles. Um dos artistas mais famosos dos Estados Unidos e também um dos precursores da Pop Art, Warhol fez uso da serigrafia para produzir algumas de suas obras mais icônicas, como a famosa série “Campbell’s Soup Cans”. 

serigrafia arte“Campbell’s Soup Cans”. Crédito: Artsy

Patrick Nagel, outro artista que marcou a história da arte e fez sucesso na década de 1980, também criou muitas de suas peças de edição limitada por meio da serigrafia.

artistas de serigrafia

“Yellow Blanquet”. Crédito: Nagel 

Ao longo do tempo, a impressão de tela tem sido altamente valorizada por sua versatilidade e capacidade de imprimir em praticamente qualquer superfície. Isso engloba desde roupas até trabalhos artísticos sofisticados. 

Inventada no início do século XX, a serigrafia, também conhecida como “silk screen”, é um dos métodos de impressão mais populares e continua a ser amplamente praticado na atualidade. 

História da serigrafia

A serigrafia é uma forma de impressão bastante antiga, sendo utilizada pelos egípcios na decoração de interiores muitos anos antes de Cristo. Sua origem também está bastante ligada às xilogravuras e às estampas produzidas na Dinastia Song. Posteriormente, os japoneses, no século XV, utilizaram essa técnica para transferir desenhos para a seda.

No ocidente, a serigrafia foi introduzida no século XVIII. No entanto, foi só no início do século XX que ela se tornou mais popular, pois foi nesse período que a malha de seda se tornou um elemento mais facilmente encontrado. Assim, o processo foi absorvido pela sociedade, que encontrou na serigrafia uma forma de lucrar.

Na Europa, a técnica também foi difundida e logo refinada e exerceu um importante papel em relação à tecnologia industrial. Porém, foi nos Estados Unidos, na década de 1930, que a impressão de tela como um meio artístico em papel ganhou fama e, assim, a serigrafia para fins artísticos tornou-se conhecida por todo o mundo. O artista que ficou conhecido por popularizar a serigrafia foi Andy Warhol. 

Artistas de serigrafia

Além de Andy Warhol, outros artistas utilizaram a serigrafia em sua arte e, assim, obtiveram efeitos surpreendentes em suas peças. Entre eles, os nomes mais famosos são:

  • Igor Medvedev;
  • LeRoy Neiman
  • Itzchak Tarkay,
  • James Rosenquist;
  • Patrick Nagel;
  • Peter Max; entre muitos outros.

 Na América Latina, a serigrafia foi marcada pelo uso genial de artistas como:

Obras de serigrafia

A seguir destacamos algumas gravura famosas de serigrafia de nosso acervo: 

1. “Bandeirinhas fundo azul”, de Alfredo Volpi. Clique aqui e saiba mais sobre essa interessante gravura. 

o que é serigrafia Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

2. “Nós em Noites Tropicais”, de Angelo de Aquino. Para saber mais sobre essa peça, basta clicar aqui.

serigrafia arteCrédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

3. “5ABC”, de Carlos Cruz-Díez. Clique aqui e conheça, em detalhes, essa gravura. 

serigrafia processoCrédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

4. “ Abstrato”, de Tomie Ohtake. Saiba mais sobre essa peça aqui.

o que é serigrafia

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Conheça mais obras dos mais variados estilos artísticos na galeria online da Laart. Além das criações em serigrafia, temos litografia, xilografia e outras técnicas. Para conhecer outras gravuras feitas em serigrafia, clique aqui. Todas elas vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. Clique aqui e conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.