Entenda o que é serigrafia, como é o processo de impressão + obras de artistas
Há diferentes técnicas de impressão de edição limitada. Assim, é normal que muitos confundam e não entendam as diferenças entre elas, como a serigrafia e a litografia, por exemplo.
Quer tirar todas suas dúvidas sobre o assunto? Então, leia este artigo até o fim, e descubra o que é serigrafia, qual é sua história e que artistas famosos já fizeram uso dessa técnica!
O que é serigrafia?
A serigrafia é uma técnica de impressão que conta com a aplicação de estênceis em uma tela de seda. Nesse processo, a tinta é pressionada e, assim, vazada para o substrato dela. Assim ela é impressa.
Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como a impressão acontece.
Serigrafia: processo de execução
O segredo de imprimir em alta qualidade está na preparação da tela. O processo requer planejamento, paciência e habilidade.
Existem vários métodos específicos para isso. Logo, preparar uma tela para impressão pode incluir:
- verniz;
- filme plástico;
- utilização de líquido de preenchimento.
Em seu início, a tela é esticada por meio de uma armação (de madeira, aço ou alumínio) e logo é fixada a uma base. Nesse momento, é preciso que exista uma certa flexibilidade, pois deve-se permitir que ela seja movida para cima e para baixo. Assim, a tela pode ser facilmente colocada e removida conforme a necessidade.
Vale destacar que para cada impressão, o substrato é colocado nas guias de registro. Dessa forma, garante-se que a imagem seja impressa na posição correta. O próximo passo consiste em derramar a tinta sobre a máscara em um extremo do quadro. Logo, ela é raspada da tela por meio de um rolo. A gravação acontece quando a superfície que recebe a impressão é registrada por meio de um processo de fotossensibilidade.
Artistas de todo o mundo há décadas usam a serigrafia para criar algumas das suas peças mais emblemáticas. Andy Warhol foi um deles. Um dos artistas mais famosos dos Estados Unidos e também um dos precursores da Pop Art, Warhol fez uso da serigrafia para produzir algumas de suas obras mais icônicas, como a famosa série “Campbell’s Soup Cans”.
“Campbell’s Soup Cans”. Crédito: Artsy
Já Patrick Nagel, outro artista que marcou a história da arte e fez sucesso na década de 1980, também criou muitas de suas peças de edição limitada por meio da serigrafia.
“Yellow Blanquet”. Crédito: Nagel
Ao longo do tempo, a impressão de tela tem sido altamente valorizada por sua versatilidade e capacidade de imprimir em praticamente qualquer superfície. Isso engloba desde roupas até trabalhos artísticos sofisticados.
Inventada no início do século XX, a serigrafia, também conhecida como “silk screen”, é um dos métodos de impressão mais populares e continua a ser amplamente praticado na atualidade.
História da serigrafia
A serigrafia é uma forma de impressão bastante antiga, sendo utilizada pelos egípcios na decoração de interiores muitos anos antes de Cristo. Sua origem também está bastante ligada às xilogravuras e às estampas produzidas na Dinastia Song. Posteriormente, os japoneses, no século XV, utilizaram essa técnica para transferir desenhos para a seda.
No ocidente, a serigrafia foi introduzida no século XVIII. No entanto, foi só no início do século XX que ela se tornou mais popular, pois foi nesse período que a malha de seda se tornou um elemento mais facilmente encontrado. Assim, o processo foi absorvido pela sociedade, que encontrou na serigrafia uma forma de lucrar.
Na Europa, a técnica também foi difundida e logo refinada e exerceu um importante papel em relação à tecnologia industrial. Porém, foi nos Estados Unidos, na década de 1930, que a impressão de tela como um meio artístico em papel ganhou fama e, assim, a serigrafia para fins artísticos tornou-se conhecida por todo o mundo. O artista que ficou conhecido por popularizar a serigrafia foi Andy Warhol.
Artistas de serigrafia
Além de Andy Warhol, outros artistas utilizaram a serigrafia em sua arte e, assim, obtiveram efeitos surpreendentes em suas peças. Entre eles, os nomes mais famosos são:
- Igor Medvedev;
- LeRoy Neiman
- Itzchak Tarkay,
- James Rosenquist;
- Patrick Nagel;
- Peter Max; entre muitos outros.
Na América Latina, a serigrafia foi marcada pelo uso genial de artistas como:
- Alfredo Volpi;
- André Peticov;
- Carlos Cruz-Díez;
- Angelo de Aquino;
- Niobe Xandó, entre outros.
Obras de serigrafia
A seguir destacamos algumas gravura famosas de serigrafia de nosso acervo:
1. “Bandeirinhas fundo azul”, de Alfredo Volpi. Clique aqui e saiba mais sobre essa interessante gravura.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
2. “Nós em Noites Tropicais”, de Angelo de Aquino. Para saber mais sobre essa peça, basta clicar aqui.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
3. “5ABC”, de Carlos Cruz-Díez. Clique aqui e conheça, em detalhes, essa gravura.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
4. “ Abstrato”, de Tomie Ohtake. Saiba mais sobre essa peça aqui.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
Conheça mais obras dos mais variados estilos artísticos na galeria online da Laart. Além das criações em serigrafia, temos litografia, xilografia e outras técnicas. Para conhecer outras gravuras feitas em serigrafia, clique aqui. Todas elas vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. Clique aqui e conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.
There are no comments