abstracionismo artistas

Abstracionismo: artistas e principais obras do movimento

Inconsciente, intuição e subjetividade: estas são algumas das principais características do abstracionismo e de seus artistas. Assim, com o intuito de criar uma arte baseada na imaginação expressa pela manifestação do desejo interior, personalidades famosas se destacaram nessa corrente artística e provocaram diferentes interpretações. 

Apesar dessa corrente ter se iniciado, oficialmente, no começo do século XX, pelas mãos do russo Wassily Kandinsky, os primeiros esboços do movimento artístico do abstracionismo surgiram muito antes. Isso porque, ainda na pré-história, o homem desenhava formas simples e geométricas carregadas de simbolismo e abstracionismo no interior das cavernas. 

Assim, com o tempo, essa arte evoluiu, transitou e influenciou outras, como a arte oriental, no século XII, para se consolidar, de fato, no ocidente, centenas de anos depois. 

Logo, mesclando conceitos e estéticas de movimentos de vanguarda, como expressionismo, o cubismo e o futurismo, essa corrente foi abraçada por importantes artistas ao redor do globo e do Brasil

Quer saber quem foram os principais artistas do abstracionismo da história e conhecer obras icônicas do movimento? Basta seguir lendo!

Abstracionismo: artistas mais famosos da história

Confira, agora, os principais artistas do abstracionismo da história.

1. Wassily Kandinsky (1866-1944)

Wassily Kandinsky foi um pintor russo nacionalizado alemão, considerado o pioneiro na arte abstrata. Logo, foi um artistas abstracionistas mais importantes da história. 

No começo de sua carreira, se focou em paisagens ao ar livre, uma clara influência da corrente impressionista. No entanto, algum tempo depois, suas pinturas em paisagem perderam os contornos e deram origem à arte abstrata.

Em seguida, na década de 1920, o russo começou a inserir linhas curvas e elementos geométricos em suas obras, características significativas do abstracionismo e, também, uma das fases mais produtivistas do artista plástico. 

2. Piet Mondrian (1872-1944)

Piet Mondrian foi um pintor holandês que começou sua carreira produzindo obras influenciadas pelo impressionismo. Depois, valorizando o simbolismo em suas telas, se deixou envolver pelo abstracionismo. 

Assim, evoluiu nessa estética e compôs peças repletas de geometrismo e de linhas pretas ortogonais. Essas linhas tinham como objetivo dar profundidade às telas e também mostrar os limites da pintura. Em relação às cores, o holandês usava cores primárias, que eram projetadas de modo assimétrico em suas pinturas.

3.  Kazimir Malevich (1878-1935) 

Kazimir Malevich, junto com Piet Mondrian Wassily e Kandinsky, foi um dos precursores da arte não figurativa e um dos grandes divulgadores do abstracionismo. O polonês ficou conhecido por produzir um trabalho composto por elementos geométricos abstratos.

Em suas obras, valorizou a simplicidade geométrica, as cores e rejeitou o formalismo da arte acadêmica. 

4. Paul Klee (1879-1940)

O suíço, posteriormente naturalizado alemão, Paul Klee, é considerado um dos artistas mais criativos e originais do expressionismo. 

Grande admirador do trabalho de Wassily Kandinsky, o qual considerava lúcido e brilhante, o pintor também ficou conhecido como “o pai da pintura abstrata”, apresentando uma estética que transitava entre o surrealismo e o expressionismo. 

No abstracionismo, seu trabalho ficou conhecido pelo geometrismo, pelo primitivismo das paisagens e pela busca de conectar o desenho com as cores. 

5. Georgia O’Keeffe (1887 – 1986)

Considerada a “mãe do modernismo americano”, Georgia O’Keeffe foi uma artista estadunidense conhecida por abraçar o abstracionismo em suas pinturas.

Assim, foi autora de um trabalho original, que ficou muito bem representado pelo uso de flores, que apresentavam uma conotação que misturava drama com sensualidade. 

6. Jackson Pollock (1912-1956)

Considerado um dos artistas abstracionistas mais importantes da história por desenvolver um trabalho emblemático no expressionismo abstrato, o americano Jackson Pollock ficou famoso por sua genial técnica action painting, um conceito que valoriza o movimento e o gestual para elaborar pinturas. 

Assim, como uma visão fora do comum, o pintor  produziu um trabalho bastante singular, composto por peças que abraçavam a abstração de modo livre e informal.  

Principais artistas e obras do abstracionismo

Confira como os artistas abstracionistas, com criatividade e identidade, compuseram suas principais obras do estilo. 

1. On White II (1923) – Wassily Kandinsky

Crédito: Wikipédia 

2. Tableau I (1921) – Piet Mondrian 

principais artistas do abstracionismo

Crédito: Wikipédia 

3. Suprematismo (1915) –  Kazimir Malevich

Crédito: Wikipédia 

4. Senecio (1922) – Paul Klee 

movimento artístico abstracionismo

Crédito: Wikipédia 

5. Blue and Green Music (1919-1921) – Georgia O’Keeffe

abstracionismo artistas

Crédito: Wikipédia 

6. The Flame – 1938 – Jackson Pollock

abstracionismo artistas

Crédito: WikiArt 

Abstracionismo:  principais artistas brasileiros e suas grandes composições 

1. Alfredo Volpi (1886-1988) – Bandeirinhas 

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

Conheça a vida e as obras desse grande mestre brasileiro neste post. 

2. Iberê Camargo (1914-1994)- Gravura em Metal 

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

 abstracionismo principais artistas brasileiros

A vida de Iberê Camargo contou com altos e baixos. Clique aqui e conheça sua trajetória.

3. Manabu Mabe (1924-1997)- Abstrato 

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

Manabu Mabe foi o pai do abstracionismo no Brasil. Clique aqui e saiba mais. 

4. Anna Bella Geiger (1933) – Après Seurat

abstracionismo artistas

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

Conheça a biografia e as obras de Anna Bella Geiger. 

Neste post, você conheceu os maiores artistas do abstracionismo da história. Qual das obras chamou mais a sua atenção? Por que? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aliás, os artistas brasileiros também produziram peças interessantes nesse estilo, não? Todas as expostas neste texto estão presentes no acervo da Laart. Conheça essas e muitas outras obras do abstracionismo em nossa galeria online!

Idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte, a Laart trabalha com gravuras exclusivas e assinadas dos mais renomados artistas brasileiros e latino-americanos. 

Todas as peças são originais, contam com certificado de autenticidade e são entregues diretamente em sua casa ou ateliê. 

Crédito da foto de capa: Laart. Foto de Joca Meirelles.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.