arte figurativa

[GUIA] O que é arte figurativa: história, características, obras e artistas

A arte figurativa é um tipo de arte moderna caracterizada pela criação e expressão de obras que podem ser facilmente identificadas por seus observadores. Ou seja, seus espectadores não precisam utilizar metáforas ou símbolos para compreendê-la.  

No decorrer da história, essa corrente artística apresentou características que evoluíram com o decorrer do tempo. Considerado um estilo mais inclusivo por não exigir referências culturais como as apresentadas por outros gêneros, a arte figurativa perdeu um pouco o seu espaço a partir do século XX, devido ao surgimento de vanguardas artísticas europeias, como a arte abstrata.

Quer entender melhor o que é arte figurativa, saber a diferença entre arte figurativa e arte abstrata, e conhecer os artistas e principais obras do figurativismo? Basta ler este post até o fim!

Afinal, o que é arte figurativa?

Com foco no retrato da realidade, o figurativismo é uma expressão artística que tem como meta reproduzir objetos do cotidiano, formas, figuras e elementos da natureza. Dessa forma, essa corrente tem como principal característica a reprodução da realidade. Sendo assim, apresenta uma forte ligação com seus elementos de inspiração.  

O exemplo mais antigo de arte figurativa é representado por uma escultura de marfim e tem cerca de 35 mil anos. Essa peça foi descoberta na Alemanha e se chama “Vênus de Hohle Fels”. Ela é considerada uma obra de arte de estilo figurativo por contar com elementos que remetem a figuras femininas. Logo, representa a realidade.

o que é arte figurativa

Crédito: Wikipédia 

Arte figurativa e suas representações

Esse gênero artístico pode ser representado de duas maneiras:

1- realista

Como o próprio termo indica, é um estilo que retrata a realidade das figuras, objetos e seres. Em outras palavras, se um artista desse gênero se inspirar em um vaso, é esse objeto que será reproduzido em sua arte. Logo, quem a observar, identificará, automaticamente, que se trata de um vaso.

Esse tipo de arte foi bastante abordado em diversas correntes artísticas, principalmente na arte barroca, no realismo e no renascimento.

Pintado por Paul Cézanne, o quadro “O menino de colete vermelho” é um exemplo de arte figurativa realista.

diferença entre arte figurativa e arte abstrata

Crédito: G1

2. estilizada

O gênero estilizado se difere do realista por apresentar menos compromisso com a realidade dos cenários. Nesse estilo, o foco é a visão do artista e o seu desejo de se expressar. Dessa forma, o figurativismo estilizado apresenta o ponto de vista de seu artista e, em muitos momentos, representa um olhar alterado da realidade.

Esse tipo de arte pode ser bastante visto em obras impressionistas e expressionistas, estilos que buscavam expressar a emoção de seus artistas. A peça “Retirantes”, de Candido Portinari, é um belo exemplo desse estilo.

Crédito: MASP

Além de Candido Portinari, outros artistas brasileiros compuseram obras figurativas emblemáticas. Quer saber quem são eles? Então, confira: “Arte figurativa no Brasil: conheça as obras e os artistas brasileiros desse movimento”.

Características da arte figurativa

Entre as principais características do figurativismo, as que merecem destaque são:

  • a representação da realidade;
  • o retrato da sociedade;
  • o simbolismo proposto pela visão do artista;
  • o uso de elementos da natureza;
  • a verossimilhança.  

Gosta de aprender sobre movimentos artísticos importantes? Então, não deixe de ler: “Arte conceitual: o que é, quais são suas características e artistas mais famosos?”

Diferença entre arte figurativa e arte abstrata 

Como já visto, o figurativismo pode tanto representar o retrato fiel da realidade, como a visão de seus artistas, de modo estilizado. No geral, as obras de arte dessa corrente são facilmente interpretadas por quem as observa. Essa é a principal diferença entre a arte figurativa e a arte abstrata, já que a última não tem compromisso com a realidade.

Em outras palavras, a arte abstrata contém um caráter subjetivo muito mais forte do que o do figurativismo. Isso porque o abstracionismo não é expresso de modo objetivo. Dessa forma, na maioria das vezes, precisa de referências para ser compreendido por sua audiência e também usa associações para indicar o seu significado.

Na arte abstrata, as cores e as formas de uma peça, muitas vezes, parecem não estar associadas com a sua temática. Isso acontece porque ela é expressa de acordo com as emoções e pensamentos de seus criadores. Logo, não representa a realidade de modo óbvio.

Entendeu a diferença entre figurativismo e arte abstrata? Então, não deixe de conhecer a biografia de Anna Bella Geiger, uma artista que abordou os dois estilos em suas obras. Para isso, basta clicar aqui.

Arte figurativa: principais artistas

O figurativismo foi representado por alguns artistas fundamentais na história da arte. No entanto, muitos deles, apesar de criarem obras baseadas nesse estilo, também foram influenciados por outros gêneros artísticos. Dito isso, conheça agora alguns dos principais artistas da arte figurativa:

  • Johann Anton Eismann: pintor austríaco;
  • Alberto Giacometti: artista plástico suíço;
  • Jean-Auguste-Dominique Ingres: pintor francês;
  • Paul Cézanne: pintor francês;
  • Albrecht Dürer: artista alemão;  
  • Jan van der Heyden: pintor holandês;
  • Jacques-Louis David: pintor francês;
  • Giorgione: pintor italiano;
  • Claude Monet: pintor francês.

Obras de arte figurativa

Confira agora algumas obras de arte figurativa:

1. “O  Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli

exemplos de arte figurativa

 Crédito: Wikipédia 

2. “O Problema com o qual todos convivemos”, de Norman Rockwell

arte figurativa principais artistas

Crédito: Wikipédia

3. “O mundo de Christina”, de  Andrew Wyeth 

arte figurativa

Crédito: Wikipédia 

Há muitas obras de arte desse estilo espalhadas pelo mundo em museus e galerias. Você sabia que a Laart é uma delas? Criada por Luis Felipe e Manoel, dois apaixonados por arte  e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart é uma galeria de arte online especializada em vendas de gravuras originais, assinadas e de tiragem limitada.

Clique aqui e confira algumas obras figurativas mais do que especiais!

Crédito da foto de capa: Wikipédia

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.