zaha hadid

Zaha Hadid: biografia da primeira mulher que ganhou o Pritzker 

Zaha Hadid foi uma das figuras mais importantes e conhecidas da arquitetura contemporânea e do design. 

Com uma trajetória singular, marcada por um estilo versátil, ousado e fora da caixa, ela foi a primeira mulher a receber o cobiçado e renomado Prêmio Pritzker de Arquitetura sendo, também, a única representante feminina homenageada pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos com uma medalha de ouro. 

Conhecida por compor obras e projetos únicos, famosos pela exuberância, elementos futurísticos, curvas, formas não lineares, distorções e fragmentações, Zaha Hadid inspirou e gerou fascínio tanto por suas construções ao redor do mundo, como por ter produzido um trabalho emblemático de design que faz parte dos mais importantes museus e galerias ao redor do globo. 

O trabalho da arquiteta Zaha Hadid foi marcado pela criatividade não convencional, estudo profundo e pelo desejo de explorar todas as possibilidades da arquitetura contemporânea. 

Sua trajetória também apresentou pinturas, animações e pela coragem de inovar. Fez isso ao utilizar a tecnologia avançada como aliada e, logo, foi uma das principais expoentes da arquitetura desconstrutivista

Com um trabalho intenso de mais de 40 anos de atividade e quase mil projetos espalhados pelo mundo, as obras da arquiteta Zaha Hadid impressionam pela fluidez, leveza e pelo uso impecável de diferentes elementos, como o plástico, o aço e o vidro. 

Curioso em conhecer a biografia de Zaha Hadid, suas obras, projetos e frases? Então, siga com sua leitura!

Biografia de Zaha Hadid: vida pessoal e carreira 

Zaha Hadid nasceu no Iraque, mais precisamente na cidade de  Halloween, em Badgá, no ano de 1950. Sua família era de classe alta, sendo seu pai um importante político e sua mãe uma artista. 

Desse modo, não é de espantar que tenha herdado esses talentos para explorar propostas conceituais em seus projetos e dar voz a eles, não é mesmo?

Assim, ainda jovem, viajou e estudou em outros lugares do mundo, como Londres e Suíça, mas foi em sua terra natal que conquistou sua primeira formação, ao se graduar em matemática. 

No entanto, quis explorar o mundo dos números e dos cálculos de outra forma: pelo ponto de vista arquitetônico. 

Dessa forma, com 22 anos, em 1972, se matriculou em uma das mais célebres e famosas escolas independentes de arquitetura de Londres e, lá, deu o pontapé inicial e decisivo para sua carreira ao estudar e criar uma conexão importante com o arquiteto holandês Rem Koolhaas, uma figura que a incentivou e abriu portas. 

Assim, trabalhou ao lado de seu professor por alguns anos mas, a partir de 1979, decidiu escrever sozinha sua própria história, fundando seu próprio escritório: o  Zaha Hadid Architects.

O sucesso e o reconhecimento não tardaram a chegar. Isso porque um de seus famosos esboços-pinturas para a criação de uma área de lazer e recreação em Hong Kong, no Japão, ganhou como melhor projeto no concurso “The Peak”, em 1982.

zaha hadid biografia

Crédito: Hidden Architecture  

Esse trabalho ficou famoso por explorar a fragmentação e o movimento, características que fizeram dessa célebre mulher uma das mais importantes arquitetas desconstrutivistas da história. 

Contudo, é fundamental destacar que esse projeto, apesar de ter conquistado um prêmio internacional, não saiu do papel. Aliás, nem esse e nem outros, pelo fato de seu trabalho ser considerado ousado e vanguardista em excesso. Assim, ela ficou conhecida durante um período como “Arquiteta de Papel”. 

Leia também: Daniel Libeskind, o desconstrutivista que provoca e emociona.

Principais projetos e obras de Zaha Hadid

Apesar de alguns projetos e obras de Zaha Hadid não terem sido concretizados, alguns icônicos saíram do papel e chamaram a atenção do público e da crítica. 

O primeiro deles foi a “Vitra Fire House” (1989-1993), na Alemanha, por apresentar uma estética única e pelo fato de estrutura se assemelhar à figura de um pássaro prestes a voar. 

zaha hadid obras

Crédito: Zaha Hadid Architects 

Logo, parecendo mais do que uma escultura do que um edifício e por impressionar pela elevada qualidade técnica, assim composta pela presença de vários planos geométricos e por mesclar combinações inusitadas de concreto e vidro, essa obra  provou à sociedade e à comunidade de arquitetura que suas ideias podiam ser levadas à prática com brilhantismo. 

Outros projetos e obras da arquiteta que saíram do papel e que são de tirar o fôlego:

1. Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998) – Estados Unidos

zaha hadid obras

Crédito: Research Gate Net 

2. Bergisel Ski Jump (2002) – Áustria

arquiteta zaha hadid

Crédito: Zaha Hadid Architects 

3. Guangzhou Opera House (2010)- China

Crédito: Wikipédia 

4.  Centro Aquático de Londres (2012) – Inglaterra

zaha hadid obras

Crédito: Wikipédia 

5. Centro Heydar Aliyev  (2013) – Azerbaijão

Crédito: Freepik 

Frases de Zaha Hadid 

Além de ser reconhecida por suas obras e projetos visionários e excepcionais, a iraquiana também ficou famosa por defender a figura feminina na sociedade, destacando a importância da mulher na arquitetura e no ambiente corporativo. 

Logo, deu à luz a citações importantes. Confira, agora, as frases de Zaha Hadid mais inspiradoras:

Sempre é dito para as mulheres: ‘Você não vai conseguir, é muito difícil, não pode fazer isso, não entre nesta competição, nunca vencerá’ . É exatamente por isso que elas precisam de autoconfiança e de pessoas próximas que as ajudem a continuar.”

Sim, eu sou feminista porque enxergo todas as mulheres como inteligentes, talentosas e resistentes”.

Quando as mulheres são bem-sucedidas, a imprensa, até mesmo a imprensa do setor, gasta muito tempo falando sobre como nos vestimos, que sapatos estamos usando, quem estamos destinadas a ver. Isso é muito triste para as mulheres”.

“A arquitetura é particularmente difícil para as mulheres; não há razão para isso acontecer. Não quero culpar os homens ou a sociedade, mas acho que foi por muito tempo, os clientes eram homens, a indústria da construção é toda masculina. ”

“Eu realmente acredito na idéia do futuro.

Prêmios e condecorações da arquiteta

Além de receber o Pritzker, em 2004, um símbolo forte de reconhecimento de seu talento, Zaha Hadid conquistou várias outras condecorações em sua carreira, como o título de Dama da Ordem do período Britânico, uma das honras mais importantes do Reino Unido. 

A arquiteta também foi considerada pela Forbes como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Logo, em 2016, deixou um legado irretocável ao se despedir da vida e da arquitetura.  

De tirar o chapéu a trajetória de Zaha Hadid, não? Você já conhecia algumas de suas obras e projetos? Conte para a gente aqui embaixo, nos comentários!

A Laart valoriza muito o trabalho de quem combina visão e talento. Uma prova disso é que traz, em seu acervo, gravuras incríveis dos mais célebres artistas brasileiros e latino-americanos. Quer conhecer o trabalho desses grandes mestres? É só clicar aqui!

Crédito da foto de capa: Gazeta do Povo

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.