Arte acadêmica: características, história e principais artistas

A arte acadêmica é um estilo artístico que teve origem na Europa e dominou as artes plásticas entre os séculos XVII e XIX. Caracterizada por regras formais e por seu caráter extremamente polido, a arte acadêmica também ficou conhecida pelo uso de temas mitológicos e históricos.

Com uma essência influenciada pela Academia Francesa, a arte acadêmica valorizava tanto o idealismo estético das obras como suas propostas morais. Nesse estilo, o status do artista era prestigiado, já a criatividade era pouco estimulada.

Continue lendo e entenda mais sobre o que é o academicismo, suas características e origem. 

O que é arte acadêmica?

O termo arte acadêmica é utilizado para definir a pintura e a escultura criadas com alto rigor estético e com comprometimento moral, características estabelecidas pelas academias europeias de arte, principalmente a francesa.

Esse estilo de arte é comparado, por muitos estudiosos, à pintura neoclássica, mas conta com aspectos diferenciados. Com foco na intelectualidade da arte e enfatizando a estética, esse movimento priorizava a beleza ideal das obras.

Alguns dos artistas que produziram peças mais emblemáticas desse estilo foram: 

  • Peter-Paul Rubens (1577-1640); 
  • Nicolas Poussin (1594-1665); 
  • Jacques-Louis David (1748-1825);
  • Jean-Antoine Gros (1771-1835); 
  • Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867); 
  • Paul Delaroche (1797-1856); 
  • Ernest Meissonier (1815-91);
  • Jean-Léon Gérôme (1824-1904); 
  • Alexandre Cabanel (1823-1889);
  • Pierre Puvis de Chavannes (1824-1898); 
  • Thomas Couture (1815-79);
  • William-Adolphe Bouguereau (1825-1905).

A história da arte acadêmica se mistura com os valores da Academia Real de Pintura e Escultura que, desde sua fundação, em 1648, apostou em um autoritarismo em relação à produção e exibição de arte. Assim, manipulou o cenário artístico, impondo sua ideologia e estética ao mercado e também fomentando a formação de coleções didáticas.

No entanto, esse controle cultural, apesar de forte, não contou com a modernização e, assim, não evoluiu nem técnica nem esteticamente. Logo, como um processo natural, acabou sendo marginalizado. Afinal, despontavam no cenário artístico representantes brilhantes e modernos, como Claude Monet e Vincent van Gogh, que, com técnica e ousadia, revolucionavam a arte.

Leia também: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?”

Origem da arte acadêmica

A partir do século XVI, várias escolas de arte especializadas surgiram na Europa. Conhecidas como academias, essas escolas contavam com o patrocínio de um patrono, geralmente representado por uma figura importante, como um rei ou príncipe.

Com o intuito de educar jovens artistas de acordo com teorias clássicas e ortodoxas, essas academias buscavam elevar a arte a um outro nível. Assim, tinham como objetivo promover o status dos artistas, desvinculando-os de suas atuações como artesãos. 

Características da arte acadêmica

Os princípios mais importantes da arte acadêmica, conforme estabelecidos pela Academia Francesa, podem ser expressos da seguinte maneira:

1. Valorização da mensagem moral

Uma das características mais importantes da arte acadêmica é a valorização da mensagem. Nesse estilo, a ética devia transparecer por meio de suas obras. Assim, as pinturas do academicismo promoviam a propagação de mensagens de “alto nível”.

Dessa forma, cenários compostos por passagens bíblicas ou por cenas de guerras eram valorizados. Afinal, por meio deles, era possível transmitir um conteúdo que revelasse propostas como a moralidade religiosa ou a coragem exposta em batalhas.

2. Estímulo à intelectualidade

Na arte acadêmica, a intelectualidade era estimulada. Assim, contrastava com outros estilos e suas características dominantes, como o caráter mundano do rococó ou o apelo emocional contido no expressionismo.

Dessa forma, as pinturas do academicismo tinham a racionalidade como palavra de ordem. Logo, os temas clássicos, históricos e religiosos eram exaltados por remeterem a essa característica.

3. Prestígio da idealização

Apesar de racional, a estética da arte acadêmica promovia o idealismo em detrimento da realidade. Em outras palavras, as pinturas desse estilo contavam com formas e corpos idealizados, pois uma arte que expusesse muito a realidade, em detalhes, era condenada.

4. Domínio de regras e uso moderado de cor

Espelhando as obras e a influência do renascentismo, a arte acadêmica apresentava regras complexas relacionadas ao uso de perspectiva linear. Logo, a luz era submetida a alguns moldes e as cores brilhantes eram usadas com moderação.

5. Valorização do acabamento polido

O uso da tinta no academicismo também era contido. Em outras palavras, a sua superfície devia ser lisa e não podia apresentar traços de pinceladas. Logo, nem o impasto, nem as pinceladas expressivas eram permitidos. Afinal, a arte acadêmica valorizava o acabamento polido. 

Obras famosas da arte acadêmica

Na arte acadêmica, algumas pinturas se destacaram. Conheça algumas abaixo:

1. Execução de Lady Jane Grey (1833), de Paul Delaroche

o que é arte acadêmica

 Crédito: Aventuras na História  

2. O Nascimento de Vênus (1863), de Alexandre Cabanel

o que é academicismo

Crédito: Wikipédia

3. Égalité devant la mort (1848), de William-Adolphe Bouguereau

pintura acadêmica

Crédito: Wikipédia

Gostou de conhecer mais sobre a arte acadêmica? Qual estilo artístico é o seu favorito? Conte para a gente nos comentários abaixo! 

Confira gravuras de vários estilos artísticos na Laart, uma galeria de arte online que reúne importantes nomes do cenário artístico latino-americano. Possuímos um acervo com obras originais e com certificado de autenticidade. Então, se você, assim como nós, é um admirador assíduo de arte, acesse agora e conheça nossa galeria virtual.

 

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.