arte oriental

Arte Oriental: suas características, pinturas e história na China e no Japão

Conhecer a arte oriental é tentar desvendar a beleza e os mistérios da Ásia, uma região reverenciada por seu tradicionalismo e costumes. Para compreender suas influências e conhecer suas diversidades, é preciso mergulhar em sua história.

Quer descobrir as características e saber um pouco mais sobre esse estilo? Então, leia este artigo até o fim!

Arte Oriental: características e história

As influências históricas da arte oriental englobam uma ampla variedade de religiões, conquistadores e influências culturais. Com uma história que antecede a Cristo, a Arte Oriental apresenta a tradição mais antiga do mundo, logo, é marcada por tradicionalismo.

Com valores estéticos sólidos e em busca do equilíbrio, essa manifestação artística foi bastante valorizada pelos imperadores chineses que, em diferentes dinastias, apoiavam os artistas e incentivavam as suas produções.

Assim, com o passar dos anos, esse estilo começou a apresentar algumas características particulares. São elas:

  • a introdução de técnicas variadas;
  • a serenidade e delicadeza;
  • a elegância em suas obras;
  • a rigidez de valores estéticos;
  • a busca pela harmonização com o universo;
  • a valorização da arquitetura religiosa;
  • o refinamento e intimismo.

A Pintura da Arte Oriental

Entre as expressões artísticas mais importantes da arte oriental, a pintura merece destaque especial, uma vez que ela é uma das mais antigas da história. Seus primeiros registros foram feitos em pedra, cerâmica e, depois, em seda.

Para você ter uma ideia do valor dessa expressão artística, uma pintura, de pelo menos 40 mil anos, foi encontrada na parede de uma caverna em Bornéu, na Ásia, em 2018. Ou seja, é o mais antigo exemplo de arte rupestre figurativo conhecido atualmente.

arte oriental pinturaCrédito: O Globo

Com foco na harmonização do exterior (natureza) com o interior, a pintura da arte oriental não tinha como objetivo a representação, mas sim a expressão. Em outras palavras, atribuía mais importância à formulação do conceito antes da pintura do que à precisão visual da forma.

Além da emoção, a pintura na arte oriental priorizava a delicadeza, característica que pode ser observada até hoje. Isso porque muitos pintores chineses expressam sua arte por meio de pinceladas simples, habilidade conquistada pela experiência de milhares de anos.

Arte Oriental Chinesa

Caracterizada pela serenidade e permanência das formas expressivas, a arte oriental chinesa sempre procurou a harmonia com o universo. Significativa não apenas pela beleza, mas também por ter sido a maior fonte de inspiração para todo o Oriente, essa manifestação artística impulsionou a arte europeia, por meio da introdução de variadas técnicas, principalmente na cerâmica e na tecelagem.

Em relação à arte oriental chinesa, a pintura se destaca devido ao seu forte simbolismo poético.  Isso porque, por meio dela, seus artistas preferiam expressar uma visão ideal do mundo a retratar o realismo das cenas.

Outro ponto importante dessa arte é que a sua pintura era uma forma desenvolvida da caligrafia, duas formas artísticas que são intimamente ligadas até hoje.

Vale a pena destacar também que a pintura chinesa é conhecida pelo uso da perspectiva múltipla. Trata-se de uma técnica em que todo o panorama do objeto pintado pode ser representado em uma mesma cena.

Em outras palavras, o pintor transporta para a tela tudo o que deseja expressar, por meio de sobreposições de figuras que, às vezes, não podem ser visualizadas ao mesmo tempo. Ou seja, um intenso caráter simbólico se faz presente na arte oriental chinesa, pois a alma de seus artistas é revelada por meio de pontos, traços e  energia de cada pincelada.

arte oriental da chinaCrédito: Wikipédia

Com criatividade e elevado embasamento técnico, essa manifestação artística produziu artistas que marcaram a sua história. Um deles foi o pintor chinês Chen Kong Fang, que utilizava a técnica milenar chinesa sumi-ê, uma mistura de desenho com elementos de caligrafia, que tem como base transmitir suas mensagens de forma resumida e sem equívocos.

A peça “Cavalos” é um das obras mais emblemáticas desse célebre artista chinês. Essa e muitas outras podem ser encontradas no acervo da Laart. Clique aqui e descubra quais são.

arte oriental cheb kong fangCrédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Arte Oriental Japonesa

A arte oriental japonesa atravessou diversas fases desde o começo da civilização, conquistando realizações expressivas. De modo geral, essas manifestações ficaram populares pelo uso de cores fortes, e também pela força da arte da gravura, conhecida por seu intimismo, delicadeza e intensidade.

arte oriental japonesaCrédito: Wikipédia 

Influenciando a arte ocidental, esse estilo inspirou pintores impressionistas que queriam transpor para suas obras o refinamento dos gravuristas japoneses. Já Matisse, um dos mais célebres artistas da história, teria utilizado as estampas japonesas como impulso criativo.

Uma ótima representante da arte oriental japonesa moderna foi Tomie Ohtake, que disse:

“Minha obra é ocidental, porém sofre grande influência japonesa, reflexo de minha formação. Esta influência está na procura da síntese: poucos elementos devem dizer muita coisa.”

Considerada uma das principais representantes do abstracionismo informal e ovacionada em vários lugares do mundo, Tomie Ohtake produziu pinturas, gravuras e esculturas. A bela gravura abaixo é uma delas. Clicando aqui você conhece outras obras dessa renomada artista.

arte oriental tomie ohtake

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Ao longo desse artigo, você conheceu um pouco da história da arte oriental e suas características, além  da arte oriental chinesa e japonesa. Se você gosta desse estilo, vai se encantar com as gravuras da Laart, que apresenta em seu acervo obras de arte oriental com certificado de autenticidade. Entre aqui para conhecer.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.