expressionismo

Expressionismo: o que é, características, obras e artistas

Nascido na Alemanha, entre o fim do século XIX e o início do século XX, o expressionismo é uma das correntes estéticas mais emblemáticas da história da arte. Afinal, esse movimento representa uma vanguarda em termos artísticos por ter apresentado uma proposta e conceito baseados na valorização da subjetividade, expressividade e no caráter emocional do mundo interior.

Presente nas artes plásticas, no cinema, na dança, na arquitetura e na fotografia, a arte expressionista conta com um legado único, formado por obras repletas de dramaticidade criadas por artistas que, até hoje, são ovacionados por seus talentos e abordagens singulares.

Quer entender melhor o que é expressionismo, conhecer suas características, principais artistas e obras expressionistas? É só continuar lendo!

O que é expressionismo: contexto histórico

A passagem do século XIX para o XX foi marcada por fortes mudanças tanto na arte como na sociedade. Neste período, a modernidade e a urbanização transformavam a visão do mundo.

Essa época ficou também marcada pelo surgimento de novas ideias e conceitos, desde a psicanálise de Sigmund Freud até a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Assim, como uma resposta a todas essas transformações, os vanguardistas propuseram uma forma de arte baseada na expressão do inconsciente coletivo da comunidade.

Logo, esse despertar da arte e da sociedade aconteceu por meio de questionamentos profundos. Em outras palavras, o retrato fiel da realidade e suas representações verossímeis e objetivas criadas por correntes anteriores, como a impressionista, passaram a ser alvo de críticas por conduzirem seus observadores à alienação e à superficialidade.

Neste contexto, com o objetivo de desvincular a beleza da arte, surgiu o expressionismo, um movimento que teve como principal foco a expressão da arte de forma intuitiva e pessoal.

Assim, avesso à realidade e ao rigor de outras correntes, o expressionismo se desvinculou do concreto e tangível, ao propor uma arte baseada na subjetividade tanto do indivíduo como da natureza. Nesse cenário, teve como proposta a valorização da emoção e dos sentimentos, deixando de lado o retrato simples da existência.

Expressionismo: características

A arte expressionista aconteceu de modo diversificado. Isso porque seu surgimento é atribuído a dois grupos. Um deles ficou conhecido como “A Ponte” e aconteceu em 1905. O outro se chamava “O Cavaleiro Azul” e tem como data o ano de 1914.

Enquanto o primeiro era composto por artistas engajados social e politicamente, o segundo contou com representantes que davam às suas obras um caráter mais delicado e espiritualista. Ambos os grupos tiveram como berço a Alemanha e, assim, o expressionismo contou com as seguintes características:

  • a valorização do sentimento e da visão do artista em relação à criação da obra;
  • as pinceladas fortes e oscilantes que compunham as obras e que, assim, retratavam o estado emocional dos artistas;
  • a abordagem de temas carregados de angústia e sofrimento;
  • a deformação da realidade;
  • a crítica social representada por meio de representações figurativas e cores contrastantes.

Leia também:

Principais artistas expressionistas

O movimento expressionista não apresentou homogeneidade em relação a seu estilo artístico. Logo, contou com representantes que apresentavam diferentes técnicas e influências. Sendo assim, os artistas expressionistas que marcaram a história da arte foram:

1. Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938) 

Ernst Ludwig Kirchner foi um pintor alemão que mesclou influências do cubismo e do fauvismo. Apresentando um trabalho que representava a sua visão do mundo, esse artista criou peças com fortes cores contrastantes.

2. Paul Klee (1879-1940) 

Dono de uma estética única, que englobava tanto o cubismo, como o surrealismo e a arte expressionista, Paul Klee foi um pintor suíço que lecionou em Bauhaus e que criou obras emblemáticas. Dessa forma, é considerado um dos artistas mais importantes do século XX e um excelente representante do movimento expressionista.

3. Edvard Munch (1863-1944)

Considerado um dos precursores do impressionismo e expressionismo alemão, Edvard Munch foi um pintor norueguês que retratava assuntos como desespero, existencialismo, solidão e morte de forma única e bem identificável.

4. Wassily Kandinsky (1866 –1944)

Wassily Kandinsky foi um pintor russo considerado um dos fundadores da arte abstrata. Com uma forte veia vanguardista, esse artista também compôs obras importantes para a arte expressionista. Todas elas bastante carregadas de emoção.

Outros artistas expressionistas foram:

  • Erich Heckel;
  • Emil Nolde; 
  • Wilhelm Heinrich Otto Dix;
  • Amedeo Clemente Modigliani; 
  • Otto Müller, entre outros. 

No Brasil, alguns célebres nomes foram influenciados por essa estética, como:

  • Candido Portinari;
  • Anita Malfatti;
  • Iberê Camargo, entre outros 

Obras expressionistas

Conheça algumas das mais importantes obras expressionistas da história:

1. O Grito

Feita em 1893, por Edvard Munch, “O Grito “é considerada a obra símbolo do expressionismo. A peça apresenta uma deformação da realidade e conta com um protagonista assustado e angustiado. Repleta de símbolos, essa obra também apresenta um céu que se mescla com o mar, cheio de cores fortes e quentes.

o que é expressionismo

Crédito: Wikipédia

2. O Cavaleiro Azul

Criada por Wassily Kandinsky, em 1903, a obra “O Cavaleiro Azul” é uma das peças mais importantes do artista e também do expressionismo.

Apresentando elementos da arte abstrata, essa obra retrata um cavaleiro que veste uma capa azul e que tem como plano de fundo um campo verde. Para alguns estudiosos, o protagonista da pintura leva, em seus braços, uma criança.

arte expressionista

Crédito: Wikipédia

3. Mulher sentada com a perna esquerda dobrada 

Feita em 1917, por Egon Leo Adolf Schiele, um artista plástico austríaco, a obra “Mulher sentada com a perna esquerda dobrada” também é uma peça expressionista que conta com a visão e interpretação emocional de seu artista.

Bastante polêmica por apresentar uma conotação sexual, essa pintura apresenta a mulher do artista, cujo corpo se mostra contorcido em uma posição sem naturalidade.

obras expressionistas

Crédito: Wikipédia

O que você achou do movimento expressionista? Que corrente artística interessante, não é mesmo? Aliás, você é mesmo um apaixonado por arte? Então, segue um convite para conhecer a nossa galeria!

A Laart é uma galeria de arte virtual que conta com mais de 15.000 gravuras de diferentes correntes artísticas e estilos. Todas as peças do acervo são originais, exclusivas, assinadas, de série com tiragem limitada e apresentam certificado de autenticidade.

Apresentando o trabalho de sensacionais artistas brasileiros e latino-americanos, a Laart nasceu com o objetivo de tornar a arte mais acessível. Ficou curioso? Então, clique aqui e descubra por que as gravuras da galeria são únicas! 

Crédito da foto de capa: Wikipédia

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.