pinturas famosas brasileiras

Pinturas famosas brasileiras: os 6 quadros mais aclamados de todos os tempos

A história da arte no Brasil é marcada por artistas brilhantes e pinturas famosas brasileiras que fazem sucesso, até hoje, tanto em terras tupiniquins como ao redor do globo. 

Esse formato artístico despontou no século XVII, com pinturas barrocas, mas ganhou fama, de fato, no século XX, mais precisamente na Semana de Arte Moderna de 22, graças ao trabalho emblemático de artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

Quer conhecer as pinturas de artistas famosos brasileiros? É só ler este texto até o fim!

Principais pinturas famosas brasileiras modernistas

Confira, agora, as pinturas famosas brasileiras do modernismo

1. A Boba (1915-1916)

De Anita Malfatti, “A Boba”, é um das mais famosas pinturas brasileiras e é considerada um dos pontos mais altos da carreira da artista. Nela, a modernista mesclou características do expressionismo com o cubismo e, assim, compôs uma obra ousada e com cores contrastantes. 

A peça traz uma mulher com traços negros e olhar vago. Sua figura é retratada de modo desarmônico, um dos aspectos principais da arte expressionista.

pinturas de artistas famosos brasileiros

Crédito: Cultura Genial 

2. Samba (1925)

A tela “Samba” é considerada uma das peças mais arrojadas de Emiliano di Cavalcanti. Retratando os negros e, assim, valorizando seus traços e características, essa pintura modernista conta com uma explosão de cores e é considerada uma obra-prima.

Foi classificada como ousada na época por apresentar mulheres com seios de fora. 

Infelizmente essa icônica pintura foi destruída em um incêndio em 2012 e valia, neste  ano, cerca de 10 milhões de dólares. 

quadros famosos brasileiros

Crédito: Wikipédia

Leia também: 

Pinturas famosas brasileiras: telas que expressam críticas

Conheça pinturas famosas brasileiras que exploram temáticas sociais e culturais de modo sublime.

1. Abaporu (1928)

De Tarsila do Amaral,  “Abaporu” é o quadro brasileiro mais valorizado do mundo. 

Considerada o símbolo que deu origem ao movimento antropofágico do modernismo, a tela foi um presente da artista para o seu marido Oswald de Andrade. 

O escritor ficou tão entusiasmado com o quadro que ele, junto ao poeta Raul Bopp, tentaram decifrar o objeto de várias maneiras, descrevendo-o como um índio canibal e também como um homem antropofágico. 

Assim, surgiu o conceito antropofágico, que propunha a assimilação da cultura estrangeira e sua reinvenção de acordo com o ponto de vista da identidade brasileira. 

Vale destacar que, para muitos estudiosos, a cabeça pequena representa uma metáfora da artista, já que Tarsila do Amaral buscou ressaltar a desvalorização do trabalho intelectual no período. 

abaporu pinturas famosas brasileiras

 

Crédito: Wikipédia 

2. Operários (1933) 

“Operários”, de Tarsila do Amaral, também é uma das pinturas de artistas famosos brasileiros mais representativas dos últimos tempos. Essa peça conta com um forte caráter social, pois a artista denuncia e chama a atenção para a exploração e a marginalização dos trabalhadores na indústria brasileira. 

Essa pintura conta com 50 faces distintas, assim retratadas por diversas etnias. No entanto, há aspectos em comum presentes nesses rostos: o desânimo e o cansaço extremo. 

quadros famosos do brasil

Crédito: Cultura Genial 

A Laart traz, em seu acervo, uma xilogravura de 1972 bem interesse de Tarsila do Amaral. Clique aqui e descubra que peça é essa! 

3. O Lavrador de Café  (1934)

De Candido Portinari, “O Lavrador de Café” é um dos quadros mais famosos do Brasil. Essa tela apresenta um trabalhador negro e, ao fundo, uma plantação de café. A figura conta com uma estética expressionista, assim retratada pelo fato dos braços e dos pés do lavrador serem maiores que o restante de seu corpo.

Essa característica de “deformidade” era bastante empregada pelo artista, que tinha, como intuito, valorizar o trabalhador pobre brasileiro. 

pinturas de artistas famosos brasileiros

Crédito: Obvious 

4. Criança Morta (1944)

Com uma abordagem expressionista, “Criança Morta”  é um dos quadros famosos brasileiros mais sensíveis da história da arte. Nele, Candido Portinari, fortemente inspirado pela “Pietà”, de Michelangelo, retrata as mazelas e o sofrimento do povo nordestino.

Essa peça mostra a dor de uma mãe que apareça curvada e segurando seu filho morto, uma clara denúncia social sobre as condições dos retirantes. 

pinturas famosas brasileiras

Crédito: MASP 

A Laart traz, em seu acervo,  uma obra emblemática desse brilhante artista. Clique aqui e confira!

Gostou de conhecer essa lista com pinturas famosas brasileiras? Qual delas mais te impressionou? Por que? Compartilhe sua opinião! Ela é muito valorizada pela Laart!

Sabe o que também a Laart enaltece? O trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. 

Para isso e também para democratizar o acesso à arte, a galeria trabalha com gravuras das personalidades mais importantes da cena artística. 

No acervo da Laart, há obras modernistas, abstratas, de arte conceitual e muito mais! Só para você ter uma ideia, são mais de 15.000 gravuras. 

Idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por até e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart é uma galeria de arte virtual que só trabalha com peças originais, exclusivas e assinadas. 

Todas vêm com certificado de autenticidade e são entregues com toda a segurança e conforto que você merece! 

Crédito da foto de capa: Tarsila do Amaral 

 

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.