Não há produtos no carrinho.

Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?

Eleger os pintores mais famosos do mundo e seus quadros não é tarefa fácil, já que a lista de artistas de renome e de elevada qualidade é grande. É preciso levar em conta também o grau de popularidade desses artistas, que varia de acordo com o país e seu sistema educacional e cultural.  O caráter subjetivo e pessoal da arte também deve ser levado em consideração, pois uma mesma peça pode despertar diferentes emoções.

Um fato é inegável: desde a antiguidade a arte faz parte da vida dos seres humanos, o que pode ser evidenciado em pinturas que se adaptaram e se modificaram de acordo com a evolução. Porém, mesmo que antigo, o conhecimento de muitas pessoas sobre a arte e seus principais pintores ainda é restrito por razões variadas. No Brasil, por exemplo, o desconhecimento e a falta de hábito são motivos que explicam o desinteresse do brasileiro pelo assunto.

A boa notícia é que esse cenário pode ser mudado, já que o acesso à informação de qualidade está ao alcance de todos. Com o objetivo de desmistificar a arte e agregar valor, apresentaremos a seguir uma lista dos pintores, pinturas e quadros mais famosos do mundo.

Os pintores mais famosos do mundo e suas pinturas mais conhecidas

De tempos em tempos, surgem mestres que enriquecem a humanidade com seu conhecimento e suas incríveis habilidades de materializar seus pensamentos por meio da arte, com elevada qualidade técnica e estética. Alguns se destacaram no decorrer de nossa história. Foram eles:

Da Vinci

Nascido em 1452, Leonardo da Vinci foi um pintor renascentista italiano que também se destacou como escultor, arquiteto, músico e pensador. É considerado um dos melhores pintores de todos os tempos e uma das pessoas mais brilhantes da história da humanidade.

Por meio de suas pinturas, o artista aprimorou o uso do sombreamento. Já na escultura, fez uso da perspectiva para modelar objetos em superfícies bidimensionais e tridimensionais.

As peças deste artista ficaram conhecidas por sua genialidade, criatividade e o uso perfeito de técnicas. Ele foi um dos primeiros italianos a usar a técnica de óleo sobre tela.

As pinturas de Da Vinci geralmente retratavam temas religiosos e rostos. Entre elas, está “Mona Lisa”, talvez a arte mais conhecida do mundo. Por meio desse quadro, o artista revelou a harmonia entre a humanidade e a natureza, muito bem representadas pela figura feminina e pela paisagem ao fundo.

pintores mais famosos do mundo da vinciMona Lisa (Gioconda) é uma das artes mais famosas do mundo (Crédito: Wikipédia)

Outra peça de destaque desse mestre foi “A Última Ceia”, uma das obras mais estudadas e copiadas de todos os tempos. Feita com perfeição, essa arte foi composta de forma rigorosa e equilibrada, com uma narrativa bem representada e com emoções muito bem transmitidas.

pintores mais famosos do mundo da vinci A Última Ceia foi pintada entre 1495 e 1496 (Crédito: Wikipédia)

Dalí

Nascido em 1904, Salvador Dalí foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições insólitas e desconexas. Com seu bigode extravagante e disposição para escandalizar, ele foi um grande representante da estética surrealista. O artista também teve sucesso fazendo esculturas e contribuiu para o teatro, moda, fotografia e cinema.

A tela mais icônica de Dalí é “A Persistência da Memória”, uma pintura a óleo consagrada por relógios derretidos e formigas. O quadro foi pintado em apenas algumas horas e mostra que a memória é uma forma interna e subjetiva de marcar o tempo.

pintores mais famosos do mundo daliA Persistência da Memória foi pintada em apenas algumas horas (Crédito: Salvador Dalí Foundation)

Entre tantas peças famosas, “O Sono” é uma das telas mais memoráveis de Dalí. Ilustrando uma cabeça mole e sem corpo, a pintura retrata a importância do sono, período relacionado aos sonhos e ao inconsciente.

pintores mais famosos do mundo daliO Sono promove a ideia do absurdo e do inconsciente (Crédito: Arte Fonte de Conhecimento)

Michelangelo

Nascido na Itália,em 1474, Michelangelo foi um dos maiores artistas e escultores de sua época. Além de pinturas e esculturas, ele também trabalhou com arquitetura e poesia.  O artista expressava a humanidade em sua arte com tanta perfeição que o mármore, em suas mãos, apresentava um realismo jamais visto até então.

Michelangelo se considerava um escultor, não um pintor. Mesmo assim, ao pintar o teto e abóbada da Capela Sistina marcou a história da arte, devido à sua riqueza em detalhes, tornando essa pintura uma das mais conhecidas e apreciadas no mundo.

O painel mais conhecido e repetidamente replicado da Capela Sistina é o que representa “A Criação de Adão”. Nesta pintura, as semelhanças entre as posições e traços de Deus e Adão representam a passagem do Gênesis que diz: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. Em outra interpretação, Deus estaria representado dentro de um cérebro, e seu toque estaria transmitindo o racionalismo para Adão.

pintores mais famosos do mundo michelangeloA Criação de Adão é considerada a obra mais icônica de Michelangelo (Crédito: Wikipédia)

Em “O Juízo Final”, a técnica utilizada para pintar a parede do altar foi o afresco, a mesma usada para o teto da capela. A obra, que é um dos grandes patrimônios da arte universal, é sombria e retrata o episódio bíblico da segunda vinda de Cristo para a terra e o último julgamento das almas humanas.

Essa pintura ficou conhecida por contrastar com a vitalidade e a energia dos afrescos dos tetos, e também gerou bastante polêmica na época devido à exposição de corpos nus.

pintores mais famosos do mundo michelangeloO Juízo Final precisou de quatro anos para ser concluído (Crédito: Wikimedia)

Monet

Nascido em 1840, Claude Monet foi um grande pintor francês, reconhecido como um dos mais importantes representantes do impressionismo.

Dono de uma vasta obra, Monet foi um dos maiores pintores da história na técnica a óleo. Ele sabia extrair da tinta e dos pincéis uma estética poucas vezes registrada. As cores vivas e a luminosidade foram características marcantes em suas peças, que retratavam momentos ao ar livre relacionados com cenas cotidianas.

“Impressão, nascer do sol” é a sua mais famosa pintura, pois a obra deu nome ao impressionismo e o transformou em um símbolo do movimento. Por meio dela, o artista retratou a luz e os seus efeitos na natureza, preferindo destacar a rapidez e a espontaneidade do traço à precisão do contorno.

pintores mais famosos do mundo monet Impressão, nascer do sol pode ser apreciada no Museu Marmottan-Monet em Paris (Crédito: Wikipédia)

Foi com “Camille (Mulher no Vestido Verde)” que Monet conquistou o seu grande reconhecimento. Pertencendo ao período mais adiantado do artista, esta pintura foi feita em estilo realista.

pintores mais famosos do mundo monet Camille é o retrato da musa de Monet (Crédito: Catherine Delors)

Munch

Nascido em 1863, Edvard Munch foi um pintor e gravador norueguês. Considerado um dos maiores representantes da corrente expressionista do século XX, esse artista ficou conhecido por abordar temas relacionados a tragédias humanas, por meio de peças que transmitiam sensações de angústia e desespero.

“O Grito” é a obra mais conhecida do autor. Nela, a figura humana não apresenta linhas reais, mas se contorce sob o efeito de emoções.

pintores mais famosos do mundo munchO Grito foi exposto pela primeira vez em 1903 (Crédito: Wikipédia)

Ao pintar “The Dance of Life”, Munch foi inspirado pelo simbolismo e utilizou desse artifício para expressar diferentes sentimentos: o vermelho para o amor, a paixão e a dor; o branco para a juventude, inocência e alegria; e o preto para solidão, tristeza e morte.

pintores mais famosos do mundo munchThe Dance of Life foi um trabalho metafórico de Munch (Crédito: Wikipédia)

Picasso

Nascido em 1881, Pablo Picasso foi um artista espanhol que exerceu suas atividades principalmente na França. Passou por diversas fases em sua carreira. Na chamada “Fase Azul”, cores e elementos nesse tom eram predominantes, e retratavam elementos marginalizados da sociedade. Na “Fase Rosa”, as cores em destaque eram rosa e vermelho, e apresentavam uma conotação lírica.

Com uma forte passagem pelo cubismo, Picasso também se dedicou a área com esculturas e cerâmicas. Foi em 1937 que ele pintou o seu mural mais conhecido: Guernica, uma obra que pertence ao expressionismo e que mostra a violência e o massacre sofridos pela população na Guerra Civil Espanhola.

pintores mais famosos do mundo picassoGuernica é uma das obras mais emblemáticas de Picasso (Crédito: Pixabay)

Em “Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler” uma pintura a óleo de 1910, Picasso descreve a diversidade de Kahnweiler (dono de uma galeria na França). Essa peça representa o cubismo analítico, um estilo de pintura que ele e George Braque desenvolveram. Por meio dele, os artistas analisavam o objeto em seus termos e formas.

 

pintores mais famosos do mundo picassoCom esse quadro, Picasso mudou a forma de fazer retratos (Crédito: WikiArt)

Tanto o cubismo quanto o expressionismo foram muito presentes na arte moderna. Veja mais em: O que é arte moderna? Explorando os movimentos que definiram o gênero inovador.

Renoir

Nascido em 1841, Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês. Fez parte do impressionismo e se destacou por suas pinturas de elevada beleza estética.

Seu estilo artístico foi marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico foi outra característica importante de suas obras. Em suas pinturas prevaleciam as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens.

“O baile no moulin de la Galette” é considerada uma obra-prima do impressionismo. A arte mostra o cotidiano burguês, um tema frequente na pintura desse movimento. Por meio de pinceladas de cores vibrantes e brilhantes, essa pintura apresenta muita riqueza de detalhes.

pintores mais famosos do mundo renoir O baile no moulin de la Galette é a pintura mais célebre de Renoir (Crédito: Wikipédia)

“Menina com as Espigas” também foi uma peça de destaque do artista, feita com técnica de óleo sobre tela. Com tons de amarelo, verde e alaranjado, esse quadro retrata um sucesso de Renoir ao abordar cenas campestres.

pintores mais famosos do mundo renoirO quadro Menina com as Espigas foi pintado em 1888 (Crédito: MASP)

Rembrandt

Nascido em 1606, Rembrandt foi um pintor, gravador e desenhista holandês, um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Dono de uma vasta obra, Rembrandt abordou temas religiosos, mitológicos, históricos e retratos. Seus trabalhos mostravam que ele aplicava, com excelência, vários tipos de técnicas,

O artista revolucionou o universo da pintura ao empregar o efeito 3D em suas pinturas. Isso era feito por meio da técnica de impasto, dando textura e relevo à representação.

A peça mais famosa de Rembrandt foi “A Ronda Noturna”, uma pintura a óleo sobre tela composta por expressivos personagens, iluminados por tintas contrastantes. A tela de estilo barroca mostra a então Guarda Cívica de Amsterdã no meio de uma viela, reunida ao redor de seu capitão Frans Banning Coqc.

 

pintores mais famosos do mundo rembrandtRonda Noturna foi pintada entre 1640 e 1642 (Crédito: Wikipédia)

Outro marco emblemático em sua carreira foi “A Lição de anatomia do doutor Tulp”, uma pintura que retratava, de forma bem realista, o desejo do homem e sua inquietação por descobertas sobre o funcionamento do corpo humano.

Pintada com a técnica do chiaroscuro, herdada de Caravaggio, essa arte revolucionou a maneira dos artistas produzirem obras que envolviam grupos de pessoas.

 

pintores mais famosos do mundo rembrandtEsta pintura revela o contraste entre a vida e a morte (Crédito: Wikipédia)

Van Gogh

Nascido na Holanda em 1853, Vincent Van Gogh é considerado uma dos artistas mais influentes dos últimos tempos. Transitando por cidades como Londres e Paris, o pintor foi fortemente influenciado por mestres do impressionismo.

“A Noite Estrelada” é considerada uma das obras-primas do artista. Esse quadro foi criado com elementos de sua memória. Alguns afirmam que Van Gogh tentou simbolizar o seu passado religioso por meio das estrelas, enquanto o céu representava a sua mente atormentada.

pintores mais famosos do mundo van goghA pintura foi feita em 1889 com a utilização da técnica de óleo sobre tela (Crédito: Wikipédia)

“Girassóis” também foi uma obra icônica de Van Gogh. Esse quadro foi considerado uma façanha em termos técnicos, pois foi pintado todo em amarelo, a cor favorita do pintor. Ao empregar pinceladas feitas com tinta espessa, essa peça representa a visão do artista, que adorava a natureza.

pintores mais famosos do mundo van goghGirassóis foi pintada em 1888 (Crédito: História das Artes)

Van Gogh já teve mais de um filme dedicado à sua complicada história. Ficou curioso? Confira nossa lista com filmes sobre arte.

Pintores brasileiros também estão entre os maiores do mundo

O Brasil também conta com grandes contribuições para a arte. Dessa forma, não poderíamos deixar de citar dois pintores que estão, também, entre os maiores do mundo.

Portinari

Nascido em 1903, Candido Portinari é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Por meio de suas obras, ele retratava, com muita emoção, a cultura de sua infância e as questões sociais do Brasil. Foi bastante influenciado por movimentos artísticos da Europa, como o cubismo e o surrealismo e, após conhecer a obra Guernica, seus quadros começaram a apresentar um forte caráter de denúncia.

Retratando o homem, as pessoas e a sociedade, Portinari ficou conhecido por utilizar muitas cores em sua estética. Ele conseguia pintar suas emoções, transportando para outra realidade seus apreciadores. Seu quadro “Morro do Rio” foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York. O sucesso foi tão grande que ele acabou ganhando uma exposição individual de sua arte.

“Mestiço” se consagrou como uma de suas artes mais famosas. Pintado em óleo sobre tela, em 1934, esse quadro causou impacto dramático, devido aos traços carregados de contrastes entre o branco e o preto, e o grande expressionismo transmitido por meio de suas cores.

pintores mais famosos do mundo portinariMestiço é o quadro mais famoso de Portinari (Crédito: História das Artes)

Pintada em 1944, “Retirantes” é outra obra famosa do artista. Feito em óleo sobre tela, esse quadro retrata a miséria de uma família de retirantes. A obra possui um caráter social e dramático bastante intenso.

pintores mais famosos do mundo portinariRetirantes faz parte da série “Criança morta e Enterro na Rede” (Crédito: Enciclopédia Latino Americana)

Tarsila do Amaral

Nascida em 1886, Tarsila do Amaral também está entre as pintoras brasileiras mais famosas do Brasil. Considerada um ícone do movimento modernista, essa artista expandiu as propostas de vanguarda europeias, sem se esquecer dos problemas sociais.

Influenciada pelo cubismo, Tarsila abordava temas sociais, do cotidiano e paisagens brasileiras, utilizando cores vivas e estética fora do padrão.

Com a tela “Abaporu”, a pintora inaugurou o movimento antropofágico dentro do modernismo brasileiro. Hoje, esse é o quadro brasileiro mais valorizado do mundo. Representando a valorização do trabalho braçal, Abaporu é composto por cores que remetem às da nação brasileira.

pintores mais famosos do mundo tarsila Abaporu foi pintado a óleo em 1928 (Crédito: Wikipédia)

“Operários” é outra tela emblemática da artista. Essa obra inaugurou a fase social de Tarsila, apresentando um imenso número de etnias vindo de todas as partes do país para trabalhar nas indústrias de são Paulo. Ao fundo, há fortes elementos do cubismo, com formas cilíndricas e retangulares, indicando as fábricas da cidade.

pintores mais famosos do mundo tarsilaO quadro Operários foi pintado em 1933 (Crédito: WikiArt)

Ao longo desse artigo, você ficou conhecendo a história dos maiores pintores do mundo, também descobriu quais são seus quadros mais famosos e ficou a par de suas trajetórias. Existem, é claro, muitos outros pintores importantes que marcaram a história, inclusive brasileiros. Isso porque, felizmente, o Brasil também consolidou pintores brilhantes. Alfredo Volpi e Amilcar de Castro são dois exemplos.

Nós, da Laart, valorizamos muito a trajetória dos artistas latino-americanos no mundo. Logo, não poupamos esforços em tornar as suas obras acessíveis para os admiradores de arte. Assim, apresentamos o maior acervo online de gravuras, que conta com obras originais, assinadas e de tiragem limitada. Para conhecer mais o nosso trabalho, clique aqui. 

 

 

 

Compartilhar com

Comments (5)

  • Lindos. Senti falta da Hilma Klint.

    Flor Ilsa Maria Machado
    Responder
    • Esta pintura RENOIR eu vi pela primeira vez em calendário com duas meninas.
      Eu achei lindíssima guardei a foto e sempre admirei.
      São pinturas deslumbrantes.
      Amei.

      Maria Lídia de Oliveira
      Responder
  • Achei maravilhoso são obras que ficaram para a eternidade.

    Responder
  • …sou artista visual ,formada na Puc ,fiz uma brincadeira com essa Arte maravilhosa Arte…coloquei minha foto no último lugar acima dos três pintados bem acima,fotografei e mostrei pros alunos a tempos atrás…nem perceberam mas ao desvendar a brincadeira ,ficaram interessados pela Arte Maravilhosa de Tarsila…e pude passar um pouco mais sobre a vida da mesma…Abço

    Dulce De Bortolli
    Responder
  • Van Gogh é o melhor de todos os tempos. Amo esse Cara! Agora, o quadro que eu acho D+, pela mensagem, é O Grito (Munch).

    ALDO MARTINS
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *