arte barroca

Arte Barroca: contexto histórico, características marcantes e principais artistas

A arte barroca foi uma corrente que teve como berço de origem a Itália. Surgido no fim do século XVI, esse movimento artístico foi difundido para outros países da Europa e logo chegou à América Latina.

Marcada pela exuberância, a proposta e a estética da arte barroca se assemelham às do renascimento, visto que as duas correntes promoviam a beleza e exaltavam elementos da antiguidade. No entanto, enquanto a primeira enfatizava o equilíbrio entre a emoção e a razão, promovendo um formato consciente de arte; a segunda ressaltava o dinamismo, a emoção e a dramaticidade.

O estilo barroco não dominou só a arte, também influenciou a arquitetura, o design de interiores, a música e a literatura. Para saber mais sobre o assunto, entender o contexto histórico do barroco e conhecer seus principais artistas e obras, basta continuar lendo!  

Contexto histórico do barroco

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época. Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia.

Assim, para diminuir o poder do protestantismo da renascença, que apresentava um caráter mais racional e que prestigiava a ciência, o barroco na arte teve seu início. Dessa forma, com o intuito de propagar a fé católica e reafirmar os valores cristãos, esse movimento estimulou a dramaticidade em suas obras para impactar seus espectadores.

Principais características do barroco

O barroco apresenta características heterogêneas. Afinal, esse estilo foi disseminado em lugares diferentes do mundo. Sendo assim, sua produção reflete aspectos de cada localidade. No entanto, o barroco conta com algumas características marcantes. São elas:

  • a tentativa de comover e impressionar o observador;
  • o prestígio dos elementos religiosos;
  • a exuberância e a dramaticidade;
  • jogos de luz que apresentam fortes contrastes entre luz e sombra;
  • pinturas que promoviam efeitos ilusionistas;
  • a riqueza de detalhes;
  • o exagero decorativo;
  • a prevalência das curvas em detrimentos de elementos geométricos;
  • uma iconografia dramática e óbvia;
  • linguagem refinada;
  • pessimismo.  

Já que você está lendo sobre um movimento que prestigia a religiosidade, que tal conhecer outra manifestação artística que também retratou esse tema em suas obras? Para isso, basta ler: “O que é arte sacra? Saiba tudo sobre o assunto!”

Arte barroca: obras e principais artistas do barroco

Conheça agora alguns exemplos de obras de arte barroca e seus principais artistas.

1.     “Morte da Virgem”, de Caravaggio (pintor italiano)

Pintada por Caravaggio, um dos principais artistas do barroco, esse quadro apresenta dramaticidade por meio de um forte jogo de luz. Além disso, conta com cores escuras e nuances luminosas.  Produzida entre 1604 e 1606, essa pintura foi feita com a técnica de óleo sobre tela e hoje pode ser admirada no Museu do Louvre, em Paris.

principais obras barrocas

Crédito: Wikipédia

2.     “Cristo na casa de Marta e Maria”, de Diego Velázquez  (pintor espanhol)

Feita em 1618 por Diego Velázquez, um dos principais representantes da arte barroca na Espanha, “Cristo na casa de Marta e Maria” é uma obra de arte sacra que apresenta fortes características do barroco. Os principais aspectos dessa pintura são o jogo de luz e os tons sombrios representados, principalmente, pela cor marrom.

principais características do barroco

Crédito: Wikipédia 

3.     O Êxtase de Santa Teresa, de  Gian Lorenzo Bernini (artista italiano)  

Feita entre 1645 e 1652, por Gian Lorenzo Bernini , essa escultura é considerada uma das maiores obras-primas da arte barroca. Produzida em mármore, essa peça estimula a religiosidade por apresentar um forte caráter emocional, uma sensação causada pela expressividade de seus personagens.

principais artist

Crédito: Wikipédia

 Outros artistas importantes da arte barroca foram:

  • Annibale Carracci (1560-1609);
  • Domenico Zampieri (1581-1641);
  • Peter Paul Rubens (1577-1640) ;
  • Simon Vouet (1590-1649);
  • Artemisia Gentileschi (1593-1656); entre outros.

O Brasil também foi influenciado pela arte barroca e teve célebres representantes. Na arquitetura, por exemplo, contou com obras emblemáticas. Para saber mais, basta ler: “Arquitetura barroca no Brasil: conheça o contexto histórico e as características desse movimento”.

Declínio da arte barroca

A arte barroca teve uma trajetória de sucesso, que se estabeleceu por meio da produção de obras memoráveis. No entanto, entrou em declínio no fim do século XVII, dando espaço a outros estilos, como o rococó.

Para aprender mais sobre artistas e movimentos artísticos, sugerimos que assista a documentários de arte e visite museus e galerias de arte. Sabia que você também pode fazer isso sem sair de casa? Para isso, basta acessar sempre o blog da Laart! 

Criada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart conta com mais de 15.000 obras dos mais variados movimentos, técnicas e estilos. Todas têm tiragem limitada, são exclusivas e assinadas.

Para uma peça ter caráter único e original, o artista geralmente a assina e a numera, informando também o total de obras reproduzidas na série. Por exemplo, uma peça numerada 1/50 representa a número um de um total de 50 gravuras.

Outras nomenclaturas para você conhecer são:

  • PA (Prova de Artista): é a prova definitiva, conclusiva da imagem gravada;
  • PI (Prova do Impressor): é a prova que orienta a edição e pertence ao impressor;
  • HC (Prova Hors Commerce): é a prova não comerciável. 

Interessante, não é mesmo? Clique aqui e conheça agora o acervo incrível da Laart!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.