arte moderna no brasil

Arte moderna no Brasil: entenda o movimento, seus debates e principais artistas

A arte moderna englobou tendências artísticas de ruptura e vanguarda que se iniciaram na segunda metade do século XIX e que conquistaram seu apogeu na primeira metade do século XX ao redor do globo. Assim, a arte moderna no Brasil também atingiu seu ponto mais alto nesse período, e teve como ponto de partida a Semana de Arte Moderna de 1922, um evento emblemático para a história da arte do país.

A arte moderna brasileira representou quebra de paradigmas e uma nova forma de pensar tanto da arte como da sociedade. Assim, marcou forte presença principalmente nas artes plásticas e na literatura.

Para saber tudo sobre a arte moderna no Brasil, conhecer suas características, artistas modernistas brasileiros e suas principais obras, é só ler este post até o fim. Boa leitura!

Arte moderna no Brasil: contexto histórico

A arte moderna no Brasil foi bastante influenciada pelas vanguardas europeias que apresentavam uma linguagem diferente dos movimentos tradicionais, como o parnasianismo, o realismo e a arte acadêmica.

Assim, essas tendências vanguardistas, representadas pelo cubismo, expressionismo, surrealismo, fauvismo e futurismo na arte se propagaram ao redor do mundo, chegando, também, a terras tupiniquins.

Vale destacar que essa corrente ganhou força no Brasil principalmente pelo fato do país vivenciar uma fase de profundo desgosto político. Nesse cenário, a economia foi afetada, a inflação atingiu níveis altíssimos e, em decorrência disso, a sociedade se revoltou. Desse modo, uma série de protestos e greves tomou conta do cenário nacional.

Sendo assim, com o objetivo de mudar a situação política do Brasil e também com a meta de romper com o tradicionalismo das outras expressões artísticas, a arte moderna no Brasil teve seu início marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922.

Esse evento foi fundamental para a história da arte moderna brasileira, pois apresentou um novo enfoque. Ou seja, não só promoveu a assimilação de linguagens modernas, mas, principalmente, buscou valorizar elementos da cultura nacional e, logo, romper com a dependência e as regras da arte europeia.

Características da arte moderna no Brasil

As principais características da arte moderna no Brasil foram:   

  • liberdade estética;
  • oposição à rigidez e ao tradicionalismo;
  • promoção dos temas do cotidiano;
  • uso de novos elementos e técnicas diferentes, como colagens;
  • o prestígio da criação em detrimento da obra;
  • o desapego às regras formais da literatura (como a ausência de pontuação);
  • a valorização de culturas fora do circuito europeu;
  • o prestígio da arte nacional. 

Arte modernista brasileira: suas fases e principais artistas modernistas brasileiros

A arte modernista brasileira contou com 3 fases distintas. Foram elas:

1. Heroica (1922 a 1930)

A fase heroica foi a mais contestadora e radical da arte modernista brasileira. Contanto com diversos manifestos, essa etapa teve como principal meta romper com as questões do passado e valorizar o novo, o original e o nacional.

Nessa fase, os artistas do famoso “Grupo dos Cinco” (os precursores da Semana de Arte Moderna), formado por Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti del Picchia e Mário de Andrade foram os mais importantes.

arte moderna no brasil

Crédito: Wikipédia

2. Geração de 30 (1930 a 1945)

A Geração de 30 foi marcada por valorizar questões políticas e sociais, assim como foi definida por promover o folclore e os temas regionais, principalmente os relacionados ao universo nordestino.

Nessa fase, a produção literária foi bastante intensa, definida pela liberdade formal e por um caráter inovador e inventivo, como o uso de verso de versos livres. Nessa etapa, os principais artistas modernistas brasileiros foram: Vinícius de Moraes, Murilo Mendes e Carlos Drummond de Andrade.

3. Geração pós-modernista (ou Geração de 45) (1945 a 1960)

Essa fase foi marcada por uma profunda transformação no cenário brasileiro estabelecida pelo fim do populismo político e da Era Vargas. Assim, essa etapa foi marcada por introspecção e equilíbrio. Logo, artistas da Geração de 45 propuseram uma criação mais intimista e que também apresentasse questões regionalistas, como a da cultura sertaneja.

Na Geração pós-modernista, alguns artistas de destaque foram: Clarice Lispector e Graciliano Ramos.

Principais obras de arte moderna brasileira

Conheça agora algumas obras de arte moderna importantes.

1. “A Negra” (1923), de Tarsila do Amaral

A pintura “A Negra” fez parte da primeira exposição individual de Tarsila do Amaral. Para muitos críticos, seu trabalho foi considerado exótico, original, cerebral e também ingênuo.

arte modernista brasileira

 Crédito: Folha de S.Paulo

2. “Samba” (1925), de Emiliano di Cavalcanti

Apresentando personagens negros e com feições fortes, a peça “Samba” é considerada, por muitos estudiosos, a obra mais importante de Emiliano di Cavalcanti e a que melhor representa a identidade nacional por meio da cultura negra.

 Crédito: Wikipédia

3. “Bananal” (1927), de Lasar Segall

A pintura ”Bananal”, de Lasar Segall, chama a atenção para um trabalhador em pé no meio de uma plantação de banana, enfatizando o elemento humano na produção agrícola brasileira.

arte moderna características

 Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

4. “Abaporu” (1928), de Tarsila do Amaral

A pintura “Abaporu” é, sem dúvida alguma, uma das peças mais emblemática do movimento antropofágico e da arte moderna brasileira. Além disso, também é uma das obras brasileiras mais valiosas e conhecidas no exterior.

obras de arte moderna

Crédito: Wikipédia

Que incrível e diversa foi a arte moderna no Brasil, não é mesmo? Como fã de arte, você já conhece a Laart? Não? Pois a Laart é uma galeria de arte virtual que celebra o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos por meio da venda de gravuras originais, assinadas e de tiragem limitada.

Além disso, todas as obras da Laart apresentam certificado de autenticidade. Que tal desvendar esse universo? Para isso, basta clicar aqui e conhecer um acervo exclusivo de obras modernistas. Você irá se surpreender!

Crédito da foto de capa: Cultura Mix

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.