frases de pintores

17 frases de pintores famosos para conhecer e se inspirar

Desde os primórdios, a arte é utilizada como meio de expressão, retratando ideologias, a história e a emoção ao longo do tempo. O seu caráter transformador é inegável, assim como os artistas que marcaram a sua evolução. Logo, separamos algumas frases de pintores famosos para continuar essa jornada de inspiração, encantamento e informação.

Melhores frases de pintores famosos

1.  Pablo Picasso

Ninguém melhor do que Pablo Picasso para abrir essa lista de frases de pintores. Afinal, esse artista espanhol revolucionou a história da arte, propondo novas técnicas e um olhar diferenciado. Confira uma das citações mais célebres desse que é um dos fundadores do cubismo.

“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”

2. Vincent van Gogh

Vincent van Gogh foi um pintor holandês pós-impressionista que marcou a história da arte com suas obras brilhantes. Infelizmente, sua fama e reconhecimento só aconteceram depois de sua morte, o que mostra como esse artista estava além de seu tempo. Confira uma de suas citações mais importantes abaixo:

“Não extingua sua inspiração e sua imaginação; não se torne o escravo do seu modelo.”

3. Marcel Duchamp

Controverso e polêmico, Marcel Duchamp foi um pintor francês que transformou o circuito artístico com seus pensamentos de vanguarda. Considerado um dos precursores do surrealismo, da arte conceitual e do dadaísmo, seu estilo influenciou diversos artistas ao longo do tempo.

“A arte não é sobre si mesma, mas a atenção que trazemos para ela. “

4. Salvador Dalí

Salvador Dalí foi um dos ícones da arte surrealista. Com um trabalho marcado por obras que misturavam sonhos e elementos insólitos, esse pintor espanhol rompeu barreiras ao impor uma nova visão sobre a arte. Por isso, entre as frases de pintores mais famosos do mundo, uma de suas citações merece destaque:

 “Você tem que criar a confusão sistematicamente, isso liberta a criatividade. Tudo o que é contraditório cria vida.”

frases de pintores famosos

 Crédito: Biography

5. Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um pintor italiano conhecido por sua genialidade, criatividade e elevada qualidade técnica. Além de pintar, produziu esculturas, músicas, poesias, atuando também como engenheiro e arquiteto, entre outras funções. 

Considerado um dos maiores representante do renascentismo, o trabalho de Leonardo da Vinci extrapolou o cenário artístico, sendo fundamental para a história da humanidade.

 “A simplicidade é o último grau de sofisticação.”

6. Michelangelo Buonarroti

Michelangelo foi um pintor e escultor italiano que expressou a humanidade em seu trabalho como poucos. O artista se considerava um escultor, não um pintor. Porém, quem observa o teto da abóbada da Capela Sistina, pintada por ele, discorda bastante. Afinal, essa pintura é uma das mais emblemáticas do período renascentista e da história da arte.

 “O homem pinta com o cérebro e não com as mãos.”

 7. Claude Monet

Claude Monet foi um pintor francês impressionista que mudou o curso da pintura no fim do século XIX ao propor técnicas inovadoras de cores e luz. A citação a seguir é uma das frases sobre arte mais profundas de todos os tempos,  e retrata bem a personalidade e a visão deste artista.

 “A cor é a minha obsessão diária, a alegria e o tormento.”

frases sobre arte

Crédito: Wikipédia

8. Edvard Munch

Autor de “O Grito”, Edvard Munch foi um pintor e gravador norueguês considerado uma das figuras mais importantes do expressionismo e impressionismo. Famoso por expressar angústia e falta de esperança em suas obras, ele foi um dos artistas mais expressivos da história da arte.

Não basta sentar-se a olhar cada objeto e pintá-lo exatamente como você o vê, deve-se pintá-lo tal e como deve ser – tal e como era quando o motivo lhe comoveu”.

 9. Pierre Auguste Renoir

Pierre Renoir foi um emblemático artista plástico francês que produziu pinturas de elevada beleza estética. Com lirismo e sensibilidade, esse artista é considerado um dos ícones do movimento impressionista. Em suas obras, as cores aparecem fortes, luminosas e brilhantes, e se equilibram de modo harmonioso com seus traços.

 “A dor passa, a beleza fica. “

10. Rembrandt van Rijn 

Rembrandt foi um desenhista, gravador e pintor holandês. Com sensibilidade e vanguardismo, ele revolucionou o circuito das artes ao aplicar o efeito 3D em suas pinturas. Famoso por pintar retratos, esse artista também abordou em suas obras temas religiosos e históricos. 

Além de pinturas, Rembrandt produziu uma série de gravuras que ficaram bastante conhecidas por apresentarem técnicas aperfeiçoadas.

“Uma pintura só está acabada quando o artista diz que está acabada.”

frases de pintores

Crédito: Wikipédia

Como se interessou em conhecer frases de pintores renomados, um must-read para você é: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos.”

Frases de pintores brasileiros famosos

Na lista de melhores frases de pintores, citações de artistas brasileiros não poderiam faltar, não é mesmo? Confira algumas memoráveis:

1. Candido Portinari

Candido Portinari é considerado um dos ícones da arte brasileira. Influenciado por correntes artísticas originadas na Europa, como o surrealismo e o cubismo, esse artista retratou com delicadeza questões sociais e culturais do Brasil. Conhecido por utilizar muitas cores em suas pinturas, seu trabalho é apreciado nos principais museus do Brasil e do mundo.

“O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém um meio indispensável.”

2. Tarsila do Amaral

Impossível falar sobre arte moderna e não pensar em Tarsila do Amaral, uma vez que ela foi uma das artistas mais famosas do movimento modernista e da história da arte brasileira. Com uma visão bem à frente de seu tempo, as obras dessa pintora e desenhista brasileira são conhecidas pela explosão de cores e formas, além de valiosas referências culturais.

 “Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.”

frases de pintores famosos

Crédito: Toda Matéria

Extras: + 5 frases de pintores memoráveis

Confira agora mais algumas frases de pintores que marcaram a história da arte:

“Somente quando não se sabe o que está fazendo, um pintor faz as boas obras. “- Edgar Degas (pintor, gravurista, fotógrafo e escultor francês);

“Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.” – Joan Miró (pintor, escultor, ceramista e gravurista espanhol); 

“Prefiro a emoção às regras corretas.” – Juan Gris (pintor e escultor espanhol); 

“Genialidade é a capacidade de renovar as emoções diárias.” – Paul Cézanne (pintor francês);

“Criar é acima de tudo dar substância ideal ao que existe!”. – Emiliano Di Cavalcanti (pintor, ilustrador e cartunista brasileiro).

Gostou dessa seleção de frases de pintores famosos? Sentiu-se mais inspirado? Compartilhe sua opinião com a gente!

Ama arte e gosta de conhecer novos artistas? Pois saiba que está no lugar certo! A Laart é uma galeria de arte online especializada na venda de obras em gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos. 

Contando com mais de 15.000 peças em seu acervo, a Laart é o marketplace mais importante do mundo da arte. Afinal, a galeria só trabalha com peças exclusivas, assinadas e de tiragem limitada. Além disso, todas elas vêm com certificado de autenticidade. Não deixe para depois,  clique aqui e conheça o nosso acervo especial

 

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.