expressionismo no brasil

Expressionismo no Brasil: características, artistas e obras

O expressionismo no Brasil e no mundo foi uma corrente que marcou o circuito artístico por apresentar uma forte vertente de vanguarda. Prestigiando a subjetividade e destacando o caráter emocional, esse movimento surgiu entre o fim do século XIX e o início do século XX, na Alemanha, chegando a terras tupiniquins no começo da década de 1900.

Presente nas artes plásticas, na arquitetura, no cinema, na literatura, na fotografia e na dança, o expressionismo na arte conta com um legado excepcional, composto por trabalhos singulares dos mais diversos artistas. No Brasil, não foi diferente. Tanto que o país também apresentou ícones da arte que criaram obras importantes dessa corrente.

Quer saber quem foram esses artistas, entender melhor a proposta do expressionismo no Brasil e conhecer obras expressionistas brasileiras? É só seguir lendo!

Características do expressionismo no Brasil e no mundo

O expressionismo surgiu na Europa em uma época de intensos questionamentos. Assim, teve como um de seus conceitos principais desvincular a beleza da arte.  

Além disso, ressaltou a importância de compor uma arte profunda, desligando-se de correntes anteriores que apenas retratavam a natureza óbvia e verossímil. Logo, esse movimento propôs uma nova forma de fazer arte, calcada na subjetividade e na valorização da emoção por meio de composições intuitivas e pessoais.

Nesse contexto, apesar dessa corrente fugir da obviedade e do pragmatismo, ela contou com características que, juntas, compuseram o expressionismo no Brasil e no mundo. Foram elas:

  • a valorização da perspectiva do artista em relação à elaboração de suas obras;
  • a repetição de temáticas voltadas para o sofrimento e dor;
  • o descompromisso de retratar a realidade de forma fiel;
  • a valorização da emoção e da intuição;
  • o domínio de pinceladas desconexas na pintura;
  • a presença de cores contrastantes e de temas carregados de críticas à sociedade.

Se você gosta de saber como os movimentos artísticos mundiais influenciaram as correntes brasileiras, não pode deixar de ler:

Expressionismo no Brasil: artistas e obras expressionistas brasileiras

O expressionismo no Brasil foi marcado por obras emblemáticas de figuras importantes do cenário nacional. Nesse contexto, as peças criadas por esses artistas apresentavam características primordiais da corrente, como a pessoalidade e o subjetivismo voltado à crítica social e política da época.

Os principais artistas expressionistas brasileiros foram: 

1. Anita Malfatti

Anita Malfatti foi uma pintora brasileira fundamental para a história da arte moderna do país. Nascida em São Paulo, em 1889, seu amor pela arte teve início em 1912 quando, aos 23 anos, ela deu início a seus estudos de pintura. Em seguida, realizou diversas viagens mundo afora e, na Alemanha, teve contato com o expressionismo e, logo, aprendeu as técnicas utilizadas pelos artistas desse país.

Pouco tempo depois, em 1914, retornou ao Brasil e, assim, aconteceu sua primeira mostra individual.  Dessa forma, com a bagagem cultural e artística conquistada em suas viagens, tornou-se um destaque entre os artistas do expressionismo no Brasil, contribuindo muito para a propagação dessa corrente em terras tupiniquins.

Feita em 1917, “Tropical” é uma das mais famosas obras expressionistas brasileiras.

expressionismo brasileiro

Crédito: História das Artes 

2. Lasar Segall

Lasar Segall foi um artista que, apesar de ter nascido na Lituânia, foi fundamental para a história da arte brasileira. Nascido em 1889, Lasar Segall mudou-se para o Brasil aos 34 anos, em 1923. Já era um artista consagrado, mas foi em território brasileiro que atingiu o seu auge.

Compondo peças que, em sua maioria, exploravam a temática da guerra e do sofrimento, seu legado apresenta obras influenciadas pela corrente expressionista. Dessa forma, tornou-se uma figura essencial para disseminar o expressionismo no Brasil.

Criada em 1926, a peça “Morro Vermelho” é uma das obras expressionistas brasileiras mais significativas do artista e do movimento.

artistas expressionistas brasileiros

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

3. Candido Portinari

Nascido em 1903, o carioca Candido Portinari é considerado o artista brasileiro mais conhecido no exterior. No país, ele se destacou como um dos grandes representantes da pintura expressionista brasileira.

Com obras repletas de críticas sociais, suas peças dessa corrente ficaram caracterizadas pelo sofrimento e por seu caráter reflexivo. Apresentando cores marcantes e um estilo único e facilmente identificado, o trabalho de Candido Portinari foi crucial para o expressionismo no Brasil.

Feita em 1944, a obra “Retirantes” é uma de suas principais peças e representa, com incrível relevância, o expressionismo brasileiro.

quando surgiu o expressionismo no brasil

Crédito: MASP

Expressionismo na literatura brasileira

Entre as principais características do expressionismo na literatura, as que mais se destacaram foram:

  • o descompromisso com a organização textual;
  • a carga subjetiva;
  • o emprego exagerado de metáforas;
  • o domínio de frases curtas;
  • a forte abstração;
  • o tom ilógico.

Algumas obras importantes da literatura brasileira nesse período foram:

  • “Amar, verbo intransitivo”, de Mário de Andrade;
  • “Os Condenados’, de Oswald de Andrade.

Neste post, você ficou sabendo quando surgiu o expressionismo no Brasil, conheceu seus principais artistas e obras. Aproveite esse momento de inspiração para conhecer, também, algumas gravuras do acervo da Laart!

Prestigiando o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos, a Laart é uma galeria de arte online que conta com mais de 15.000 peças dos mais variados estilos e técnicas.

Todas as gravuras são exclusivas, assinadas e vêm com certificado de autenticidade. Para recebê-las, você nem precisa sair de casa, pois a Laart as envia para o seu lar ou ateliê com toda a segurança que o mais importante marketplace virtual de arte pode oferecer! Ficou curioso, não é mesmo? Clique aqui e conheça algumas das gravuras do acervo.

Crédito da foto de capa: Upper Mag

 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.