o que é curta-metragem

O que é curta-metragem? Entenda a proposta e o conceito dessa arte!

Saber o que é curta-metragem deve estar entre as prioridades de todos aqueles que amam a sétima arte e que desejam aprofundar seus conhecimentos culturais. Afinal, por meio desses filmes de curta duração nos informamos, fugimos da realidade e, em muito momentos, damos de cara com ela. 

Em outras palavras, esse formato também promove uma profunda reflexão sobre a sociedade e todos os temas ao redor dela. Logo, apura nosso senso crítico e  atinge, em cheio, a nossa sensibilidade. 

Agora você deve estar se perguntando: afinal, o que é curta-metragem? Para que serve um curta-metragem? Para descobrir essas respostas e conhecer curta-metragens brasileiros e ganhadores de Oscar, basta ler este post até o fim. Boa leitura! 

O que é curta-metragem?

Um curta-metragem nada mais é do que um filme de pouca duração. No geral, para ser considerado um curta e concorrer ao Oscar, esse formato deve apresentar menos de 40 minutos, incluindo os créditos. Já eventos como o Festival de Sundance, por exemplo, aceitam curta-metragens de quase 1 hora. 

Vale destacar que essa condição se refere às regras internacionais, mais precisamente dos Estados Unidos, baseadas na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o American Film Institute. 

Ou seja, é comum que um curta apresente diferentes durações de acordo com seu país de origem. No Brasil, por exemplo, existe a “Lei do Curta”, que estipula um tempo de até 15 minutos pra esse tipo de filme. 

Essas obras costumam ser exibidas em festivais, tanto locais como internacionais e, no geral, são idealizadas e realizadas por cineastas independentes. Logo, é comum que o orçamento disponibilizado para criá-las não seja alto. 

Sendo assim, é bastante habitual que o dinheiro destinado para um curta seja do próprio cineasta. Em outros momentos, ele pode ser bancado por organizações sem fins lucrativos, pelo governo ou por um patrocinador que deseje fomentar a cultura. 

Fácil entender o que é curta-metragem, não é mesmo? Siga lendo e saiba muito mais sobre o tema!

Para que serve um curta-metragem?

Um curta tem um papel importante no sentido que comunica, de forma um ideia e uma visão em poucos minutos. Nesse contexto, ele pode ter objetivos diferentes. Ou seja, pode tanto educar, informar, apresentar uma estética diferente, como também divulgar uma ação ou uma marca. 

O curta também é fundamental para divulgar novatos da área, uma vez que atua como uma porta de entrada importante para que novos cineastas apresentam seus talentos e trabalhos para o público e para a crítica. 

A diretora brasileira Lívia Perez destaca o caráter de instantaneidade de uma obra desse gênero. Para ela, esse formato permite que os temas mais urgentes da sociedade e do mundo sejam comunicados de forma rápida. 

A diretora também enfatiza a dificuldade de criar um curta. Afinal, ele precisa contar uma história em apenas 15 minutos. Logo, não é incomum que muitos marinheiros de primeira viagem se percam no projeto e apresentem uma linguagem de longa em suas produções de curta. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça a opinião completa da diretora.

Confira também:

Quais são as características de um bom curta?

Para ser considerado um bom curta, a obra deve: 

1. Contar uma história de modo efetivo e rápido

Nesse sentido, é preciso explorar diferentes linguagens e não abusar de diálogos longos. 

Para tanto, exercer a criatividade e mesclar toques conceituais e abstratos representam  dicas interessantes. 

2. Apresentar uma boa estrutura cinematográfica

Ou seja, deve ter planos bem definidos, imagens bem feitas e um áudio de elevada qualidade (trilha sonora, captação de som e falas bem encaixadas).

Para isso, é importante ter bons aparelhos de edição, câmeras e ótimos microfones.

3. Ter um roteiro bem-escrito 

Afinal, a mensagem precisa ser transmitida da maneira correta e isso deve acontecer em até 15 minutos. 

Nesse quadro, para apresentar bem a mensagem, um roteiro pode explorar um storytelling baseado na Jornada do Herói, um conceito de Joseph Campbell constantemente utilizado em longas, com em filmes da Marvel, por exemplo, mas que também funciona muito bem em obras menores. 

Essa estrutura se caracteriza pelo chamado à aventura, recusa do chamado, encontro com um mentor, desafios, amigos e inimigos, provação, recompensa, a volta e o retorno triunfante. São 12 etapas ao todo. 

Oscar de melhor curta-metragem de animação e live action

As animações também têm grande destaque na indústria de curtas. No decorrer da história, a Walt Disney concorreu e ganhou a estatueta com diversas produções estreladas por alguns dos seus personagens mais famosos, como Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta.

No entanto, foi o clássico ‘“ Flores e Árvores” que conquistou o primeiro Oscar de melhor curta- metragem de animação, em 1932.

Em 2020, foi o sensível Hair Love que venceu nessa categoria. Da Sony Pictures Animation, essa obra aborda a delicada relação de um pai e uma filha negros em volta à dificuldade da menina de lidar com seu cabelo “diferente”. 

O live action, chamado de “curta dramático” por Rubens Ewald Filho, também é uma categoria representativa nesse formato. Enquanto o primeiro tipo conta com técnicas de animação, esse último se baseia  na utilização de seres vivos e ou inanimados. 

O primeiro ganhador de Oscar dessa categoria foi The Wetback Hound, que venceu na edição de 1958. 

Em 2020, o ganhador foi The Neighbors’ Window, um curta que conta a história de uma mulher de meia idade que tem sua vida abalada quando duas pessoas mais jovens se tornam suas vizinhas. 

Curta-metragem brasileiro

O Brasil também apresenta produções emblemáticas nesse formato. Entre os melhores curta- metragens brasileiros eleitos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a obra “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, de 1989, é considerada a melhor dos últimos tempos. 

Outros curta-metragens brasileiros bem recebidos pela crítica são: 

  • “Aruanda”, de La Duarte Noronha, de 1960;
  • “Couro de gato” de Joaquim Pedro de Andrade, de 1962;
  • “Di”, de Glabuer Rocha, de 1977.

Neste texto, você ficou sabendo o que é curta-metragem, entendeu o seu conceito e conheceu algumas obras famosas que conquistaram prêmios e foram aclamadas pela crítica. 

Você tem algum título a acrescentar a essa lista? Divida sua opinião com a gente aqui nos comentários abaixo!

Aproveite para assinar a newsletter da Laart e receber em sua caixa postal as notícias mais atualizadas de arte e arquitetura!

Ah, a Laart também tem instagram! Clique aqui e o conheça! 

Crédito da foto de capa: Unsplash

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.