arthur casas

Arthur Casas: biografia do arquiteto, principais projetos e obras

Foco nos detalhes? Visão vanguardista que transcende ao clássico, mas que é avessa ao modismo e à espetacularização das construções? Ou a valorização não só da obra, mas também do homem e de sua identidade diante dela? O que mais importa? Para Arthur Casas, todas essas questões devem ser priorizadas, além de muitas outras, como irá descobrir adiante. 

Talvez seja esse olhar multifacetado combinado com seu talento e muito trabalho que tenham feito de Arthur Casas um dos principais nomes da arquitetura contemporânea brasileira

Logo, não é de espantar, que essa personalidade colecione vários prêmios. Dono de uma narrativa que compõe um diálogo harmonioso e que desperta olhares e surpreende tanto em terras tupiniquins com em outros lugares cosmopolitas ao redor do globo, Arthur Casas comanda um dos estúdios de arquitetura mais famosos do Brasil.

Ficou curioso em saber o que esse nobre profissional tem de diferente dos demais? Então, leia este post até o fim e, assim, conheça a biografia do arquiteto Arthur Casas e seus principais projetos. Boa leitura!

Arquiteto Arthur Casas: biografia 

Nascido na capital da terra da garoa, o interesse pela arquitetura despertou logo cedo, quando  tinha apenas 12 anos. Essa habilidade inata, possivelmente, deve ter sido herdada de seu pai, que foi um exímio marceneiro. Assim, em sua infância, o ajudava nesse setor e também  treinava seus primeiros esboços, desenhando fachadas de casas, plantas baixas e, até mesmo, elevações. 

Dessa forma, como um processo natural, ingressou na Universidade Mackenzie de São Paulo e, lá, obteve sua graduação em 1983. 

Ainda na década de 1980, inaugurou seu próprio escritório, onde começou a desenvolver projetos de interiores. Ao mesmo tempo, o seu gosto por móveis o fez desenhar, criar e comercializar objetos desse gênero, muitos levavam sua própria assinatura, já outros pertenciam a designers italianos. 

Assim, foi construindo seu repertório, que passou a chamar a atenção por mesclar modernismo com contemporaneidade e, ao mesmo tempo, por refletir a urbanidade, a funcionalidade e a elegância em seus projetos. 

Nesse contexto, é válido enfatizar que o arquiteto sempre valorizou a criatividade para elaborar suas construções. Porém, de forma fundamentada, sem invencionices descabidas. Além disso, priorizou o uso de materiais de elevada qualidade e o foco nos detalhes. Afinal, para ele, um projeto não tem que ser apenas “bom e correto”, mas também deve surpreender.   

Logo, não é à toa que, desde 1999, junto com outros profissionais renomados , dirige o Studio Arthur Casas, que conta com escritórios na metrópole paulistana e em Nova York.

Influências e conceitos do arquiteto Arthur Casas

No início de sua carreira, o trabalho do arquiteto recebeu forte influências de grandes nomes brasileiros do segmento, como de Oscar Niemeyer. Porém, com o passar do tempo, as linhas retas da cidade de São Paulo e a arte concreta despertaram mais seu interesse. Logo, começou a se focar nessas características  para elaborar seus projetos.  

Assim, foi desenvolvendo um trabalho emblemático e, hoje, um dos nortes de suas composições é a sustentabilidade. Nesse sentido, sua inquietação não se baseia só no uso de materiais selecionados, vai muito além. Afinal, o profissional se preocupa tanto com o desperdício pelo mau manuseio, como pelas eventuais perdas no processo logístico, assim como pelo impacto gerado da construção dentro de uma região. 

Outro ponto que valoriza é o contexto e a história por trás de cada obra. Para ele, por exemplo, o glamour e luxo do estilo neoclássico não refletem a identidade brasileira. Além disso, em sua opinião, esse gênero é composto por materiais de qualidade inferior, que é o que o torna  popular e um investimento atraente para as construtoras. 

Sendo assim, o arquiteto enxerga muito mais sentido e valor em adaptar os projetos de acordo com época e com a identidade do local em que será inserido. Para isso, é importante não replicar construções ultrapassadas, mas sim, reinventá-las, o que revela o conceito vanguardista do profissional. 

Além da responsabilidade ambiental, Arthur Casas também valoriza o carácter funcional e a maneira como o indivíduo conversa e se identifica com uma construção. 

Nesse sentido, também foi influenciado pelos aspectos flexíveis e interativos da proposta do arquiteto Le Corbusier e de seus cinco pontos da arquitetura moderna, fato que pode ser comprovado pelas palavras do arquiteto: 

“Uma proposta precisa se afinar com o que existe ao redor e dialogar com o público que vai receber. O arquiteto deve entender o propósito da construção, não ignorar o que há em volta e o perfil das pessoas que vão utilizá-la”. 

Além disso, o processo criativo do arquiteto e de sua equipe busca englobar e prestigiar todos os aspectos de um projeto. Em outras palavras, precisa ter emoção, ser sentido por quem o elabora, ter qualidade, oferecer acolhimento para quem trafega por ele e múltiplas possibilidades de interação e conforto.

Arthur Casas: projetos 

Confira, agora, os principais projetos de Arthur Casas.

1. Restaurante Kaá (2007 a 2008)

arquiteto arthur casas

Crédito: Studio Arthur Casas 

2. Casa MS (2011 a 2014)

Crédito: Studio Arthur Casas 

Nesse vídeo, o arquiteto explica um pouco sobre a proposta deste trabalho. 

3. Pelourinho (2012)

arthur casas biografia

Crédito: Studio Arthur Casas 

4. Emiliano Rio Hotel (2013 a 2017)

arthur casas projetos

Crédito: Studio Arthur Casas 

5. Praça Henrique monteiro (2016 a 2023)

 

Crédito: Studio Arthur Casas 

Você já conhecia esses projetos de Arthur Casas? Qual é o seu preferido? Compartilhe sua opinião com a gente!

Aliás, você sabia que o blog da Laart traz, toda semana, biografias, histórias e conceitos de várias personalidades do universo da arquitetura e da arte? Não? Então, se quiser se manter bem-informado sobre esses temas, pode tanto visitar o site, como assinar a newsletter da galeria e receber em sua caixa postal notícias quentinhas sempre!

Ah, a Laart tem também um perfil muito legal no Instagram! Clique e confira! 

Crédito da foto de capa: Metrópoles

 

 

 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.