arte romântica no brasil

Arte romântica no Brasil: contexto histórico, artistas e obras do período

O Romantismo, movimento que surgiu na Europa, mais precisamente na Itália, Alemanha e Inglaterra, no final do século XVII, iniciou-se no Brasil em meados do século XIX, mais precisamente em 1836, pelas mãos de Gonçalves de Magalhães. A arte romântica no Brasil, conquistou um novo público, principalmente pelas características mais populares que a literatura assumiria.

Leia também: Romantismo na arte: surgimento, características e obras

Arte romântica no Brasil: momento histórico e características 

Como citado acima, em 1836, Gonçalves de Magalhães, lança o que seria até hoje entendido como o marco do Romantismo brasileiro, o livro “Suspiros Poéticos e Saudades”. 

É partir desse fato que é possível entender o contexto histórico do Romantismo no Brasil, afinal, apenas 14 anos antes o país “ouvia” grito de independência ou morte de Dom Pedro I às margens do Ipiranga. 

Neste momento, é cada vez mais pulsante a necessidade de se afastar das origens portuguesas e reforçar uma nova realidade. Pelas mesmas razões, o Brasil passava por uma série de mudanças políticas, econômicas e sociais. O nacionalismo crescia, o ideal de liberdade se consolidava e a vontade de construir essa nova nação era nítida entre intelectuais e artistas. 

Um mix de insegurança e vontade de construir algo novo se instaura. A partir de todo esse contexto, as características da arte Romântica no Brasil começam a se desenhar em todos os tipos de representação cultural.

Nas artes plásticas, os pintores passaram a valorizar o nacionalismo, criando telas que representavam – e imortalizaram – cenas da história nacional. O objetivo era ajudar na criação dessa nova identidade nacional, ainda tão jovem. 

romantismo brasileiro

Fonte: A Batalha do Avaí de Pedro Américo (1874 a 1877)

pinturas do romantismo

Fonte: Batalha de Guararapes de Victor Meirelles (1875–1879) 

As pinturas do Romantismo brasileiro, apresentadas acima, representam bem o ideal de pintura da arte Romântica no Brasil, que desejava estabelecer uma identidade brasileira por meio de fatos históricos narrados como uma história de bravura e heroísmo. 

A obra de Pedro Américo retrata a Guerra do Paraguai, entre brasileiros, argentinos e uruguaios. Já a tela de Victor Meirelles representa a vitória das tropas brasileiras contra as holandesas em 1648, no primeiro dos confrontos no Morro dos Guararapes.

Alguns historiadores apontam que toda essa valorização nacional era comandada por Dom Pedro II, na tentativa de construir uma unidade cultural e social no país. A ideia central seria criar a imagem de um país civilizado e em progresso

Nada seria mais propício para isso do que despertar o orgulho nacional retratando momentos “heróicos” brasileiros.

Resumindo, por meio das pinturas do Romantismo brasileiro, o nacionalismo encontrou terra fértil para crescer, por meio da reconstrução visual de eventos históricos importantes. 

Além dos fatos históricos representados, a pintura também se dedicava a criar a identidade brasileira retratando outros elementos tipicamente “nossos” como a natureza e a reabilitação do índio. 

romantismo no brasil contexto histórico

Fonte: Vista do Rio de Janeiro, Hagedorn, M C. Maya, Rio

arte romântica no brasil

Fonte: Henrique Bernardelli – Os Bandeirantes, 1889

romantismo brasileiro

Fonte: MEDEIROS, José Maria de. Iracema, 1881.

Juntamente com os pintores já citados acima, a arte romântica no Brasil também teve outros artistas da pintura, com grande participação na construção do ideal nacionalista, como: 

  • Rodolfo Amoedo, criador de “Marabá”, obra inspirada no poema homônimo de Gonçalves Dias;
  • Manuel de Araújo, sua relevância mais concreta foi na organização da Academia;
  • Almeida Júnior, artista que evoluiu rapidamente para a incorporação do Realismo nas temáticas do romantismo. 

pinturas do romantismo

Fonte: AMOEDO, Rodolfo, Marabá, 1882. 

Até hoje, as obras do período, que exaltam os feitos históricos nacionais, encontram-se expostas nos principais museus do Brasil.

Literatura, música e teatro

Já na literatura, o Romantismo brasileiro, que deu seus primeiros passos com Gonçalves de Magalhães, foi, historicamente, dividido em 3 fases. 

Uma primeira geração nacionalista ou indianista, com valorização dos fatos históricos – como na pintura – e representação da vida do índio, que era o símbolo cultural do Brasil. 

Entre os principais escritores, além de Gonçalves de Magalhães, estavam Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.

Na segunda geração, ou geração ultrarromântica, ou ainda geração “Mal do Século”, escritores como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire se dedicavam a temas amorosos com construções melancólicas e poesias extremamente pessimistas que abordavam a morte como enredo. 

Para finalizar, a última fase da arte romântica no Brasil foi encabeçada por Castro Alves e seus textos de crítica social, como o poema Navio Negreiro.

Como podemos ver, o Romantismo do Brasil vai da hipervalorização das “conquistas nacionais”, para duras e verdadeiras críticas sociais, em sua última fase. 

Música e teatro também embarcaram nas características da arte Romântica no Brasil. O Guarani de Carlos Gomes se destaca como uma das obras musicais mais relevantes do período. Você pode admirá-la abaixo: 

De maneira geral, juntando todas as fases do período, os temas abordados pelos artistas da arte romântica no Brasil, foram:

  • natureza;
  • questões sociais e políticas;
  • valorização do amor sofrido e melancólico;
  • religiosidade cristã;
  • formação histórica do país.

As obras de diversos movimentos e momentos históricos nacionais e internacionais, contam a história através das pinceladas e dos olhares dos artistas que viveram cada uma dessas fases. Além de visitar os maiores museus do mundo, você também pode conhecer importantes obras nas galerias virtuais, sem precisar sair de casa.

A Laart é uma galeria de arte virtual e possui um amplo acervo com obras em gravuras, de variados artistas brasileiros e internacionais, de diferentes estilos e momentos da história mundial, todas com certificado de autenticidade

Acesse nossa galeria e se encante com a profundidade da produção dos artistas e suas obras abrigadas aqui. Enviamos para qualquer lugar de maneira simples e segura.

Crédito da foto de capa: Wikipédia

Share with

Comments

  • No texto fala sobre vários artistas que fizeram parte do barroco, um dos principais artistas foi o Gonçalves de Magalhães que trouxe a arte para o Brasil, e apartir daí foram surgindo vários inspiradores fazendo com que olvece o surgimento de pinturas românticas, não só pinturas mas também poemas.

    Daniel Oliveira Carvalho
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.