fauvismo

Fauvismo e as vanguardas europeias: artistas, história e legado 

O fauvismo foi uma corrente artística que teve como berço de origem a França e sua data de início remete ao ano de 1901. No entanto, nesse período, esse estilo ainda não era considerado um movimento artístico, mas apenas uma tendência. Logo, conquistou a denominação de expressão artística somente em 1905.

Diferentemente de outras vanguardas europeias, o fauvismo não se originou com base em manifestos artísticos revolucionários, nem teve como essência teorias profundas. Porém, tais fatos não desmerecem a importância dessa corrente no cenário das artes.

A denominação fauvista é derivada de “Les Fauves”, uma expressão pejorativa que significa “os selvagens”. A sua autoria é associada ao crítico de arte Louis Vauxcelles, que assim julgou uma obra de Henri Matisse.

O fauvismo na arte conquistou seu apogeu entre 1905 e 1907. Apesar de apresentar um curto período na história da arte, esse estilo contou com inovações emblemáticas, como o fato de ter influenciado a dissociação da arte moderna com o padrão estético do período.

Nesse contexto, o seu principal representante foi Henri Matisse que, junto a outros artistas, experimentou e explorou ao máximo a questão da cor na arte, principalmente na pintura.

Quer entender melhor essa corrente e conhecer as principais características do fauvismo, seus artistas mais importantes e obras mais representativas? É só ler este post até o fim!

Fauvismo: características do movimento

Entre as principais características do fauvismo, as que mais se destacam são:

  • a produção artística baseada na instintividade e nos impulsos;
  • a dissociação da arte com o intelecto e a emoção;
  • a valorização da espontaneidade e da liberdade;
  • a exaltação das cores puras;
  • a prevalência de temáticas leves;
  • a forte presença de cores vivas e intensas;
  • pinceladas fortes;
  • o descompromisso com a realidade das cores;
  • linhas e cores sem linearidade;
  • influência da arte pós-impressionista e da primitivista;
  • a predominância de formas simples;
  • a escolha arbitrária das cores;
  • a presença de grandes planos.

Você sabia que há na história da arte outro movimento importante conhecido pela liberdade estética e por valorizar a espontaneidade, as cores fortes e os temas suaves? Para descobrir que estilo é esse, basta clicar aqui.

Fauvismo: artistas e obras principais

Conheça agora os principais artistas e obras do fauvismo:

1. Henri Matisse (1869-1954)

Sem dúvida alguma, o principal e mais conhecido artista do fauvismo foi Henri Matisse. A citação abaixo comprova como as cores foram primordiais para a composição desse estilo, assim como define o fauvismo de Henri Matisse.

“A partir do momento em que segurei uma caixa de cores, soube que assim seria minha vida. Eu me joguei nela como um ser bestial que mergulha em algo que ama”.

Entre as principais obras do fauvismo desse artista, a peça “A Dança” é uma das mais emblemáticas. Criada em 1905, essa pintura teve como fonte de inspiração as figuras de pescadores que, de maneira espontânea e expressiva, dançavam em uma praia francesa.  

Nessa obra, Henri Matisse explorou poucas cores, como o azul, o laranja e o verde, mas o fez de forma sublime e harmônica.

fauvismo arte

Crédito: História das Artes

2. Paul Gauguin (1848-1903)

Paul Gauguin foi um artista francês pós-impressionista que também realizou um trabalho importante no estilo fauvista.

Elaborada em 1889, a pintura “O Cristo Amarelo” é uma das obras do fauvismo mais conhecidas. Explorando o contorno acentuado, as linhas rudes e as cores intensas, principalmente a amarela, essa peça de Paul Gauguin se configura uma das mais relevantes do estilo.

Crédito: Saber Cultural

3. Georges Braque (1882-1963)

É inegável a importância de Georges Braque na história da arte. Afinal, o artista, junto com Pablo Picasso, revolucionou as artes plásticas ao criar o cubismo.

No entanto, o artista, multifacetado, explorou outros estilos, como o fauvista. Nesse cenário, uma de suas mais icônicas peças foi a pintura “Costa do Mar Amarela”, cuja data remete a 1906.

Nessa obra, é possível notar a presença de cores fortes, predominantemente a amarela, assim como o descompromisso com a realidade fiel, duas importantes características do fauvismo.

fauvismo características

Crédito: Toda Matéria

4. André Derain (1880-1954)

André Derain foi outro artista fundamental para o movimento fauvista. Isso porque, junto com Henri Matisse, desenvolveu a questão das cores nas obras dessa corrente.

Entre suas peças mais significativas, “Estaque”, feita em 1905, merece atenção especial. Apresentando cores dramáticas e pouco realistas, essa pintura imprime uma ousadia sem igual nesse estilo de arte.

Crédito: WikiArt

5. Maurice de Vlaminck (1876-1958)

Maurice de Vlaminck não poderia deixar de participar dessa lista de artistas fauvistas. Afinal, o francês ficou conhecido por ser uma das figuras mais intrépidas e audaciosas por compor obras com formas exageradas e abusar do contraste em sua paleta de cores.

Pintado em 1905, o quadro “Restaurante de la máquina em Bougival” exemplifica bem as questões acima, como é possível observar.

Crédito: WideWalls

Legado do Fauvismo

Apesar da pouca duração, o fauvismo representou ousadia e liberdade em termos criativos. Assim, exerceu um papel crucial nas artes plásticas, principalmente na pintura, ao explorar as cores de maneira inovadora.

Logo, exerceu forte influência em artistas do expressionismo alemão e também em pintores expressionistas francesas, o que mostra a sua importância na cena artística mundial.

Se aprecia esse e outros movimentos artísticos que pregam a liberdade nas artes, então você precisa conhecer a Laart!

Contando com mais de 15.000 gravuras em seu acervo, a Laart é uma galeria de arte online que nasceu com a proposta de valorizar as obras de artistas brasileiros e latino-americanos.

Apresentando peças dos mais variados estilos e técnicas, a Laart só trabalha com gravuras originais, assinadas e de tiragem limitada. Logo, todas as suas obras contam com certificado de autenticidade. Curioso em conhecer algumas delas? É só clicar aqui! 

Crédito da foto de capa: El País

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.