isay weinfeld

Isay Weinfeld: quem é o arquiteto contemporâneo brasileiro e suas obras de tirar o fôlego!

Mais do que suas conhecidas linhas retas, despertar sensações é a característica mais forte e o espírito comum das obras de Isay Weinfeld, o renomado e premiado arquiteto brasileiro. 

Com projetos residenciais e comerciais exclusivos, Isay Weinfeld acredita na afinidade entre arquiteto e cliente como a principal ferramenta para que um projeto possa realmente ser idealizado e desenvolvido com sucesso. Seus traços, então, são resultados de um alinhamento natural entre a inspiração do arquiteto e a proposta do cliente. 

Isay Weinfeld, lança mão da arquitetura minimalista elegante, perfeitamente construída com sofisticação, para dar vida às suas obras arquitetônicas, de design de móveis ou de interiores. 

A seguir, reunimos alguns dos marcos da história de Isay Weinfeld e suas obras de arquitetura contemporânea, tanto em projetos comerciais como residenciais.  

Biografia de Isay Weinfeld

Nascido em São Paulo em 1952, Isay Weinfeld se formou em Arquitetura pela Universidade de Mackenzie, entretanto, sua formação oficial não era, e ainda não é, sua única paixão e vocação. Cineasta e cenógrafo, começou sua carreira no cinema dedicando-se principalmente a curtas-metragens.

Você pode estar pensando que o cinema era uma “brincadeira” para o arquiteto, mas contrariando suas expectativas, o curta “Idos com o Vento”, produzido em 1984, recebeu o prêmio de melhor filme do Festival de Gramado e do Festival de Huelva, na Espanha. No total, foram 14 curtas e um longa metragem. 

A atuação como arquiteto, também rendeu numerosos e importantes prêmios a Isay Weinfeld, entre eles: 

  • Vencedor do World Architecture Festival em 2009, na categoria “Espaços Comerciais”, pela idealização da loja Havaianas em São Paulo (conheceremos o projeto adiante);
  • Troféu de Ouro no Prêmio IDEA de design – EUA, também pelo projeto comercial de Isay Weinfeld com a loja Havaianas;
  • Menção Honrosa pelo Prêmio Licc (Londres), pela idealização da Livraria da Vila, também de São Paulo;
  • Medalha de Ouro pela IDEA Awards; outro prêmios devido ao projeto da Livraria da Vila
  • Prêmio Top – categoria espaço comercial, no XXI Mercado Design de São Paulo, terceiro prêmio pelo projeto da Livraria da Vila;
  • International Architecture Awards | The Chicago Athenaeum  – EUA, pelo projeto do Hotel Fasano Las Piedras, em 2012;

Seria realmente difícil relatar todos os prêmios que Isay Weinfeld recebeu durante esses anos de atuação. Para conferir a lista completa, indicamos que acesse a página de premiações do site do escritório do arquiteto.  

Por falar em seu escritório, o espaço de trabalho é um sucesso desde sua inauguração em 1973. Mantendo um caráter multidisciplinar, desenvolve projetos de:

  • edificações;
  • design de interiores;
  • criação de mobiliário;
  • cenografia e cinema. 

Isay Weinfeld: projetos comerciais

São dezenas de projetos comerciais, desenvolvidos por Isay Weinfeld, que merecem destaque, entretanto, a seguir, listamos alguns dos mais prestigiados, para que você possa conhecer mais da obra desse arquiteto brasileiro. 

Loja Havaianas

Na lista de prêmios recebidos pelo arquiteto vários são dedicados à imponente loja do bairro Jardins, em São Paulo. Com uma brasilidade própria, a Havaianas se tornou um símbolo do Brasil e buscou em Isay Weinfeld um arquiteto que retratasse exatamente isso, em todo seu espaço. 

Então, se você está em São Paulo e deseja se sentir na praia, só precisa visitar esse espaço único. A sensação de sol na pele é impressionante e real em cada centímetro do espaço. 


isay weinfeld obras

Loja Havaianas

isay weinfeld projetos

Loja Havaianas

Livraria da Vila

Também entre os projetos comerciais de Isay Weinfeld mais premiados está a Livraria da Vila. Uma construção que apresenta de maneira bem clara as linhas retas comuns nas obras do arquiteto, bem como sua elegância. 

Com um conceito que nos relembra as construções dos antigos “sebos”, o espaço acolhe o visitante, oferecendo poltronas e uma iluminação convidativa à leitura. 

Super charmosa, cada detalhe é pensando na livraria. Desde a escada cheia de personalidade que traz cor ao espaço, até a distribuição dos pontos de luz. 

biografia de isay weinfeld

Livraria da Vila

isay weinfeld projetos comerciais

Livraria da Vila

Isay Weinfeld: projetos residenciais

“Luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz”, essa é uma das icônicas frases de Isay Weinfeld e é com ela que ele desenvolve seus projetos, já sendo conhecido por recusar obras com as quais não se identifica. 

Os projetos residenciais do arquiteto são resultados de uma troca especial entre arquiteto e seus clientes. Com conceitos sempre muito bem construídos, as linhas de construção respondem ao que foi idealizado na mente do gênio Isay Weinfeld. 

A seguir, separamos 2 obras que representam bem tudo o que falamos até aqui sobre Weinfeld. 

Casa Cubo

O projeto que chegou até Isay Weinfeld já era incrível: criar uma casa para um casal que coleciona arte. 

O que saiu do papel foi uma casa com todos os cômodos comuns, como banheiro, cozinha e sala, mas que é, na verdade, uma “galeria” de arte, na qual cada espaço possui uma instalação digna de museu. 

Cada detalhe da casa é uma expressão de arte, que hipnotiza.

isay weinfeld

Casa Cubo

casa cubo isay weinfeld

Casa Cubo

Edifício 360º 

Esse projeto é realmente incrível e possui uma proposta totalmente ousada para uma cidade como São Paulo, acostumada a prédios enormes, com apartamentos pequenos e funcionais. No Edifício 360º a funcionalidade está presente, mas mais do que isso, a proposta é fazer o morador se sentir em casa. Literalmente em uma casa.

O objetivo alcançado foi construir “62 casas suspensas com quintal”. Ao invés de varanda, a proposta para os apartamentos é de um quintal, amplo e iluminado. Além claro, de toda a infraestrutura comum que um condomínio como esse oferece, como piscina (não qualquer piscina), salão de jogos e mais. 

Qualquer uma das 4 faces do edifício possui a mesma aparência (daí o nome), não havendo diferenças entre a fachada principal e as demais. 

isay weinfeld projetos residenciais

Edifício 360º

Edifício 360º

Nós sabemos que imagens falam mais do que mil palavras, principalmente quando o assunto é arte e arquitetura, entretanto, vamos encerrar este artigo, com mais uma célebre frase de  Isay Weinfeld, que resume, que é esse arquiteto e o que ele representa para o cenário nacional: “Sempre procuro inserir o elemento surpresa, o inusitado, a descoberta. A arquitetura deve causar infartos”. 

Leia também: Arquitetura contemporânea no Brasil: técnicas e arquitetos

Se você, além de fã de arquitetura, também curte arte, te convidamos a conhecer a  Laart, uma galeria de arte online especializada no comércio de gravuras originais, assinadas e de série de tiragem limitada, de importantes artistas brasileiros e latino-americanos. Acesse nossa galeria e navegue pelas centenas de obras de nosso acervo. 

Crédito da foto de capa: Archtrends  

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.