arquitetas famosas

Arquitetas famosas: quem são essas mulheres incríveis?

O mundo, felizmente, conta com arquitetas famosas que marcaram a história por desenvolverem trabalhos inovadores e por conquistarem espaço e reconhecimento em um universo predominantemente masculino. 

Assim, com sensibilidade, criatividade e muito talento, fizeram seus nomes e inspiraram. 

Para conhecer esta lista especial de mulheres arquitetas famosas e entender a importância do olhar feminino no segmento, basta ler este post até o fim!

3 arquitetas famosas do velho continente

Confira quem são essas três mulheres fantásticas que despertaram os olhares no velho continente.

Lilly Reich (1985-1947)

A alemã Lilly Reich ficou conhecida principalmente como designer de interiores, mas a sua importância na arquitetura é inegável, uma vez que desenvolveu projetos ao lado de Mies van der Rohe, conhecido por ser o Mestre do  Minimalismo e por dar pouca voz aos profissionais que o cercavam. Claro que Lilly Reich foi uma das exceções! 

Com ele, a arquiteta atuou como diretora da feira do Pavilhão Alemão (1929).  Ela também foi a autora de alguns  mobiliários super famosos, como a Cadeira de Barcelona, que foi projetada especialmente para o Pavilhão e que é, até hoje, é uma das peças mais aplaudidas pelos designers. 

Crédito: Wikipédia 

mulheres arquitetas famosas

Crédito: Wikipédia 

Gae Aulenti (1927- 2012)  

Mulher de múltiplos talentos, a italiana Gae Aulenti não só produziu um trabalho incrível na arquitetura, como também se destacou como designer de interiores e estilista.

Ela foi uma das únicas figuras femininas a desenhar no período pós-guerra, um momento complicado principalmente para  a Europa. Assim, ficou conhecida tanto em sua terra natal,  por seu olhar analítico, como em outras partes do globo, o que pode ser comprovado pelos prêmios que recebeu ao longo de sua carreira e pelo título concedido a ela de “ Dama da Arquitetura”. 

Foi autora de diversos projetos de museus, entre eles o do Museu de Orsay.

arquitetas famosas

Crédito: Dicas de Paris 

Zaha hadid (1950- 2016)

Zaha Hadid é um nome que jamais poderia deixar de aparecer nesta lista de arquitetas famosas. Afinal, a iraquiana naturalizada inglesa foi a primeira mulher a conquistar o Nobel da Arquitetura, o tão cobiçado Prêmio Pritzker. 

Com um olhar além de seu tempo, ela é considerada uma das grandes mestres da arquitetura desconstrutivista. Assim, deixou um legado de cair o queixo, composto por obras impressionantes e repletas de conceitualismo

mulheres arquitetas famosas

Capital Hill Residence: Crédito: Dezeen

3 mulheres arquitetas famosas: a hora e a vez das americanas

Descubra quem são os grandes nomes da arquitetura feminina dos Estados Unidos.

Marion Mahony Griffin (1871-1961)

Em todos os segmentos sempre há um pioneiro, não é mesmo? Este foi o caso de Marion Mahony Griffin que, segundo boa parte dos estudiosos, foi a primeira mulher do mundo licenciada a atuar em sua profissão. 

O seu talento pode ser comprovado pelo fato de ela ter projetado suas obras ao lado do exigente e icônico Frank Lloyd Wright.

Estima-se que a americana tenha sido autora de inúmeros projetos, muitos deles desenvolvidos em parceria com seu marido, também arquiteto.

Crédito: Pinterest

Denise Scott Brown (1931)

No início do século XX, era comum que as mulheres fossem consideradas coadjuvantes. Apesar disso, não foram poucos os nomes femininos que ficaram conhecidos nos mais diversos campos, como na arquitetura.  

Esse foi o caso da africana naturalizada americana Denise Scott Brown que, também, ao lado de seu marido, foi autora de projetos importantes e, com ele, criou a empresa Venturi, Scott Brown e Associados. Esse escritório e o trabalho de ambos ficaram conhecidos como os mais influentes da arquitetura moderna do século XX.

Entre seus projetos mais conhecidos, a renovação do Perelman Quadrangle em 2001 merece atenção especial. 

mulheres arquitetas famosas

Crédito: Wikipédia 

Jeanne Gang (1964)

Outra mulher importante dessa seleção de arquitetas famosas é Jeanne Gang que, que vanguardismo e experimentação, se focou em desenvolver arranhas-céus, se tornando  a primeira mulher do mundo a projetar um.

Acreditando na verticalização e com um discurso engajado e que tem como base a consciência ambiental e o uso de elementos tecnológicos, a americana vê na sustentabilidade o caminho para a evolução. 

O Aqua Tower, de 2009, é um de seus projetos mais famosos e ambiciosos. 

arquitetas famosas

 

Crédito: In Habitat 

Arquiteta famosa que fez bonito na Ásia

Saiba quem foi essa personalidade oriental que também marcou a história da arquitetura. 

Kazuyo Sejima (1956)

Kazuyo Sejima é uma arquitetura contemporânea japonesa motivo de orgulho de seu país. Afinal, essa brilhante mulher conquistou vários prêmios em sua jornada, inclusive o Pritzker, em 2010. 

Dona de um estilo único e inconfundível por propor o habitar entre o material e o abstrato, a japonesa ficou conhecida por explorar a simplicidade, sem se esquecer de elevá-la com sua visão criativa da arquitetura. 

Crédito: Wikipédia 

3 arquitetas brasileiras famosas e suas carreiras maravilhosas

Nesta lista de mulheres poderosas, há três arquitetas brasileiras famosas que não poderiam faltar. Saiba quem são! 

Lina Bo Bardi (1914-1992)

Apesar de ter nascido na Itália, Lina Bo Bardi sempre foi apaixonada pelo Brasil. Logo, é considerada a principal referência feminina da arquitetura brasileira. 

Com um estilo simples, Lina Bo Bardi projetou obras famosas, entre elas um dos cartões postais de São Paulo: o MASP. 

Para explorar suas ideias, ela não só contava com suas habilidades técnicas, mas também com sensibilidade, uma vez que seus projetos, além de funcionais, apresentavam uma linguagem poética. 

Assim, ficou conhecida nacional e internacionalmente, mesclando a tradição popular com elementos inovadores e, logo, se tornou o grande nome feminino da arquitetura brasileira. 

Crédito: Wikipédia 

Rosa Grena Kliass (1932)

A paulista Rosa Grena Kliass não é considerada só um nome importante da arquitetura, mas também é uma figura fundamental para o paisagismo tupiniquim.

Assim, construiu uma sólida carreira e ganhou uma série de honrarias. Pensadora e valorizando o papel da arquitetura paisagista dentro do contexto social, ela representa o protagonismo feminino nesse cenário, destacando, sempre, a importância do planejamento urbano. 

arquitetas brasileiras famosas

Crédito: Veja SP

Chu Ming Silveira (1941-1997)

Chu Ming Silveira foi uma arquiteta sino-brasileira que ficou conhecida por projetar um dos grandes símbolos da paisagem tupiniquim das décadas de 1970 e 1980: o orelhão. 

Além disso, seu trabalho ficou marcado por valorizar tanto a estética, como a funcionalidade. Posteriormente, suas obras enalteceram o uso de materiais locais e a harmonia com a natureza. 

arquitetas brasileiras famosas

Crédito: Wikipédia 

 

O que você achou dessa seleção de mulheres arquitetas famosas? Caso tenha gostado, não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Aproveite também para conhecer a Laart!

A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras originais e assinadas das mais importantes personalidades artísticas brasileiras e latino-americanas.

Quem sabe uma delas combine perfeitamente com seu estilo? 

Para descobrir, basta clicar aqui!

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.