Prêmio Pritzker de arquitetura

Prêmio Pritzker de arquitetura: o que é e quais foram os seus grandes ganhadores?

Receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura configura um dos maiores sonhos dos profissionais da área. Afinal, ele se iguala ao Nobel em termos de importância. Logo, conquistá-lo comprova a relevância das ideias, das habilidades e do talento de um arquiteto, que se torna internacionalmente conhecido e aplaudido. 

Criada pelo casal Jay e Cindy Pritzker, em 1979, essa honraria já conta com mais de 40 edições e tem como base  homenagear profissionais que elaboram seus projetos aliando beleza, funcionalidade e solidez. 

Além disso, a proposta do Prêmio Pritzker de Arquitetura reflete um objetivo nobre, uma vez que é concedido apenas aos profissionais que tenham contribuído, de forma significativa à humanidade, por meio de suas obras ao longo dos anos. 

Além da importância simbólica para a reputação, o profissional que recebe o Nobel da Arquitetura também é agraciado com um certificado que comprova o mérito do seu papel, e uma quantia de 100 mil dólares. 

Quer saber se algum arquiteto brasileiro ganhou o Prêmio Pritzker, e conhecer os grandes nomes internacionais que conquistaram esse Oscar da Arquitetura? Basta seguir com sua leitura! 

Arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker do século XX e suas grandes obras  

Confira, agora, os principais arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker do século XX e suas obras. 

1. Prêmio Pritzker 1979 – Philip Johnson 

Considerado um dos pais da arquitetura moderna, Philip Johnson foi o primeiro profissional do segmento a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, o que aconteceu em 1979. 

Inovador e criador de estilos e tendências, o americano valorizou a funcionalidade e acessibilidade das obras e projetos. 

Ao mesmo tempo, como uma espécie de paradoxo, também influenciou o desenvolvimento de uma arquitetura desconstrutivista, um estilo conhecido por sua sofisticação e maior complexidade. 

Entre as obras mais importantes do americano, destaca-se a Casa de Vidro. Projetada em 1949, ela é considerada um marco no desenvolvimento da arquitetura moderna pelo fato de apresentar um equilíbrio entre proporção e reflexo de luz natural. 

Prêmio Pritzker de arquitetura

Crédito: Wikipédia 

2. Prêmio Pritzker 1980 – Luis Barragán

Luis Barragán foi o segundo a ser agraciado com o Nobel da arquitetura. Considerado um dos profissionais mais importantes e atuantes de sua área do século XX, o mexicano foi o único de sua nacionalidade a conquistar esse prêmio. 

Dono de uma narrativa única, que explorava a emoção e a beleza e valorizava a simplicidade, o uso de cores vivas e a utilização de poucos materiais, seus projetos também encantam pela pureza técnica. 

Entre eles, podemos citar as Torres de Satélite (1957/1958).

Prêmio Pritzker de arquitetura

Crédito: Wikipédia 

Arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker do século XXI e seus projetos marcantes

Descubra quem foram os principais vencedores do Prêmio Pritzker de arquitetura do século XXI.

1. Prêmio Pritzker 2001 – Jacques Herzog e Pierre de Meuron 

O Prêmio Pritzker de 2001 foi concedido a dois sócios suíços: Jacques Herzog e Pierre de Meuron que, juntos, criaram um escritório e compuseram um legado importante em suas carreiras. 

Em muitos projetos, eles trabalharam em conjunto com artistas, o que mostra a criatividade dos suíços e comprova o pensamento fora da caixa da dupla. 

Entre as obras mais famosas dos arquitetos, está a revitalização do Tate Modern (2000), em Londres. Porém, eles foram autores de várias construções ao redor do globo.

Crédito: Wikipédia 

2. Prêmio Pritzker 2004 – Zaha Hadid

Já o Prêmio Pritzker de 2004 conta com um simbolismo inigualável, uma vez que foi o primeiro a ser conquistado por uma mulher: a iraquiana-britânica Zaha Hadid

Sempre defendendo a figura feminina e a importância de seu papel dentro da arquitetura, Zaha Hadid ficou conhecida por explorar a arte conceitual em suas peças, mas ficou famosa, de fato, por seus projetos de arquitetura desconstrutivista, entre eles, podemos citar a Fire Station (1993), que a tornou internacionalmente conhecida. 

Prêmio Pritzker de arquitetura

Crédito: Vitra 

Leia também: Daniel Libeskind, o desconstrutivista que provoca e emociona

3. Prêmio Pritzker 2008 –  Jean Nouvel 

O Prêmio Pritzker de 2008 foi concedido a Jean Nouvel, um francês conhecido como “arquiteto da Luz”. 

Famoso por seus projetos megalomaníacos, os traços do arquiteto e tornaram inconfundíveis por explorar a luminosidade e inserir elementos da arte em suas construções.

Entre seus projetos mais icônicos, um dos que merecem mais destaque é a Torre Glòries (2001-a 2004), de mais de 140 metros e com formato cilíndrico, presente em Barcelona. 

Prêmio Pritzker de arquitetura

Crédito:  Surftide 

3. Prêmio Pritzker 2009- Peter Zumthor

Diferentemente do ano anterior no qual um profissional extravagante recebeu o Nobel da arquitetura, em 2009, o Prêmio Pritzker foi conquistado por uma figura mais reservada e minimalista: o suíço Peter Zumthor. 

Autor de projetos que valorizavam a funcionalidade e que respeitavam o uso de materiais, Peter Zumthor ganhou diversas honrarias em sua trajetória.

Seus projetos ficaram marcados pelo impecável uso da luz natural e também pelo fato do arquiteto inserir, com harmonia e sutileza, o tema água. 

Entre suas obras mais conhecidas, podemos citar The Therme Vals, de 1996, sobre a qual o arquiteto fala no vídeo abaixo. 

Prêmios Pritzker mais recentes e seus vencedores

A seguir, você descobrirá quais foram os ganhadores do Prêmio Pritzker da última década. 

1. Prêmio Pritzker 2013 – Toyo Ito

Em 2013, o Prêmio Pritzker de arquitetura foi para as mãos do japonês Toyo Ito, cujos projetos foram aplaudidos pela criatividade e por contar com materiais tradicionais ressignificados a uma nova estética.

Entre os elementos mais comuns em suas peças, podemos citar a malha expandida, o concreto armado e os tecidos.

Entre as obras mais chamativas do arquiteto, a Mediateca de Sendai (1995-1997) merece atenção especial. Isso porque ela traz aspectos únicos, uma vez que conta com uma estrutura inovadora, reflete a cultura de seu povo e apresenta versatilidade em termos de função. 

Crédito: Revista Habitare 

2. Prêmio Pritzker 2015 – Frei Otto

Já o Prêmio pritzker de 2015 foi concedido ao alemão Frei Otto, que foi avisado sobre a homenagem dias antes de sua morte, recebendo a notícia com felicidade. 

Dono de um legado de cair o queixo, o arquiteto alemão foi pioneiro no uso de materiais leves. Ecologista de carteirinha, também ficou famoso por ressaltar o uso consciente de elementos em suas construções.

Além disso, o seu trabalho privilegiou o baixo custo, a luminosidade natural e a democratização dos espaços. 

Entre suas obras principais, podemos destacar o Mannheim Multihalle (1974).

arquitetos ganhadores do premio pritzker

Crédito: Archilovers 

3. Prêmio Pritzker 2016 – Alejandro Aravena 

O Prêmio Pritzker de 2016 foi para um arquiteto latino-americano: o chileno Alejandro Aravena. 

O seu trabalho ficou famoso por apresentar um forte engajamento social, uma vez que o profissional construiu mais de 2500 construções de baixo custo. 

Foi assim que o chileno ganhou olhares e admiração. Logo, o prêmio foi concedido a ele por apresentar uma preocupação genuína com questões sociais e humanitárias. 

Entre suas propostas mais emblemáticas, podemos citar o Quinta Monroy, de 2003. 

arquitetos ganhadores do premio pritzker

Crédito: Arquitechne

Para entender melhor a processo de criação do chileno e compreender seu papel na arquitetura contemporânea, não deixe de assistir ao TED abaixo.

 

4. Prêmio Pritzker 2017 – Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta

O Oscar da arquitetura de 2017 contou com um feito inédito: o seu número de ganhadores. Isso porque o prêmio foi atribuído para três arquitetos espanhóis: Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta.

Outra novidade desta edição é que os profissionais que ganharam essa homenagem eram pouco conhecidos, uma vez que a organização, até então, costumava premiar arquitetos famosos do circuito. 

As obras do trio chamaram a atenção por trazerem um estilo moderno e por apresentarem um trabalho conjunto e expressarem uma forte sintonia com seus espaços e contextos. 

Logo, trouxeram à tona uma arquitetura experimental de intensa emoção, como você pode observar na imagem abaixo, um retrato da Galeria de Adegas Bell. 

arquitetos ganhadores do premio pritzker

Crédito: Pinterest 

5. Prêmio Pritzker 2018 – Balkrishna Doshi

Em 2018, o agraciado pelo Prêmio Pritzker de Arquitetura foi o indiano Balkrishna Doshi, sendo o primeiro de sua nacionalidade a conquistá-lo.

Com um vasto portfólio de mais de 70 anos, que apresentou inspirações e trabalhos de Le Corbusier e de Louis Kahn, esse arquiteto indiano é considerado um dos mais importantes do século XXI. 

Com um trabalho focado em design ambiental e com influências das culturas orientais, seus projetos também incluíram a construção de empreendimentos habitacionais de baixo custo. Afinal, uma das metas do indiano era oferecer lugares mais adequados às classes mais baixas.

Entre suas obras mais conhecidas, uma de grande destaque é a Sangath, que nada mais é do o escritório do arquiteto. 

arquitetos ganhadores do premio pritzker

Crédito: El País  

6. Prêmio Pritzker 2020

O Prêmio Pritzker de 2020 foi conquistado, com distinção, pelas arquitetas irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara. Autoras de um repertório vasto e emblemático, elas se tornaram conhecidas por apresentarem uma abordagem delicada e sutil, mas ao mesmo tempo, intensa. 

O júri as escolheu pelo fato da dupla feminina contar com um legado de obras que representavam e respeitavam os locais de suas construções. 

Além disso, elas ficaram famosas por desenvolverem espaços internos repletos de beleza, trazendo a luminosidade exata e o conforto necessário para quem usufruísse deles. 

A organização deste ano descreveu Farrell e McNamara como “pioneiras em um campo tradicionalmente dominado por homens”.

A dupla recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura com emoção e sensibilidade, como mostram as palavras de Yvonne Farrell: 

“A arquitetura pode ser descrita como uma das atividades culturais mais complexas e importantes do planeta…Ser arquiteta é um enorme privilégio. Ganhar este prêmio é um endosso maravilhoso de nossa crença na arquitetura. Obrigada por esta grande honra. “

Um dos projetos mais icônicos das irlandesas é o Solstice Arts Centre, que transborda luz e modernidade. 

Crédito: Grafton Architects 

Arquitetos brasileiros que ganharam o Prêmio Pritzker

Nessa lista de grandes vencedores do Nobel da Arquitetura, há dois profissionais brasileiros que receberam o mérito merecido por seus trabalhos. Confira quem foram eles. 

1. Oscar Niemeyer

Uma figura que praticamente dispensa apresentações por seu enorme talento e fama, Oscar Niemeyer foi o primeiro arquiteto brasileiro a ser honrado com esse prêmio, o que aconteceu em 1988. 

Considerado, por muitos, como o maior mestre da arquitetura de todos os tempos, o carioca mesclou originalidade, ousadia e delicadeza e as transformou em projetos célebres. 

Dono de um estilo singular e incomparável, as obras de Oscar Niemeyer ficaram famosas pelas curvas sinuosas, pela utilização de materiais naturais e também por explorarem, de maneira inovadora,  o concreto armado, o mármore como elemento e a iluminação. 

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

Entre as obras mais famosas do gênio, podemos citar a Catedral Metropolitana de Brasília (1959). 

arquiteto brasileiro prêmio pritzker

Crédito: Wikipédia 

2. Paulo Mendes da Rocha

Outra figura de extrema importância para a arquitetura brasileira e mundial é Paulo Mendes da Rocha, que ganhou o prêmio em 2006.

Considerado o maior arquiteto brasileiro vivo, o capixaba ficou conhecido por exaltar em suas obras a clareza estrutural, a viabilidade e por apresentar propostas voltadas para a criação de espaços socialmente conscientes.  

Assim, elaborou projetos considerados polêmicos por sua estética, mas que marcaram a história pela elevada qualidade técnica. Para ele:

“A arquitetura não é para ser vista, é para ser vivida”

As obras de Paulo Mendes da Rocha falam por si, como é o caso de  Capela de São Pedro Apóstolo, de 1987. 

arquiteto brasileiro prêmio pritzker

Crédito: Wikimedia 

O que você achou dessa lista de arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker? Qual estética ou proposta fez mais a sua cabeça? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários aqui abaixo!

Dizem que todo arquiteto tem alma de artista, não é mesmo? Afinal, para criarem seus projetos, eles devem ir muito além da técnica e do pragmatismo. Aí, a arte, em forma de criatividade e visão, entra em cena. 

Acreditando nisso, a Laart conta com um blog com diversos posts sobre o universo da arquitetura e da arte.

Idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte, a Laart é uma galeria virtual que trabalha com gravuras de artistas brasileiros e latino-americanos. 

Todas as peças do acervo vêm com certificado de autenticidade, são originais e assinadas. Se você aprecia arte e arquitetura, um gravura da Laart é um must-have!

São mais de 15.000 peças. Conheça o repertório da Laart agora mesmo! 

 

Crédito da foto de capa: PX Here 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.