Arte renascentista: como ela colocou o homem no centro de tudo?
A arte renascentista foi um movimento que aconteceu entre os séculos XIV e XVII e que foi marcado por profundas mudanças, uma vez que promoveu ideias que ousaram quebrar com os dogmas e os pensamentos da igreja.
Considerada por muitos estudiosos como a mais nobre das tradições antigas, a arte na renascença resgatou os valores e conceitos da cultura clássica e greco-romana. No entanto, como uma espécie de antropofagia, absorveu e transformou essa tradição, aplicando novas ideias, as quais foram bastante influenciadas pela modernidade, pelos avanços científicos e por um novo pensar.
Assim, o renascimento nas artes plásticas se originou, de forma gradual e natural na Itália e foi propagado e abraçado pela Europa e ao redor do globo, modificando e transformando a pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a literatura e a música.
Como surgiu a arte no renascimento?
A arte no renascimento não teve uma data exata de surgimento. Porém, estima-se que ela tenha se iniciado entre os séculos XIII e XIV. Ela foi concebida e propagada por escritores italianos, como Petrarca e Giovanni Boccaccio, que buscavam reviver a linguagem, os valores e o pensamento intelectual que, até então, estavam estagnados e dominados pela cultura medieval.
Chamado pelos renascentistas de Idade das Trevas, esse período ficou conhecido pelo pouco desenvolvimento e por um pensamento totalmente voltado para a igreja e pelos dogmas católicos.
Nessa época em que poucas pessoas sabiam ler, grande parte dos textos era lido nas missas. Sendo assim, para não perder o controle, a Igreja propagava os seus pensamentos e conceitos para serem assimilados, não questionados, um fato que impediu muito a evolução no período.
Assim, com um olhar diferenciado e voltado para o novo, a arte renascentista nasceu para quebrar essa tradição. Nesse sentido, é importante ressaltar que seus artistas não negavam a existência de Deus, até porque, muitos deles, eram patrocinados por mecenas (homens ricos, muitos deles bispos e cardeais).
Porém, eles desejavam encarar o mundo com um novo olhar, colocando o ser humano como centro do universo e da arte.
Como é a arte renascentista?
A arte renascentista é um estilo que nasceu com a proposta de recriar a realidade, o que foi feito por meio de técnicas avançadas que espelhavam, com perfeição, as figuras humanas, assim como também retratavam a natureza.
Para tanto, seus artistas desenvolveram uma série estudos para reproduzir os cenários e as paisagens naturais, assim como buscaram elevar a arte ao retratar o ser humano com excelência.
Assim sendo, as obras de arte do renascimento foram criadas com base na técnica de perspectiva, um conceito avançado que utilizava estudos matemáticos e as formas geométricas para desenvolver a sensação de perspectiva e profundidade, características fundamentais para dar realismo às peças.
Quais são as características da arte renascentista?
As características da arte renascentista são:
- a busca pela perfeição;
- o surgimento de técnicas avançadas;
- o ser humano como foco;
- o prestígio das habilidade técnicas e criativas dos artistas;
- o destaque para o realismo.
A pintura na arte renascentista
A pintura na arte renascentista teve como base o rigor científico, o que deu às telas uma melhor perspectiva dimensional e senso de realidade. Além disso, foi nesse período que surgiu a pintura a óleo, que permitiu a criação de peças mais elaboradas, uma vez que o tempo de secagem era superior.
Nesse cenário também apareceram novos suportes, como a tela e o cavalete, que simplificaram o comércio das peças, assim como surgiram novos tipos de pigmentos, os quais deram às pinturas novas possibilidades de graduações de tons.
Outro ponto importante da pintura nessa época é que ela buscava retratar com perfeição as emoções das figuras humanas.
A escultura no renascentismo
A escultura no renascimento teve como grande objetivo retratar o homem de modo fiel, valorizando, ao máximo, tanto a beleza como a sua anatomia.
Além disso, este tipo de arte privilegiou o drama e a emoção em suas peças, dando às esculturas um caráter realista impressionante, pouco atingido até então.
Outra característica da escultura no renascentismo foi que essa arte abarcou diversos materiais, principalmente o bronze, o mármore e a madeira.
A arquitetura no renascimento
A arquitetura no renascimento retomou os modelos da cultura medieval greco-romana e deu ao estilo um caráter singular e original.
Desse modo, os profissionais do segmento criaram projetos grandiosos com proporções e formatos simétricos e harmônicos, em que a beleza e o ideal de perfeição também configuravam aspectos essenciais.
Crédito: Wikipédia
Leia também: Quem foi Antoni Gaudí: biografia, construções e legado do arquiteto.
7 grandes obras de arte do renascimento
Se houve um período conhecido na história por revelar artistas importantes, ele foi a renascença. Afinal, ele contou com a originalidade e genialidade de grandes mestres, como Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti, que criaram espetaculares obras de arte do renascimento. Confira as principais.
1. O Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli (1485)
Crédito: Wikipédia
2. A Última Ceia – Leonardo da Vinci (1495)
Crédito: Wikipédia
3. Pietà – Michelangelo Buonarroti (1499)
Crédito: Wikipédia
4. David – Michelangelo Buonarroti (1501)
Crédito: Wikipédia
5. Mona Lisa – Leonardo da Vinci (1503)
Crédito: Wikipédia
6. A Criação de Adão – Michelangelo Buonarroti (1508)
Crédito: Kolekto
7. Escola de Atenas – Rafael Sanzio (1509)
Crédito: Wikipédia
Como foi rica a arte renascentista e quantas obras incríveis foram criadas dentro desse estilo, não é mesmo?
Sabe onde você também pode encontrar obras sensacionais e originais? Na Laart!
A Laart é uma galeria de arte virtual que trabalha com gravuras exclusivas e assinadas. Todas elas contam com certificado de autenticidade e são entregues em casa!
Conhecê-las é muito simples! Basta clicar aqui!
There are no comments