lina bo bardi

Lina Bo Bardi: biografia e legado da arquiteta que projetou o MASP

Achillina Bo, conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma das arquitetas latino-americanas mais emblemáticas do século XX. Com estilo simples, destacou-se como grande pensadora e por unir o moderno ao popular. 

Conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e outras obras memoráveis, sua história de vida foi marcada pela política, antropologia e vanguarda.  Afinal, foi uma mulher bem à frente de seu tempo.

Quer saber mais sobre quem foi Lina Bo Bardi e conhecer sua biografia e obras? Então, leia este artigo até o fim!

Quem foi Lina Bo Bardi?

Lina Bo Bardi foi uma das mais icônicas arquitetas do século XX. Ficou conhecida por projetar o MASP e a famosa Casa de Vidro. Seu legado extrapola o campo da arquitetura, pois ela também contribuiu para a cenografia, artes plásticas, desenho de mobiliários e design gráfico.

Nascida em Roma, na Itália, em 1914, a história de vida de Lina foi marcada pela guerra, criatividade e muito trabalho. A arquiteta manteve sua intensa produção cultural até 1992, ano em que morreu, aos 77 anos.

Apaixonada pelo Brasil, Lina Bo Bardi preocupava-se com o cenário político e com a influência da arquitetura no convívio e cotidiano das pessoas. Assim, suas obras retratam a crença da artista, que acreditava que projetos não eram só construções, mas também poesia e serviço coletivo.

“Importante é aceitar, fazer uso antropológico, quando necessário, de coisas esteticamente negativas: a arte (como a arquitetura e o desenho industrial) é sempre uma operação política.” – Lina Bo Bardi

Biografia de Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930, mas é em Milão que sua carreira começa a decolar. No entanto, esse cenário mudaria com a II Guerra Mundial. Isso porque, nesse período, a arquiteta enfrenta uma fase de pouco trabalho, que piora com o bombardeio de seu escritório, em 1943.

Com o fim da guerra, Lina decide mudar o curso de sua vida. Em 1946, casa-se com o jornalista Pietro Bardi e, nessa data, devido aos traumas sofridos nos anos anteriores, ela parte para o Brasil, onde se naturaliza e permanece até o resto de seus dias. 

No Brasil, um país, até então, com cultura em formação e com pensamento diferente do europeu, a artista encontra a possibilidade de concretizar os conceitos propostos pela arquitetura moderna.

Chegando ao país, ela se encanta com a natureza do Rio de Janeiro, mas se instala em São Paulo, onde o empresário Assis Chateaubriand abre as portas para um novo desafio: o MASP, uma das maiores realizações da arquiteta.

Rompendo com a rigidez e buscando criar espaços que promoviam o convívio social, a arquiteta Lina Bo Bardi fica conhecida por seu pensamento humanista e libertário. Destacando-se por entender a cultura brasileira sob perspectiva antropológica, ela une a vanguarda estética com a tradição popular, e esses dois estilos combinados marcam a sua carreira.   

Obras de Lina Bo Bardi

Uma marca nas obras de Lina Bo Bardi foi a preocupação humana por trás de cada produção. Por meio de uma visão sensível e vanguardista, a arquiteta exibia em seus projetos as complexidades sociais e culturais do Brasil. Conheça agora algumas obras dessa famosa arquiteta.

Casa de Vidro

Considerada um ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto da arquiteta Lina Bo Bardi. A construção foi erguida entre 1950 e 1951 e foi, por mais de 40 anos, a residência de Lina com Pietro, e é considerada uma das mais belas obras de Lina Bo Bardi. 

Para respeitar as características naturais do terreno, a parte de trás da Casa Vidro foi apoiada em muros de concreto. A localidade em que ela foi erguida foi marcada por uma extensa área de mata atlântica, o que mostra a ligação da arquiteta com a natureza.

Suspensa por finas colunas na parte da frente, a fachada da obra foi composta inteiramente vidro. Dividida em duas partes bem definidas, a primeira apresenta a sala e a biblioteca; a segunda conta com os quartos e a área de serviço.

lina bo bardi obrasCrédito: Instituto Bardi

MASP

Idealizado por Assis Chateaubriand, um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 a 1960, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, foi fundado em 1947, tendo como auxílio técnico e, posteriormente, direção de Pietro Bardi.

Primeiramente instalado no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na Avenida Paulista. Esse icônico projeto de Lina Bo Bardi se tornou um marco na história da arquitetura do século XX. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina combinou as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza e suspensão.

A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população e representa a imponência da construção, uma contraposição aos prédios da avenida e a possibilidade de convívio.

lina bo bardi projetos

Crédito: Wikipédia

Já visitou o MASP? Ele está na lista entre os principais museus do Brasil.

SESC Pompeia

Localizado em São Paulo, o Sesc Pompeia foi construído com base em uma antiga fábrica de tambores, e levou quase dez anos para ser finalizado.

Com uma estrutura de concreto aparente, o complexo conta com dois prédios interligados e galpões da antiga fábrica. Combinando a simplicidade do concreto com traços modernos, esse projeto Lina Bo Bardi foi desenvolvido em 1977 e inaugurado em 1982.

A artista enxergou naquele prédio praticamente abandonado um grande motivo para desenvolver um projeto que integrasse arquitetura de preservação e cidadania. Assim, ele ficou conhecido por sua estética forte e design imponente.

Em 2016, esse trabalho de Lina Bo Bardi recebeu um prêmio incrível, sendo reconhecido pelo jornal britânico The Guardian como a 6ª melhor construção em concreto do mundo. O jornal também ressaltou a habilidade da arquiteta Lina Bo Bardi em projetar um espaço de caráter político sem perder a consciência cultural.

arquiteta lina bo bardi

Crédito: Viva Decora 

Leia também: “Lista: melhores livros de arquitetura que todo profissional deve ler”.

Solar do Unhão

Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos-os-Santos, o Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia. Talvez esse projeto de Lina Bo Bardi tenha sido um de seus  maiores desafios pois, por tratar-se de um patrimônio tombado do século XVII, a sua arquitetura original não podia ser mudada. 

Mesmo com essa árdua tarefa, Lina conseguiu revitalizar o local com modernidade e simplicidade, e ele foi inaugurado em 1969. A parte mais famosa do museu é conhecida como “Escada de Lina”, um caracol que liga os andares do prédio, uma bela representação de despretensão e contemporaneidade.  

lina bo bardi biografiaCrédito: Projeto Estrutural

Igreja Espírito Santo do Cerrado

Projetada por Lina Bo Bardi, a Igreja Espírito Santo do Cerrado, localizada em Uberlândia (MG), encanta os visitantes por suas formas circulares. Em seu interior, telhas de vidro deixam penetrar a luz do sol, dando serenidade ao altar.

Dentro da obra, o santuário se destaca pelo caráter comunitário e pela adaptação dos processos e materiais para a realidade da região. Junto com a arquiteta, os moradores da comunidade ergueram o prédio e até hoje se encontram, reforçando um dos pontos principais dos projetos da artista: a convivência.

quem foi lina bo bardi
Crédito: Atlantica Hotels

Teatro Oficina

Localizado em São Paulo, o Teatro Oficina foi projetado em 1991 pela arquiteta Lina Bo Bardi. Com sua estrutura horizontal, a obra se distingue das construções teatrais clássicas em círculo, e é um belo exemplo das soluções simples e conceituais que Lina buscava.

Com plateias de ópera que inspiram andaimes verticais, o Teatro Oficina foi eleito o melhor projeto arquitetônico do mundo pelo jornal “The Observer”. Combinando a simplicidade de Lina com o estilo artístico do diretor de teatro Zé Celso, a obra provoca o encontro e o convívio entre o homem e sua arte.

lina bo bardi
Crédito: ArchDaily

Nesse artigo, você ficou sabendo um pouco sobre  a história e as obras de Lina Bo Bardi. E se você, assim como a gente, ama arte e decoração, que tal conhecer artistas latino-americanos incríveis e suas peças? Pois está no lugar certo! Entre agora no site da Laart e tenha acesso a gravuras famosas para todos os gostos e estilos. Todas são assinadas e vêm com certificado de autenticidade!

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.