arquitetura-moderna

Arquitetura Moderna: conheça sua importância e características!

Influenciada pelas mudanças tecnológicas e da sociedade propostas pela Revolução Industrial, a arquitetura moderna assimilou esses conceitos. Assim, definiu um novo estilo de criação por meio de ideias originais e de vanguarda e, também, por rejeitar o caráter tradicional dos movimentos anteriores. Nesse contexto, a palavra de ordem era utilizar novas e criativas propostas para criar, planejar e arquitetar obras.

Com uma sociedade voltada ao novo e mais exigente, a arquitetura moderna, para acompanhar esse movimento, teve que apresentar novas soluções e materiais em sua produção. Logo, contou com novidades, e o uso de elementos de construção mais modernos foi uma delas. Assim, com o objetivo de inovar, os materiais que representaram bastante essa nova arquitetura foram: 

  • aço;
  • vidro;
  • concreto reforçado.

Vale destacar que, apesar de promover o novo e a inovação, a arquitetura moderna não deixou de lado a racionalidade. Isto é, esse estilo, além de rejeitar elementos de ornamentação, também valorizou o uso racional de materiais e tecnologias para produzir obras modernas.

Sendo assim, o contexto geral era de lógica e funcionalidade. Como consequência direta, a arquitetura moderna promoveu as formas e linhas básicas. Entre as principais características da arquitetura moderna, estão:

  • elementos lineares;
  • formas simples;
  • aparências retangulares;
  • figuras geométricas.

Um dos símbolos arquitetônicos mais emblemáticos desse estilo é o design dos arranha-céus, que contam com essas características. Logo, a arquitetura moderna se consagrou em todo o mundo e teve como principais representantes um grupo de arquitetos que valorizava a integração das invenções tecnológicas com a arquitetura tradicional. Essa nova proposta foi difundida por:

  • Le Corbusier;
  • Ludwig Mies Van Der Rohe;
  • Walter Gropius;
  • Frank Lloyd Wright;
  • Louis Sullivan,
  • Gregori Warchavchik;
  • Oscar Niemeyer.

Características da arquitetura moderna

1. Simplicidade

Para produzir uma estética limpa, a arquitetura moderna conta com linhas horizontais e verticais, traços bem feitos e formas simples e geométricas. 

2. Funcionalidade

O emprego de elementos como o concreto e o aço, em sua essência, além de prestigiarem a funcionalidade, também imprimem valorização aos ambientes. Assim, por meio deles e de sua verticalização, espaços livres também são prestigiados. 

3. Integração

Para proporcionar vistas incríveis e promover o paisagismo natural, acontece uma grande integração entre os espaços internos e externos, gerada pelo uso de alguns materiais, como o vidro. 

4. Iluminação

Para destacar os elementos da obra, criar cenários diferentes, a iluminação natural surge valorizando tanto o interior como a parte externa e destacando também as vistas e as paisagens. 

5. Espaços livres 

Uma das principais características da arquitetura moderna é a valorização dos espaços livres. Essa proposta, além de promover a conexão das pessoas com as construções, também prestigia a ventilação, a iluminação e as zonas de respiro. 

6. Planta livre 

Com o intuito de modificar o espaço sem danificar a estrutura das obras, a planta livre promove a organização, a integração inteligente dos espaços e viabiliza a amplitude. 

Ícones: 5 maiores arquitetos modernistas do nosso tempo

Não há como negar a importância da arquitetura em nossas vidas. Além do caráter funcional, as obras arquitetônicas encantam por seu design e, assim, tornam-se símbolos de movimentos e assinaturas de profissionais. Afinal, a história apresenta brilhantes arquitetos que inovam e promovem a estética dos ambientes.

Conheça cinco arquitetos modernistas famosos por seus talentos, criatividade e engenhosidade. 

1) Lina Bo Bardi

Achillina Bo Bardi, ou simplesmente Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta ítalo-brasileira do período moderno com obras emblemáticas pelo país.

Lina nasceu na Itália e sua vinda ao Brasil deu-se por causa do seu casamento com o crítico e historiador de arte Pietro Maria Bardi.

Sua percepção da cultura brasileira por meio de um ponto de vista antropológico uniu seu estilo de vanguarda estética e a tradição popular.

Lina assina grandes obras da arquitetura nacional como a nova sede do MASP, de 1957, o edifício do Sesc Pompéia, de 1977, o Teatro Oficina, de 1984, e a Casa do Chame-Chame.

arquitetura moderna

Sesc Pompeia. Crédito: Archdaily

Além dos projetos de arquitetura, Lina criou obras de cenografia, artes plásticas, desenho de mobiliários e design gráfico.

Quer saber mais sobre essa incrível mulher? Então, não deixe de ler: “Lina Bo Bardi: biografia e legado da arquiteta que projetou o MASP”. 

2) Frank Lloyd Wright

Alguns consideram Frank Lloyd Wright o maior arquiteto de todos os tempos. Afinal, ele valorizou, como ninguém, a integração dos espaços interiores e exteriores.

Assim, criou a arquitetura orgânica, propondo a conexão do homem com a natureza. Bem à frente de seu tempo, Frank Lloyd Wright nunca teve uma educação formal em sua área, mas conseguiu, como poucos, conceber novas formas e métodos de construção. 

arquitetura moderna

Museu Guggenheim. Crédito: Wikipédia  

Suas formas orgânicas e naturais que pareciam unir-se à natureza e seu detalhamento inovador ainda são consideradas os melhores conceitos de construção e design, mesmo depois de quase 150 anos.

Seus projetos mais notáveis ​​incluem: o Museu Guggenheim em Nova York; Fallingwater Residence em Mill Run, Pensilvânia; Gammage Auditorium & Taliesin West, da Universidade do Estado do Arizona; a casa de Wright; e o estúdio em Scottsdale, Arizona.

Gosta mesmo de arquitetura? Então, leia também: “Quem foi Antonio Gaudí: biografia, construções e legado do arquiteto”. 

3) Ieoh Ming Pei (I. M. Pei)

O arquiteto nascido na China foi estudar arquitetura nos Estados Unidos quando era adolescente e mais tarde se tornou um dos maiores ícones da arquitetura moderna. 

Quase 80 anos depois, o trabalho de I. M. Pei pode ser visto em todo o mundo e é conhecido por seu uso exclusivo de formas geométricas e incorporação de influências chinesas em seu trabalho. 

Seu Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica no Colorado introduz as formas geométricas icônicas de Pei e a união com elementos naturais em seus arredores. 

arquitetura modernista
Pirâmide do Louvre. Crédito: Wikipédia 

Seus projetos mais importantes incluem: Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy, em Boston; Galeria Nacional de Arte, em Washington; Le Grand Louvre (A Pirâmide), em Paris; Torre do Banco da China, em Hong Kong; e Museu de Arte Islâmica, em Doha.

4) Le Corbusier

Charles-Edouard Jeanneret-Gris foi outro grande nome que marcou a arquitetura moderna, sob o pseudônimo de Le Corbusier.

Nascido na Suíça, radicou-se na França em 1917 quando começou seus trabalhos como arquiteto. Em 1929, compôs a organização do I Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (Ciam), que estabeleceu os princípios de atuação do movimento moderno na arquitetura.

No Brasil, Le Corbusier orientou o projeto do prédio do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro, em 1936. Em 1946 e 1947, participou dos estudos para a edificação da sede da ONU, em Nova Iorque, junto com o arquiteto Oscar Niemeyer.

modernismo arquitetura
Villa Savoye. Crédito: Wikipédia

5) Philip Johnson

Conhecido como o arquiteto americano que fundou o Departamento de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna de Nova York, os trabalhos arquitetônicos de Johnson são facilmente identificáveis. Assim, a sábia e criativa utilização de vidro, aço e cristal tornaram-se suas marcas registradas.

A Catedral de Cristal da Califórnia se destaca entre seus projetos por apresentar uma arquitetura inovadora, traduzindo os estilos minimalista e Pop Art do arquiteto. 

o que é arquitetura moderna
Catedral de Cristal. Crédito: Archdaily

Quer saber mais sobre arquitetura minimalista? Então, clique aqui! 

A arquitetura moderna está em todos os lugares do mundo, refletindo a evolução das ideias em construções que impressionam o olhar. 

Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras modernistas. Todas  vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. Conheça os artistas e obras disponíveis em nosso site.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.