O que é arquitetura contemporânea: características e exemplos de obras
A arquitetura contemporânea surgiu no fim da década de 1980 e permanece até os dias atuais. Não apresentando uma estética ou proposta únicas, pois mistura tendências, esse gênero combina elementos de diferentes estilos. Logo, reinterpreta correntes anteriores e as mescla, o que confirma o seu caráter não óbvio e plural.
Além disso, a arquitetura contemporânea não foca apenas na beleza do design e em suas propostas conceituais, mas também se preocupa com a sustentabilidade. Logo, os projetos contam com materiais reciclados e estruturas que consomem pouca energia. A estética funcional e sofisticada também é valorizada e, assim, promove a interação da estrutura com a natureza.
Uma das influências presentes na arquitetura contemporânea é a inserção do racionalismo do movimento moderno aliada à valorização do minimalismo nos projetos arquitetônicos.
Atualmente, podemos observar o caráter inventivo e criativo em vários projetos da arquitetura contemporânea. Hoje, há casas, museus e prédios públicos que contemplam esse estilo arquitetônico.
O que é arquitetura contemporânea?
Como o foco baseado mais na funcionalidade das obras, a arquitetura contemporânea promove a potencialização dos espaços abertos. Dessa forma, produz uma sensação de fluidez que valoriza a vida moderna, estimulando também uma percepção de liberdade.
Incorporando elementos do ambiente natural e os inserindo no design das obras, a estética das estruturas ganha força. Assim, os projetos e prédios contam com designs inovadores e sustentáveis.
Para transmitir sensação de modernidade, esse estilo faz uso de elementos que promovem essa característica, como o concreto e o aço. No entanto, valorizar a funcionalidade é a palavra de ordem. Logo, a natureza e a fluidez orgânica dos projetos ganham posição de destaque.
Leia também: “Arquitetura Moderna: conheça sua importância e características”
Principais características da arquitetura contemporânea
Entre as principais características da arquitetura contemporânea, as que mais se destacam são:
1. Sustentabilidade
Para promover a harmonia entre a obra e a natureza, a sustentabilidade é um dos aspectos mais valorizados na arquitetura contemporânea.
Assim, prestigiando a luz natural e o uso de materiais recicláveis e naturais, esse estilo conta com elementos como o vidro, que costura a ideia de mistura entre os limites internos e externos. Nesse cenário, o paisagismo também é utilizado com inteligência. Dessa forma, propicia conforto e valoriza a beleza do ambiente natural.
2. Minimalismo
Além de promover a funcionalidade, a arquitetura contemporânea também privilegia o minimalismo. Assim projetos e obras são concebidos com a ideia livre de excessos, em que o “menos é mais” é valorizado para dar credibilidade e sofisticação aos ambientes.
Logo, utiliza a iluminação natural, promove a simplicidade dos espaços e faz uso de formas geométricas simples. Vale destacar que apesar de usar poucos elementos, o estilo minimalista não é sem graça, nem óbvio, pois prestigia a graça e a conexão entre os espaços.
Quer entender melhor os conceitos da arquitetura minimalista? Então, leia: “Arquitetura minimalista: conceito, arquitetos e características”.
3. Tecnologia
Hoje, a arquitetura contemporânea faz bastante uso da tecnologia para compor seus projetos. Afinal, por meio de softwares de última geração, é possível desenvolver as mais complexas obras.
Contudo, é importante destacar que a tecnologia não se sobrepõe ao talento e ao conhecimento do arquiteto que conta com um desafiador projeto em suas mãos. Isto é, as ferramentas tecnológicas surgem para ajudar nas etapas de criação e na construção. Logo, são utilizadas para aumentar a flexibilidade e a produtividade para a elaboração de obras e projetos.
4. Elementos de alto padrão
Apesar desse gênero fomentar a simplicidade e o minimalismo, isso não significa que os elementos utilizados devam ser de baixa qualidade. Muito pelo contrário, para promover conforto e beleza, o uso de materiais de alto padrão é bastante valorizado.
As peças que decoram os ambientes também seguem o conceito minimalista. No entanto, a qualidade não é deixada em segundo plano.
Você sabia que a decoração escandinava também conta com o minimalismo em sua estética? Clique aqui e saiba tudo sobre o assunto.
5. Desconstrutivismo
Com fortes conexões futuristas, a arquitetura contemporânea também apresenta formas fragmentadas e distorcidas. Dessa forma, sem linearidade, esse estilo impactante choca e, ao mesmo tempo, encanta.
Já ouviu falar em Daniel Libeskind, certo? Pois esse arquiteto desconstrutivista produz obras de cair o queixo. Clique aqui e se surpreenda.
Exemplos de arquitetura contemporânea
Conheça agora projetos e obras icônicos que simbolizam bem as características da arquitetura contemporânea.
1. Bosjes Chapel – África do Sul
Crédito: Visi
2. Vitra Design Museum – Alemanha
Crédito: Galinsky
3. Walt Disney Concert Hall – Estados Unidos
Crédito: Wikipédia
4. Kuggen Building – Gothenburg – Suécia
Crédito: Arch 20
5. Ebisu East Gallery – Japão
Crédito: Bored Panda
A arquitetura contemporânea surpreende, não é mesmo? Sabe o que também causa esse tipo de efeito? Uma obra de arte que combine com a sua casa ou ateliê! Já pensou em usar uma gravura original para valorizar um ambiente? Conheça a galeria online da Laart e o nosso acervo exclusivo de obras. Com certeza uma dessas gravuras combinará perfeitamente com o seu estilo! Todas elas são assinadas e contam com certificado de autenticidade.
Pingback:Zaha Hadid: biografia e obras da ícone do desconstrutivismo