filmes sobre moda

9 filmes sobre moda para ver, se inspirar e indicar 

Interessado em descobrir quais são os filmes sobre moda mais icônicos dos últimos tempos? Pois saiba que não é o único! Afinal, o fashionismo traduzido em histórias é um tema que chama a atenção tanto de leigos como de quem atua na setor. 

Sem falar que a moda apresenta uma profunda relação com a arte. Afinal, é praticamente impossível dissociar esses dois temas, uma vez que a arte sempre atuou como fonte de inspiração para muitas personalidades ilustres do cenário fashionista. 

O estilista Yves Saint Laurent, por exemplo, retratou as telas do pintor modernista Piet Mondrian em seus vestidos, assim como as obras do surrealista e irreverente Salvador Dalí ditaram forte influência sobre as peças da designer de moda italiana Elsa Schiaparelli. 

Ou seja, trata-se de um universo forte, dinâmico, criativo e que se transforma de acordo com os comportamentos, com a tecnologia e com as novas narrativas e desejos da sociedade.

Para conhecer um pouco sobre ele, seja por meio da história de estilistas famosos ou do conceito da moda no mercado, basta ler este post até o fim! 

3 Filmes sobre moda que arrasaram em bilheteria  

Confira, agora, trê s filmes sobre moda campeões de bilheterias.

Bonequinha de Luxo (1961)

Considerado o filme preferido de 9 entre 10 estudantes de moda, Bonequinha de Luxo é um clássico, que conta com o carisma e a elegância de uma das atrizes mais glamourosas da história: a icônica Audrey Hepburn 

A história do filme gira em torno de uma ingênua, fútil e engraçada jovem, Holly Golightly, uma garota de programa de Nova York que tem como meta se casar com um milionário. 

Essa obra se tornou uma referência fashion  pelo fato de Audrey Hepburn desfilar looks deslumbrantes, principalmente o famoso tubinho preto, que passou a ser sinônimo de elegância feminina. 

O Diabo Veste Prada (2006)

Que atire a primeira pedra aquele quem assistiu a O Diabo Veste Prada e não teve raiva da personagem interpretada por Meryl Streep! 

Baseado em um livro, o filme conta a história de Andrea “Andy” Sachs, uma aspirante a jornalista que se torna assistente pessoal de uma figura caprichosa e autoritária, a editora de moda Miranda Priestly, que a trata de forma arrogante e exploradora. 

O filme retrata a crueldade do mundo da moda e mostra, também, que por trás do comportamento de pessoas que aparentemente transbordam autoconfiança, há muita fragilidade e questionamentos. 


Maria Antonieta (2006)

Maria Antonieta, de Sofia Coppola, pode ser descrito como um dos filmes sobre moda mais polêmicos dos últimos anos. Isso porque, para alguns, a linguagem cinematográfica e o aspecto pop e inusitado da trilha sonora foram sinônimos de vanguardismo. Porém, para outros, todas essas inovações deturparam a história e o contexto da revolução francesa. 

Contudo, o filme que narra a história da austríaca que se tornou rainha da França aos apenas 14 anos de idade, conta com um figurino riquíssimo, que também ficou famoso pelas licenças poéticas da diretora, que incluiu elementos modernos e anacrônicos, como os tênis. 

3 filmes de moda da Netflix para assistir no conforto do lar 

Conheça agora três filmes de moda da Netflix bastante procurados. 

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

As Patricinhas de Beverly Hills foi um filme de sucesso estrondoso na década de 1990, que contava a vida de uma menina rica e popular, dona de um guarda-roupa de fazer inveja.

Apesar de ter sido feito para adolescentes, a obra chamou a atenção pela informação fashion de seus figurinos. Para tanto, sua diretora estudou desfiles de moda e os principais movimentos do setor. 

Logo, As Patricinhas de Beverly Hills surgiu como uma fonte de inspiração para profissionais da área, sendo que alguns utilizam a estética das roupas do filme até hoje para compor seus trabalhos. 

O Grande Gatsby (2013)

Estrelado por Leonardo DiCaprio, O Grande Gatsby não poderia deixar de fazer parte dessa lista de filmes sobre moda por trazer ótimas referências do cenário fashion, principalmente de seus figurinos femininos. 

Assim, a obra apresenta uma composição visual de tirar o fôlego, com vestidos que apresentam uma releitura dos anos 1920, que trazem o glamour e a sofisticação do período.

Um Senhor Estagiário (2013)

Um Senhor Estagiário é uma comédia que conta a história de uma bem-sucedida empreendedora, interpretada Anne Hathaway,  que vende roupas online e que é alvo de machismo e preconceitos. 

Então, entra em cena Robert de Niro, um aposentado que, em busca de desafios, ingressa em um programa que valoriza a terceira idade. Assim, a obra segue, de modo leve, e mostra pontos importantes da indústria da moda. Porém, o foco central é o  conflito de gerações e seus aprendizados. 

Confira também: Podcast sobre cinema: lista com os mais legais da sétima arte. 

Dicas de filmes sobre moda: + 3 sobre a vida de estilistas famosos

Conheça mais três dicas de filmes sobre moda que contam a história de estilistas premiados e aclamados. 

Zuzu Angel (2006)

Zuzu Angel narra a história da estilista de mesmo nome que tentou chamar a atenção da mídia e da sociedade sobre os efeitos da ditadura militar, pelo fato de um de seus filhos ter sido assassinado nessa época. 

Para dar vida à personagem, a atriz escolhida foi Patrícia Pillar que, com sensibilidade e maestria, interpretou a vida de uma das mais talentosas e corajosas estilistas brasileiras

Coco Antes de Chanel (2009)

Esse filme retrata a vida da estilista Coco Chanel e mostra toda as suas fases de aprendizado, desde a sua infância difícil no orfanato, transitando pelo início humilde de sua carreira , como costureira, até o ponto de mudança: quando se envolve com um rico herdeiro e, logo, mostra como conquista a fama. 

Os Irmãos Versace (2013) 

O filme narra a carreira notável de Gianni Versace, aborda a sua morte e mostra como a sua irmã, Donatella Versace, vivenciou essa tragédia, sucumbindo às drogas e chegando à beira da falência. 

Assim, a obra também mostra com a ajuda de familiares e amigos foi importante para que ela se reerguesse e tornasse a grife Versace uma das mais influentes e conhecidas do mundo. 

O que você achou dessa lista de filmes sobre moda? Tem algum a acrescentar a ela? Divida sua opinião com a gente!

Aliás, você também acha que moda e arte são assuntos que não podem ser separados? 

A Laart, uma galeria online de arte, valoriza todas as formas de expressão artísticas. Tanto que conta, em seu acervo, com mais de 15.000 gravuras originais das mais variadas correntes, como a moderna e a abstrata, dos mais importantes artistas brasileiros e latino-americanos. 

Além disso, a galeria, para democratizar o acesso à arte, traz obras a preços especiais. Clique aqui e as confira!

Crédito da foto de capa: PX Here 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.