o que é arte abstrata

[GUIA] O que é arte abstrata? surgimento, principais artistas e obras famosas

A arte abstrata existe – oficialmente –  há mais de 100 anos e sua origem é, em geral, atribuída a movimentos artísticos como o impressionismo, o pós-impressionismo e o cubismo. Na realidade, essas expressões artísticas contribuíram para a compreensão de que a arte não precisa ser representativa. Mas, afinal, o que é arte abstrata?

Para descobrir o que é arte abstrata, conhecer os principais artistas e obras do abstracionismo, basta seguir com sua leitura.

O que é arte abstrata?

A arte abstrata, também conhecida como abstracionismo, é uma corrente artística que apresenta como aspecto principal a reprodução de elementos de modo não real. Ou seja, esse gênero não retrata objetos e cenários que façam parte da realidade das pessoas em um sentido concreto.

Logo, esse estilo se baseia em uma expressão que valoriza a interpretação de seus artistas para criarem suas peças, assim como suas emoções e o modo como os observadores assimilam essa arte.

O conceito sobre o que é arte abstrata está relacionado ao uso da forma, das cores e das linhas para criar uma composição que exista independentemente de referências visuais literais. Desse modo, o abstracionismo não reproduz uma pessoa, lugar ou qualquer outro elemento do mundo natural.

O que é muito importante mencionar ao definir a arte abstrata é que os artistas do abstracionismo não têm apego algum à realidade. Em vez disso, eles, por meio de suas obras, se comunicam com seus espectadores de modo interpretativo.

Nesse cenário, todos os principais artistas da arte abstrata compartilham uma linha de pensamento e criação em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao espectador defini-la.

Agora que você já sabe o que é arte abstrata, basta continuar lendo para conhecer o seu contexto e proposta.

O que é arte abstrata: contexto e proposta

No início do século XX, o conceito sobre o que é arte abstrata não era conhecido e, logo, esse movimento representou uma quebra intensa de paradigmas em relação ao “o que é arte”.

Apesar de aparentar ser um estilo artístico novo, o abstracionismo existe há mais de um século. Vale enfatizar que esse gênero, apesar de contar com uma proposta que valoriza o subjetivismo e a interpretação, apresenta divisões relacionadas à intensidade da abstração de uma obra. Por exemplo:

  • abstração geométrica e abstração lírica: contam um caráter abstrato elevado ou total;
  • arte figurativa: é caracterizada pela abstração parcial. 

Quer entender como aconteceu a arte figurativa no Brasil? Então, clique aqui e saiba tudo sobre o tema!

Principais artistas da arte abstrata

Estilisticamente, a arte abstrata engloba diversos movimentos artísticos, como:

Na lista de principais artistas de arte abstrata, alguns nomes se destacam, como:

1. Wassily Kandinsky

Entre os principais artistas do abstracionismo, o primeiro reconhecidamente a adotar esse modelo foi Wassily Kandinsky. Logo, esse pintor russo é considerado o precursor dessa corrente.

É provável que outras figuras importantes da história da arte tenham desenvolvido obras dentro dos conceitos abordados no abstracionismo. Entretanto, muitos historiadores creditam a Wassily Kandinsky à origem desse estilo.

Vanguardista e visionário, Wassily Kandinsky compôs, já em 1912, uma série de pinturas abstratas famosas que apresentava formas flutuantes e não representacionais. A sua obra “Pintura com borda branca”, criada nessa data, representa bem esse gênero.

principais artistas da arte abstrata

Crédito: WikiArt

Outra série emblemática desse artista que conta com um elevado grau de complexidade é o seu conjunto de pinturas chamado “Composição”. Para criar esse conjunto, ele demorou vários meses e estudou intensamente.

“Composição IV” é uma de suas pinturas abstratas mais famosas.

principais artistas do abstracionismo

Crédito: Wikipédia

2. Piet Mondrian

Piet Mondrian desenvolveu fotos abstratas de paisagens e obras que tinham como destaque elementos geométricos por meio de um estilo complexo de abstração.

Esse pintor holandês compôs inúmeros trabalhados, entre eles, peças com cores vivas intensas e outras que apresentavam a técnica pontilhista. Influenciado pelo cubismo, as suas obras abstratas contavam com um forte caráter simbolista.  

Por volta de 1914, desenvolveu um estilo abstrato mais simplificado, que chamou de neoplasticismo. Esse gênero restringiu as cores a três cores primárias e apresentou uma grade de linhas verticais e horizontais pretas sobre um fundo branco. 

Em 1940, mudou-se para Nova York, onde começou a desenvolver um estilo com linhas mais coloridas e ritmadas, desenvolvendo uma série de pinturas abstratas famosas.

A sua peça “A Árvore Vermelha”, feita entre 1908 e 1910, foi uma de suas primeiras obras abstratas. Nela, o artista fez uso das cores primárias amarelo, vermelho e azul para causar a abstração, já que os elementos que rodeiam uma árvore não apresentam essas cores na realidade concreta.

Crédito: Wikipédia

Feito em 1943, o quadro Broadway Boogie-Woogie”  é considerado, por muitos estudiosos, a obra prima do artista e apresenta referências um pouco menos abstratas do que as de suas peças anteriores.

pintura abstrata famosa

Crédito: Wikipédia

Talvez você não aprecie a arte abstrata do mesmo modo que admira outras correntes, mas não pode negar que esse gênero foi fundamental para a arte contemporânea.

Atualmente, o abstracionismo pode ser visualizado em diferentes formas, em um contexto bi e tridimensional. Além disso, o abstracionismo não apresenta limites, pois também pode refletir a realidade de algum modo ou ser totalmente conceitual.

O Brasil conta com ícones da arte nacional que elaboraram obras desse gênero , como:

A gravura abaixo, “Fórmulas”, de Gerty Saruê,  é um belo exemplo de obra abstrata. Essa peça está no acervo da Laart. Para saber mais sobre ela, basta clicar aqui.

o que é arte abstrata

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Quer conhecer outras gravuras de estilo abstrato? Então, clique aqui e mergulhe em um acervo incrível de obras desse gênero. Todas são originais e contam com certificado de autenticidade.

Crédito da foto de capa: Arteref

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.