Arte figurativa no Brasil: conheça as obras e os artistas brasileiros desse movimento
Com uma cultura rica e cheia de obras memoráveis, o Brasil acompanhou diversos movimentos artísticos, como a academicismo e o surrealismo. Com o Figurativismo, não foi diferente.
Quer saber tudo sobre a arte figurativa no Brasil e conhecer alguns dos principais artistas brasileiros dessa corrente artística? Então, leia o artigo até o fim!
Arte figurativa no Brasil: o que é esse movimento?
A arte figurativa no Brasil é um movimento que busca reproduzir os elementos do cotidiano, de modo fiel, tendo a realidade como palavra de ordem. Logo, é mais popular e inclusiva que o abstracionismo, já que é mais facilmente reconhecida pelas pessoas.
Além da expressão da conexão com o mundo real, a arte figurativa no Brasil também é manifestada de maneira estilizada. Em outras palavras, o artista expressa a visão e emoção em suas obras não como réplicas da realidade, mas de modo que a interpretação possa ser compreendida.
Arte figurativa no Brasil: principais artistas e exemplos de arte
O Brasil é um país muito expressivo, reconhecido por artistas brilhantes e criativos. Alguns deles se destacam ao representar, de forma sublime, a arte figurativa no Brasil. Conheça agora os principais artistas brasileiros dessa corrente artística e algumas de suas peças incríveis.
Victor Meirelles
Victor Meirelles é considerado um dos mais importantes representantes da pintura histórica do século XIX. Esse pintor, desenhista e professor brasileiro começou sua trajetória precocemente, por meio de sua representação de paisagens.
Com um estilo de pintura influenciado por padrões estéticos europeus baseados em figuras heróicas e na exaltação da natureza, as obras do artista contam também a construção da identidade brasileira.
O seu quadro “Primeira Missa no Brasil” se tornou uma das mais conhecidas e populares telas do país. Feita entre os anos 1859 e 1861, essa obra-prima é uma pintura de óleo sobre tela e está exposta no Museu e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Crédito: Wikimedia
Candido Portinari
Considerado um dos mais importantes artistas brasileiros da história, Candido Portinari foi o pintor brasileiro que mais conseguiu se projetar internacionalmente.
Transitando entre estilos, as obras de Portinari têm como temática essencial o homem, as pessoas e a sociedade. Com influências do cubismo, surrealismo e, até mesmo, do muralismo mexicano, Portinari ficou conhecido pelo uso de cores. O artista valorizou bastante a arte figurativa no Brasil, promovendo suas tradições por meio de suas pinturas.
Crédito: Obvious
Clóvis Graciano
Pintor, desenhista, cenógrafo, gravador, ilustrador, Clóvis Graciano tratou constantemente de temas sociais, como o dos retirantes, além de assuntos relacionados à música e à dança. Também ficou conhecido por retratar a figura humana e seus dramas, e por produzir autorretratos que revelavam variáveis psicológicas por meio da expressão de tensões íntimas.
No decorrer de sua carreira, Graciano se destacou com sua arte. Logo, é um dos principais artistas figurativistas brasileiros, com obras que representam bem esse movimento.
Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural
Aldemir Martins
Aldemir Martins foi um dos artistas brasileiros mais importantes do país. Contribuiu para a arte figurativa ao compor obras com elevada qualidade técnica. Transitando por várias formas de expressão, as peças do artista compreenderam pinturas, gravuras, desenho, escultura e cerâmica.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
Essa gravura está no acervo da Laart! Clique aqui para adquiri-la!
Ivan Serpa
Pintor, gravador, desenhista e professor, Ivan Serpa foi um importante artista brasileiro que produziu belos exemplos de arte figurativa.
Dinâmico em sua arte e com facilidade de expressar conceitos, Serpa ficou conhecido por ser uma figura multifacetada no âmbito cultural. Oscilando entre o figurativismo e a arte concreta, suas peças figurativas apresentam pouca preocupação temática ou literária.
Crédito: ArtOut
José Cláudio
Pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor, o artista brasileiro José Cláudio é conhecido por suas artes figurativas e retrata, por meio delas, cenas regionais e paisagens do Nordeste.
Evitando o caráter pitoresco, Cláudio pratica uma arte em que a emoção transparece e não admite correções. Isso dá uma certa impressão de mau-acabamento que, em muitos momentos, define o seu estilo. Porém, esses efeitos são realizados de forma proposital pelo artista.
Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural
Claudio Tozzi
Pintor e mestre em arquitetura, Claudio Tozzi trabalha com temas urbanos e políticos, utilizando, constantemente, novas técnicas em seu trabalho, como a serigrafia.
Inspirado pelas histórias em quadrinhos, o artista foi bastante influenciado pela linguagem gráfica e pela pop art, aplicando imagens retiradas dos meios de comunicação de massa.
Foi na década de 1980 que Tozzi se abriu à produção de temáticas figurativas.
Crédito: Laart . Foto de Joca Meirelles.
Incrível esta gravura, não? Ela está no acervo da Laart! Clique aqui e saiba mais sobre ela!
Com este artigo, você pôde entender mais sobre a arte figurativa no Brasil e conhecer seus principais artistas e exemplos de obras. O que você achou desse movimento? Conta para gente!
Que tal decorar um ambiente com obras desse movimento? Na galeria online da Laart existem diversas gravuras de arte figurativa. Ficou curioso? Clique aqui e conheça algumas dessas lindas obras! São peças assinadas e de tiragem limitada! Com certeza uma delas merece fazer parte de sua coleção.
Crédito da foto de capa: Laart. Foto de Joca Meirelles.
There are no comments