arte contemporânea brasileira

Arte contemporânea no Brasil: 5 artistas e suas obras pelo mundo 

A arte contemporânea no Brasil repete um cenário já conhecido desde os tempos mais remotos, que é o fato da arte brasileira ser influenciada por correntes artísticas internacionais. No entanto, vale destacar, que apesar dessa influência, a arte contemporânea brasileira apresenta propostas e elementos únicos.

Assim, seguindo essa tendência e incluindo no “fazer artístico” características nacionais repletas de criatividade, o Brasil, muitas vezes, se fez valer de conceitos do movimento antropofágico . 

Logo, deglutiu propostas de outros países, assimilando-as e transformando-as em um novo tipo de arte. Nesse processo, também inseriu particularidades brasileiras e conceitos de seus artistas nacionais.

Arte contemporânea no Brasil: contexto histórico

O despertar da arte brasileira para a contemporaneidade aconteceu a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, um evento que, sem dúvida alguma, representou um divisor de águas para a história nacional. Isso porque, a partir dele, a arte brasileira deixou de lado o seu caráter de imitação e passou a atuar de forma mais autêntica, mesclando conceitos internacionais da arte com brasilidade.

Assim, evoluindo e se reinventando, a arte contemporânea no Brasil começou a ganhar destaque, de fato, na década de 1960, e teve como uma de suas principais referências a pop art, um movimento artístico conhecido por seu caráter crítico e reflexivo.

Logo, o Brasil abraçou essas características e, em um momento difícil de nossa história – que foi o da ditadura militar – começou a fazer fortes críticas ao governo e à sociedade da época.

Arte contemporânea no Brasil: trajetória e evolução

Depois da fase de críticas da década de 1960, o Brasil, na década seguinte, se distanciou um pouco dessa temática e, assim, deu início a um processo que valorizava a razão, a reflexão de a tecnologia. Desse modo, os artistas nacionais começaram a produzir suas peças utilizando recursos de computadores.

Logo, pouco tempo depois, no começo da década de 1980, voltou, em cena, a crítica social e política. Afinal, nesse período, o Brasil viveu uma de suas fases políticas mais importantes, a Diretas Já. 

Assim, a preocupação política jogou uma nova luz sobre a arte e, dessa forma, os artistas brasileiros começaram a criar obras provocativas, opinativas e questionadores e, logo, as expuseram nos principais museus do país.

Nesse período, outras expressões artísticas também ganharam destaque, como a arte conceitual e arte efêmera, que também apresentavam alto teor político, promovendo a reflexão por meio de suas peças.

Assim, com o passar dos anos, a arte contemporânea no Brasil conquistou mais espaço e, logo, parou de seguir algumas tendências internacionais. Desse modo, criou a sua própria identidade artística e, assim, se transformou em uma vanguarda a ser copiada e admirada ao redor do globo. 

Não é à toa que muitos artistas nacionais fazem tanto sucesso no exterior, não é mesmo?

Arte contemporânea no Brasil pelos olhos de 5 artistas contemporâneos brasileiros 

1. Gonçalo Ivo

As obras de arte contemporânea brasileira de Gonçalo Ivo ficaram conhecidas por contarem com elementos geométricos, muitas vezes, imprecisos, e pelo fato de o artista usar a cor de maneira intuitiva.

Esse artista também criou um corpo de pinturas em aquarela etéreas e esculturas contemporâneas que se mantiveram fiéis às suas duas paixões: cor e formas geométricas.

A gravura a seguir, “Composição VI”, exemplifica bem o estilo de arte de Gonçalo Ivo. Essa peça está no acervo da Laart. Clique aqui e saiba mais sobre ela.

arte contemporânea brasileira

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

2. Saint Clair Cemin

Saint Clair Cemin é um escultor e pintor que iniciou sua carreira fazendo diferentes experimentos de caráter surrealista.

Logo, com o  decorrer dos anos, esse representante da arte contemporânea no Brasil começou a fazer uso de diversos tipos de materiais, como aço inoxidável, bronze, cerâmica e mármores e, assim, suas esculturas chamaram a atenção no circuito nacional e internacional.  

A escultura “And Then (I Shut My Eyes)” exprime bem o seu trabalho. Construída em bronze e fibra de carbono laqueada, essa obra remete à uma figura meditando e foi definida pelo artista como “um Buda imperfeito”.

Crédito: ARTSOUL

3. Ernesto Neto

Frequentemente descrito como um dos artistas de instalação brasileiros mais notáveis ​​dos últimos tempos, Ernesto Neto cria obras de arte inspiradas em formas orgânicas, como a topografia interna do corpo humano. 

Esse artista contemporâneo brasileiro conquistou fama internacional e, atualmente, o seu trabalho é exposto nas mais renomadas e badaladas galerias e museus estrangeiros, como a Tate Gallery, localizada em Londres, e o Guggenheim, que fica em Nova York.

Utilizando diversos tipos de elementos, como materiais elásticos, as obras contemporâneas desse artista incitam os seus espectadores a interagirem. Logo, muitas vezes, os observadores são peças chaves desse cenário, atuando como uma continuidade das peças.

A obra abaixo, “Cuddle on the Tightrope”, foi feita em crochê, uma habilidade transmitida por sua avó. Representando um labirinto que se assemelha a um útero, essa peça provoca seus espectadores a percorrem-na.

Crédito: Huffpost

4. Fernanda Quinderé

Fernanda Quinderé é uma das mais notáveis representantes da arte contemporânea no Brasil, sendo indicada ao Prêmio PIPA 2013, que reconhece talentos contemporâneos no circuito de arte nacional.

Em seu trabalho mais recente, a artista empregou a tecnologia digital para suas peças. A obra, a seguir, apresenta características da op art, e representa, de modo sublime, o trabalho de Fernanda Quinderé.

Crédito: Prêmio Pipa

5. Cildo Meireles

Cildo Meireles é um artista conceitual, gravurista e instalador brasileiro emblemático na história da arte contemporânea brasileira. Com coragem e vanguardismo, ele foi um dos pioneiros ao criticar o regime da ditadura militar por meio de suas obras.

Seu trabalho é bastante diversificado, pois transita entre grandes instalações e labirintos tranquilos, até a notas falsas e garrafas de Coca-Cola com mensagens subversivas. 

Um dos objetivos deste artista contemporâneo brasileiro é fazer com que seu público experimente e interaja, de forma direta, com suas peças. É por isso que as instalações atuam como seu meio favorito auto-expressão.

A gravura “Composição II” também está no acervo da Laart. Essa peça de arte conceitual expressa bem a proposta e o estilo de Cildo Meireles. Para conhecê-la, em detalhes, clique aqui.

arte contemporânea brasileira

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

A arte contemporânea brasileira está em efervescência, ocupando os principais museus do Brasil e do mundo e também de galerias de arte online, como a Laart , que conta, em seu acervo com trabalhos importantes desse estilo artístico. Assim, apresenta gravuras originais de Cildo Meireles, Gonçalo Ivo e de muitos outros artistas nacionais e latino-americanos. 

Todas possuem certificado de autenticidade e são entregues com segurança em sua casa ou ateliê. Clique aqui e conheça outras gravuras especiais.

Crédito da foto de capa: Cultura Mix

Share with

Comments

  • Belas obras

    Allan Michael dos Santos
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.