fauvismo no brasil

Fauvismo no Brasil: a história do movimento no país, suas obras e artistas 

Esse movimento artístico teve como berço de origem a França, mais precisamente Paris, e se desenvolveu no início do século XX. Logo, chegou a terras tupiniquins e, assim, o fauvismo no Brasil se destacou como uma corrente artística caracterizada pelo uso intenso das cores

Outros aspectos importantes dessa expressão foram o domínio de temas leves e o fato de ela não se basear em críticas sociais ou políticas.

Henri Matisse foi o principal artista do movimento na Europa, que espalhou seu legado e mudou a história da arte. 

Foi em 1906 que o artista produziu a sua mais conhecida obra de estilo fauvista. Chamada de “A Alegria de Viver”, essa peça foi elaborada com cores impetuosas, promovendo o equilíbrio e a harmonia do cenário da natureza com as mulheres.

Crédito: Wikipédia

É válido informar que o período ápice do movimento fauvista foi relativamente curto, se comparado a outros estilos de destaque. No entanto, esse fato não descaracteriza a sua importância no mundo das artes. 

Neste artigo, vamos entender um pouco mais profundamente como o fauvismo no Brasil se desenvolveu. Boa leitura! 

Fauvismo no Brasil: artistas e obras

O fauvismo no Brasil não teve uma grande adesão entre os artistas ativos no período de seu ápice na Europa. Contudo, é fundamental ressaltar que, até os dias de hoje, características do fauvismo podem ser observadas em obras de artistas nacionais.

É importante notar, também, que o fauvismo não influenciou apenas o cenário artístico brasileiro. Isso porque os principais aspectos dessa corrente também podem ser vistos em outros estilos e artistas ao redor do globo.

Mesmo com pouca abrangência, houve espaço para as obras fauvistas. Nesse contexto, Arthur Timótheo da Costa foi um dos principais artistas do fauvismo no Brasil. 

 “Menino com Legumes”, de Arthur Timótheo da Costa. Crédito: Wikipédia

O início do artista no movimento fauvista aconteceu logo após viajar para França. Assim, entre 1906 e 1907, ele retornou ao Brasil e, influenciado pela corrente, começou a produzir peças repletas de cores intensas.

Outro artista do fauvismo no Brasil, ou melhor, que utilizava algumas características do estilo, foi Mário Navarro da Costa. Entre os exemplos de pinturas que carregavam esses atributos, está o quadro “Porto de Leixões”, que pode ser visualizado abaixo.

fauvismo características

 “Porto de Leixões”, de Mário Navarro da Costa. Crédito: Wikipédia 

Nesse cenário, é válido informar que, apesar dos dois artistas citados trabalharem bastante com características dessa corrente, o expoente mais conhecido do fauvismo no Brasil foi Inimá José de Paula.

A obra, a seguir, é de sua autoria e representa, de maneira intensa, o fauvismo no Brasil, ao contar com cores vibrantes e apresentar temática leve.

 Obra de Inimá José de Paula. Crédito: Biografias hi7.com

Gosta de conhecer as influências dos principais movimentos artísticos europeus no cenário nacional? Então, seguem sugestões de leitura especiais para você:

Fauvismo no Brasil: considerações

Como você pôde observar, as obras do fauvismo no Brasil se destacam pela presença de cores quentes e vivas.

Como características gerais, essa corrente artística apresenta:

  • pinceladas separadas;
  • diminuição da sensação de profundidade;
  • fim da perspectiva linear;
  • interpretação arbitrária dos meios-planos de luz e sombra;
  • a recusa de empregar elementos intelectuais às pinturas.

Se você aprecia esse e outros movimentos artísticos, conheça a galeria online da Laart e o seu acervo exclusivo de obras.

Aliás, você conhece a Laart e sua proposta? Não? Pois saiba tudo agora!

A Laart é uma galeria de arte online criada por Luis Felipe e Manoel, dois paulistanos apaixonados por arte e que têm a gravura em seus DNAs.

Só para você ter uma ideia, Luis Felipe é filho de Pedro Paulo Mendes, o maior editor de gravuras do país que conta, em sua bagagem, como mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro.

Os dois criadores da Laart construíram suas carreiras em diferentes mercados. Assim, atuaram, de forma consolidada, em outros campos e, logo, resolveram dar asas ao sonho de trabalhar com arte.

Dessa forma, nasceu a Laart, que tem como principal motivação valorizar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos por meio da arte da gravura.

Hoje, o acervo da Laart conta com mais de 15.000 gravuras dos mais variados artistas, como Alfredo Volpi, Sérvulo Esmeraldo, Leda Catunda, entre muitos outros. Além disso, há obras representativas dos mais variados estilos, como da Pop Art, Op Art, Arte Oriental e muito mais.

É fundamental destacar que todas as gravuras da Laart contam com certificado de autenticidade e são assinadas. Para completar, a Laart prioriza a comodidade de seus clientes. Assim, envia suas peças, com segurança e conforto, para todos os cantos do Brasil.

É impossível viver sem arte! Se você concorda com os idealizadores da Laart, indicamos que conheça algumas peças do acervo. Uma delas, certamente, combinará perfeitamente com sua casa, escritório ou ateliê! Para isso, basta clicar aqui! 

Crédito da foto de capa: Obvious

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.