marcelo grassmann

Marcelo Grassmann: conheça a sua biografia e entenda a sua conexão com a arte 

Marcelo Grassmann foi um artista brasileiro que imortalizou suas obras ao combinar elevada qualidade técnica com um simbolismo gráfico imaginativo e extremamente rico. 

Bastante ligado à xilogravura, o artista também atuou como entalhador de móveis, ilustrador e artista plástico. 

Para conhecer a fascinante biografia de Marcelo Grassmann, suas principais obras e conceitos, basta ler este post até o fim. Boa leitura!

Biografia de Marcelo Grassmann: conheça a sua incrível jornada

Marcelo Grassmann nasce em São Simão, uma cidade da capital paulista, em 1925. Assim, ainda adolescente, inicia seus estudos em fundição e entalhe em madeira, um fato significativo que comprova o interesse do artista em trabalhos manuais. 

O seu aprendizado acontece na Escola Profissional Masculina do Brás, também em São Paulo, e lá ele segue até os seus 17 anos, em 1942. 

O interesse mais intenso pela arte, mais especificamente pela gravura, ocorre logo em seguida, em 1943, quando o então habilidoso paulista, começa a realizar trabalhos em xilogravura. 

Nesse contexto, é importante destacar que as xilogravuras de Marcelo Grassmann recebem forte influência de conceitos de grandes mestres da gravura, como de Livio Abramo. 

Desse modo, as principais obras de Marcelo Grassmann desse período contam como características a presença de arabescos e também de pontilhados, produzidos por meio da madeira de topo. 

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

Em seguida, o seu trabalho como desenhista entra em cena. Nesse período, durante 1947 e 1948, o então entalhador de móveis, atua como ilustrador, em jornais importantes, como “O Estado de São Paulo”.

Assim, em 1949, com 24 anos, Marcelo Grassmann escolhe a cidade maravilhosa para viver e exercer seu trabalho. Logo, no Rio de Janeiro, ele dá sequência a sua função de ilustrador, no então “Jornal do Estado da Guanabara”.  

Desse modo, curioso e focado em seu aprendizado, começa a frequentar diferentes cursos, entre eles o de gravura em metal e de litogravura. 

Seu trabalho inicial fica marcado pela estética expressionista. Nesse período, ele produz a famosa série “Cavaleiros Noturnos”. 

marcelo grassmann xilogravura

Crédito: APAP

Confira também:

Estilo de Marcelo Grassmann e suas obras 

O trabalho de Marcelo Grassmann ganha maturidade e um tema constante começa a fazer parte de suas principais obras: figuras fantasiosas

Assim, as xilogravuras de Marcelo Grassmann são dominadas por monstros, sereias, seres metade humano e metade animais e cavaleiros medievais. Logo, o artista fica conhecido por sua estética singular e inovadora, que apresenta, como forma de expressão, elementos fantásticos. 

Desse modo, Marcelo Grassmann se torna conhecido por seu trabalho único, apresentando uma forte linguagem própria. 

Misturando surrealismo com figurativismo, a gravura emblemática abaixo pode ser encontrada no acervo da Laart. Clique aqui e saiba mais sobre ela. 

marcelo grassmann gravura

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Já em 1952, o gravurista se muda para Salvador, na Bahia. Lá, ele exerce trabalhos em parceria com o gravador e escultor Mário Cravo Júnior. 

No ano seguinte, em 1953, como um reconhecimento merecido de sua trajetória artística, ele recebe o prêmio de viagem ao exterior e embarca para Viena, na Áustria, e lá estuda em uma academia de arte. 

Nesse período, o desenho ganha destaque em suas obras, assim como seus trabalhos em litogravura e gravura em metal. 

Dessa forma, Marcelo Grassmann fica conhecido mundialmente e acaba se tornando um dos desenhistas brasileiros mais conhecidos e premiados da arte moderna

Em 1969, todas as xilogravuras e demais obras de Marcelo Grassmann passam a fazer parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo. 

Anos mais tarde, em 1978, a casa onde o icônico artista viveu, em São Simão, é tombada e transformada em museu. 

Vale enfatizar que o trabalho do artista apresentou uma mistura de materiais, experimentações diversas e diferentes técnicas. Todos esses fatos, somados, resultaram em uma profunda evolução artística e técnica. 

Nesse quadro, é essencial informar que as obras de Marcelo Grassmann foram idealizadas por meio de um processo criativo único. Segundo palavras do curador de arte Carlos Martins:

“Ele era um solitário no mundo as artes. Escolheu um assunto e nunca se rendeu a modismos”. 

Marcello Grassmann faleceu em 2013, aos 88 anos, e é considerado uma lenda da arte brasileira. 

Marcelo Grassmann: principais obras 

Quer ver as criaturas fantásticas criadas pelo artista? Confira agora algumas das principais obras de Marcelo Grassmann.

1. Xilogravura sem título (1951)

marcelo grassmann principais obras

Crédito: Veja SP

2. Xilogravura sobre papel (1953)

Crédito: Veja SP

3. Guerreiro com Cavalo (1962) 

Crédito: Escritório de Arte

4. Dama e Cavalo (1981)

Crédito: Escritório de Arte

O que você achou da biografia de Marcelo Grassmann? E de suas obras? Não deixe de expressar sua opinião!

A Laart acredita que as xilogravuras de Marcelo Grassmann contribuíram muito para o cenário artístico brasileiro. Tanto que a galeria apresenta em, em seu acervo, gravuras desse mestre.

Idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas que amam arte, a Laart é uma galeria de arte virtual que prestigia o trabalho dos mais diversos artistas brasileiros e latino-americanos. Para isso, democratiza o acesso à arte ao contar com gravuras de estilos variados e de diferentes artistas. 

Há mais de 15.000 gravuras no acervo da galeria e todas são assinadas e contam com certificado de autenticidade. Clique aqui e mergulhe nesse universo repleto de arte! 

Crédito da foto de capa: Acervo Estadão

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.