o que é litogravura

O que é litogravura? Entenda esse processo de impressão

É natural que existam dúvidas sobre o que é litogravura. Afinal, há tantos tipos de impressão no mercado que distinguir entre eles não é tarefa fácil. 

Para saber, de uma vez por todas, o que é litogravura e entender as características desse processo, você só precisa ler este artigo até o fim. Boa leitura! 

O que é litogravura?

A palavra litogravura ou “litografia” é derivada das palavras gregas: “lithos”, que significa “pedras”, e “grafien”, que significa “escrever”. 

A litogravura é um estilo de impressão que funciona como uma gravação feita por meio de desenhos sobre uma matriz porosa. Trata-se de um processo químico, que tem como base o princípio da repulsão entre água e óleo. Feito por meio de uma ferramenta gordurosa, como um lápis ou bastão, o desenho surge por meio do acúmulo de gordura na superfície da matriz. 

Embora existam outras técnicas, a da litogravura se diferencia por ser a que mais se parece com uma pintura. A peça abaixo, “Erótica II”, de Roberto Burle Marx, parece uma pintura, não é mesmo? 

o que é litogravura Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Como é o processo da litogravura?

Para criar uma litogravura, as obras de arte originais são impressas e reproduzidas, na maioria das vezes, por meio de pedras calcárias ou placas de metal. Assim, o artista faz a sua criação ao desenhar uma figura diretamente no elemento de impressão. Faz isso utilizando uma ferramenta especializada, como lápis ou bastão oleoso

Assim, depois que o desenho é inserido na pedra, o artista trata a sua superfície com um agente químico. Por meio desse processo, a gordura do material é unida à superfície. Dessa forma, acontece uma reação em que as áreas em branco aproximam a umidade para a placa e afastam a tinta litográfica. Logo, para evitar manchas de tinta, as áreas não pintadas são limpas. 

Dessa forma, a imagem é pintada e, em seguida, é colocado um papel sobre a pedra, que é coberta por um material que ajuda a uniformizar o nível de pressão. Posteriormente, esses elementos passam por um processo de raspagem de prensa litográfica. Vale destacar que para criar uma litogravura é essencial que a pedra seja espessa o suficiente. Afinal, a máquina exerce uma enorme pressão sobre ela. 

Em seguida, depois que a pedra é submetida à máquina, a sua cobertura é removida e o papel é retirado. Desse modo, uma imagem espelhada da figura sobre a pedra é revelada. Assim, com o papel retendo a figura feita pela ferramenta gordurosa, uma réplica perfeita é criada e esse processo pode ser repetido inúmeras vezes. 

A imagem abaixo mostra como é a prensa usada nesse processo de impressão. 

litogravura processoCrédito: Flickr

Como saber se é realmente uma litogravura?

Muitas vezes não é possível verificar se o método de impressão aplicado passou ou nao por um processo de litogravura. Dessa forma, em caso de dúvida, é recomendável olhar a peça com uma lupa. 

Para saber se é uma litogravura, preste atenção nas dicas a seguir: 

  1. Procure por uma assinatura: no geral, esse estilo de impressão conta com uma assinatura em sua parte posterior;
  2. Use uma lupa para buscar fileiras de pontos: quando uma peça desse estilo é produzida à mão,  é comum que ela apresente pontos aleatórios de tinta;
  3. Observe a espessura da tinta: na litogravura, a tinta na superfície conta com um discreto nível de elevação. 

Você sabe o que é calcogravura? Não? Então não deixe de ler este artigo

Quem inventou litogravura?

Essa prática remonta ao século XVIII, na Alemanha, quando o dramaturgo Alois Senefelder, descobriu, acidentalmente, que poderia duplicar seus roteiros, escrevendo-os em placas de calcário com giz de cera e imprimindo-as com tinta. Assim, ele conseguiu uniformizar os princípios básicos da impressão a partir da pedra.

Logo, com o passar dos tempos, esse método se tornou uma prática popular usada por artistas e artesãos.

litorgravura significado

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Gostou da peça  acima? Pois ela está no acervo da Laart! Clique aqui e saiba mais sobre essa peça.

Leia também: “O que é xilogravura? Conheça a história e artistas que marcaram a técnica”. 

A litogravura no Brasil

Logo após o seu invento, esse método de impressão foi propagado pela Europa e Portugal foi um dos países precursores a empregar essa técnica. Logo, assim que D. João VI chegou ao Brasil, em 1808, esse estilo também foi introduzido no país. 

Foi no período pós-independência que a litogravura se expandiu no país. Isso aconteceu devido à modernização e às transformações da época que resultaram em novas formas de produção econômica. Assim, para atender a uma demanda cada vez maior e promover o país, foram criadas casas litográficas. Por meio delas, rótulos de produtos e cartazes publicitários eram impressos em grande escala. 

Além de difundir a imagem do país e promover a produção de produtos, esse estilo de impressão se caracterizou por estimular os recursos visuais no Brasil. Com o tempo, o uso da técnica entrou em declínio devido ao surgimento de outras, mas a litogravura ainda é considerada uma das formas mais criativas e poéticas de impressão. 

o que é litogravuraCrédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

Embora identificar e adquirir peças desse estilo possa parecer complexo, entender a história desse método de impressão ajuda os colecionadores a saber o que procurar. Se você tem interesse em adquirir uma peça desse estilo, é importante valorizá-la por suas características exclusivas, em vez de visualizá-las apenas como reproduções de pinturas ou outras obras de arte.

Além disso, encontrar fornecedores confiáveis é fundamental para comprar peças autênticas. Conheça a galeria online da Laart e o acervo de obras de litogravura com artistas como Carlos Scliar, Roberto Burle Marx, Aldemir Martins, entre outros.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você recebe as em casa com toda a segurança de comprar no marketplace mais importante do mundo de arte. 

 

 

Share with

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.