max bill

Max Bill: obras de arte e biografia do designer gráfico suíço concretista 

O cenário artístico é repleto de personalidades multifacetadas. No entanto, algumas se destacam por exercerem diversos papéis com brilhantismo absoluto. É o caso de Max Bill, um dos designers gráficos mais influentes da história. 

Max Bill também atuou como arquiteto, pintor, professor e escultor. Considerado, por muitos, com um dos principais nomes da Escola de Bauhaus, o artista teve como base de seu trabalho o concretismo e, logo, também é conhecido por ser um dos precursores desse estilo. 

Para conhecer a biografia de Max Bill e suas principais obras, basta seguir com sua leitura!

Biografia de Max Bill: conhecendo a sua trajetória

Max Bill nasceu em 1908 e teve como país de origem a Suíça. A paixão pela arte apareceu logo cedo. Isso porque o suíço começou a estudar e a praticar o tema em uma academia em Zurique, capital de seu país de nascimento, com apenas 16 anos de idade. 

Por lá permaneceu até 1927, quando tinha 19 anos. Logo, para intensificar o seu conhecimento, ele seguiu para a  Escola de Bauhaus, um famoso centro de design alemão, onde aprendeu sobre design, arquitetura e arte

Seu empenho e talento foram tantos, que o artista se tornou conhecido com um dos principais expoentes desse estilo. 

Assim, ainda bastante jovem, com 21 anos, em 1929, ele se mudou definitivamente de sua cidade natal, Winterthur, para Zurique. Logo, como um processo natural de seu estudo contínuo combinado com suas habilidades naturais, tornou-se um dos mais conhecidos e famosos representantes da Escola Suíça de Design Gráfico. 

Em seguida, ele começou a demonstrar profundo interesse pelo design tipográfico. Logo, também se mostrou bastante adepto à matemática e acreditava que ela deveria ser usada com precisão. 

Ele também valorizava outras questões importantes, como a clareza, a simplicidade e a lógica. Desse modo, as obras de Max Bill ficaram conhecidas por apresentarem funcionalismo, serem utilitárias e, ao mesmo tempo, contarem com uma estética expressiva. 

De temperamento forte, o designer gráfico também fez história como pesquisador e professor. Afinal, atuou, nas décadas de 1950 e 1960,  como professor e diretor da Escola de Ulm, um centro universitário que seguiu os moldes da Escola de Bauhaus. 

O artista também ficou conhecido por buscar sempre alinhar seu trabalho a fins políticos e sociais responsáveis. 

O concretismo de Max Bill e suas características 

Na arte, o trabalho do suíço ficou caracterizado por apresentar características que ele tanto valorizava, como a matemática e a lógica. Assim, as obras de arte de Max Bill ficaram conhecidas por seguirem o concretismo. 

Nesse cenário, vale destacar que entre as décadas de 1940 e 1960, o suíço participou e organizou diversas mostras baseadas na arte concreta.  Logo, ele é considerado como um dos precursores desse estilo artístico. 

De 1949, “Energias em Azul” é uma das obras de arte de Max Bill desse período. 

max bill obras

Crédito: WikiArt

Vale destacar que, entre as décadas de 1930 e 1950, ele também atuou como escultor. Nesse quadro, as obras de arte de Max Bill tiveram como base o metal polido e refletiam diferentes nuances sobre o assunto do laço infinito. 

De 1991, “Endlose Treppe”, é uma das obras de Max Bill mais famosas. 

max bill obras de arte

Crédito: Wikipédia

O concretismo de Max Bill se baseava nos seguintes conceitos:

  • a valorização do pensamento racionalista;
  • o prestígio da estética utilitária;
  • o foco em um design funcional;
  • o uso de formas geométricas;
  • a promoção da lógica e da matemática na construção de suas obras. 

Você sabia que a arte cinética também teve como proposta o uso da racionalidade, da precisão matemática e das formas geométricas? Não? Pois entenda melhor o assunto, lendo: “Arte cinética: saiba tudo sobre o movimento que hipnotiza e causa ilusão de ótica”. 

Max Bill: obras de arte mais famosas do suíço

Confira agora outras obras de arte icônicas de Max Bill.

1. “Compreensão para Roxo” (1965)

Crédito: WikiArt

 

2. “Radiação de Rosa” (1973)

max bill concretismo

Crédito: WikiArt

3. “Serigrafia” (1986)

max bill bauhaus

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Essa incrível peça está no acervo da Laart! Clique aqui e saiba mais sobre ela!

4. “Serigrafia” (1989)

max bill

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Esta gravura interessante também faz parte da galeria! Saiba mais sobre ela, aqui

Max Bill e seu papel na arte, design e arquitetura do Brasil

O papel de Max Bill e a sua influência na arquitetura, no design e na arte brasileiros são pontos polêmicos. Isso ao mesmo tempo que suas ideias relacionadas ao concretismo influenciaram muitos artistas e arquitetos nacionais, sua crítica contra a arquitetura moderna brasileira também foi bastante contundente. 

Para ele, as construções brasileiras não davam muita importância para seus resultados sociais. Logo, o suíço ganhou a antipatia de muitos profissionais. 

Apesar das polêmicas, a importância de Max Bill para a história da arte, do design e da arquitetura brasileira e internacional é inegável. Tanto que nem sua morte, que aconteceu em 1994, em nada diminuiu a relevância desse gênio. 

A Laart é uma galeria de arte virtual que tem como foco prestigiar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. No entanto, também valoriza as obras de grandes personalidades estrangeiras, como é o caso de Max Bill. 

Para conhecer as gravuras de Max Bill presentes no acervo da Laart, basta acessar este link

Crédito da foto de capa: Frank Landau 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.