arquitetura eclética

Arquitetura eclética: o que é, características e exemplos de obras 

As construções e obras no decorrer da história foram, muitas vezes, marcadas por regras rígidas de estilo, representadas por características únicas. No entanto, há exceções. É o caso da arquitetura eclética.

O termo arquitetura eclética retrata uma fase de transição, cujo período remete à metade do século XIX e que se prolonga até os primeiros anos do século seguinte. 

O ecletismo na arquitetura teve sua origem intimamente ligada às revoluções industriais que aconteceram na Europa e nos Estados Unidos ao longo do século XIX. 

Esse período também foi marcado pelos avanços da engenharia, um fato que possibilitou que novos elementos e técnicas fossem introduzidos nas construções, como o uso do aço, do vidro, do ferro forjado e do vidro laminado. 

No entanto, vale ressaltar, que apesar dessa evolução, os arquitetos e outros profissionais da área não tinham referência de como esses elementos pudessem ser utilizados nas obras. Desse modo, utilizavam, como parâmetro, construções feitas no passado para, assim, orientarem seus projetos. 

Em outras palavras, o ecletismo na arquitetura na Europa e nos Estados Unidos apresentou uma forte relação com a arquitetura historicista, cujo estilo buscava recuperar e reviver os aspectos antigos de construções históricas. 

Nesse sentido, cada obra poderia ser praticamente um réplica de um determinado gênero arquitetônico ou, então, misturar diferentes estilos. Nesse contexto, a arquitetura historicista deu origem aos gêneros neobarroco, neorrenascentista e neogótico e neoclássica, por exemplo. 

Porém, ao mesmo tempo que esse estilo arquitetônico contou com a visão e as técnicas do passado, ele também promoveu a invenção de uma nova linguagem e um novo olhar baseados na estética da experimentação. 

Essa experimentação combinava liberdade criativa e ausência de regras. Desse modo, a originalidade e a capacidade de misturar estilos foram aspectos bastante valorizados. 

Nesse sentido, é válido saber que muitos projetos falharam por apresentarem falta de conexão. Dessa forma, muitas construções foram alvo de críticas, principalmente entre os profissionais que se opunham a esse estilo. 

Para saber mais sobre arquitetura eclética, suas características e conhecer suas grandes obras, basta seguir com sua leitura! 

Ecletismo na arquitetura na Europa 

O ecletismo na arquitetura na Europa aconteceu principalmente na Inglaterra, França e Alemanha. Nesse cenário, uma escola de Paris se destacou. 

A École des Beaux-Arts, considerada uma das primeiras escolas profissionais de arquitetura, promoveu o aprendizado e o treinamento de seus alunos com rigor técnico e acadêmico. Assim, muitos profissionais se formaram e, logo, se tornaram os pioneiros desse estilo arquitetônico. 

Porém, é válido enfatizar que apesar de apresentar inúmeras construções desse gênero, muito bem representadas pela Ópera de Paris e Gare D’orsay, o ecletismo na arquitetura não Europa não gerou o mesmo nível de entusiasmo observado nos Estados Unidos. 

Arquitetura eclética: características do estilo

Confira agora as principais características da arquitetura eclética:

  • a simetria dos espaços;
  • a valorização da grandiosidade;
  • o prestígio do luxo e da riqueza decorativa;
  • a rigidez da classificação dos ambientes internos;
  • o destaque para a proporção;
  • a importação de elementos para construção, como o ferro;
  • a presença de colunas e outras peças ornamentais;
  • a expressividade, a dramaticidade e a sofisticação das construções.  
  • a presença de um ou mais estilos arquitetônicos;
  • o surgimento e crescimento de designers de interiores.

Ecletismo na arquitetura brasileira 

O ecletismo na arquitetura brasileira surgiu como desdobramento do academicismo e, assim, contou com o rigor formal de suas construções, assim representada, em muitos momentos, pela arquitetura neoclássica. 

No entanto, com o decorrer dos anos e, em paralelo, tendências ecléticas inspiradas na Europa foram sendo inseridas no cenário arquitetônico brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e em Minas Gerais. 

Confira também: 

Principais construções de arquitetura eclética

Conheça agora algumas das principais construções de ecletismo na arquitetura no Brasil e no mundo. 

1. A Sagrada Família

ecletismo arquitetura

Crédito: Wikipédia

2. Igreja de St Clare

arquitetura eclética características

Crédito: Wikipédia

3. Carsion Mansion 

ecletismo arquitetura europa

Crédito: Wikipédia

4. Ópera de Paris 

arquitetura eclética

Crédito: Wikipédia

5. Pinacoteca do Estado de São Paulo

ecletismo na arquitetura brasileira

Crédito: Wikipédia

6. Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

ecletismo na arquitetura brasileira

Crédito: Wikipédia

Arquitetura eclética: considerações 

A arquitetura eclética começou a entrar em declínio na década de 1930 pois muitos começaram a considerar o estilo como obsoleto. Além disso, novos materiais e tecnológicas começaram a surgir e, assim, novas técnicas foram criadas. 

No entanto, apesar desse declínio, o ecletismo na arquitetura foi extremamente importante para a história, pois abriu portas para novos gêneros. 

A Laart valoriza todos os estilos arquitetônicos. Você conhece a proposta da Laart? Não? Pois a Laart é uma galeria e arte virtual que tem como meta valorizar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos ao promover suas obras em gravura. 

Idealizada por Luis Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte, a Laart também tem como objetivo democratizar o acesso à arte. Para isso, conta em seu acervo com mais de 15.000 gravuras, que apresentam os mais variados estilos e técnicas. 

Todas as obras do acervo são originais, assinadas e apresentam tiragem limitada. Além disso, a galeria promove a praticidade ao entregar as gravuras onde quer que você esteja. 

Todas as peças são exclusivas e contam com certificado de autenticidade. Se você, assim como a Laart, acredita que é impossível viver sem arte, mergulhe agora mesmo nesse universo incrível. Para isso, basta clicar aqui! 

Crédito da foto de capa: Wikipédia

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.