hércules barsotti

Biografia e obras de Hércules Barsotti: formas, cores e a tridimensionalidade

Considerado um dos principais artistas brasileiros, Hércules Barsotti expressou sua versatilidade artística de diversas formas, atuando como gravador, desenhista, pintor e, é claro, como um exímio artista plástico.

Nascido em São Paulo em 1914, os primeiros chamados artísticos acontecem em 1926, quando Barsotti estuda desenho com Enrico Vio, um célebre pintor e desenhista ítalo-brasileiro. Então, a polivalência do artista atinge outra área, pois em 1937 ele se forma como Químico Industrial. No entanto, a sua vocação artística fala mais alto e ele retorna à pintura poucos anos depois, em 1940.

A vida de Hércules Barsotti é marcada também pela curiosidade de conhecer outras culturas. Suas viagens constantes pela Europa nas décadas de 1940 e 1950 comprovam isso.

Nessa época ele começa a se destacar como um dos grandes nomes da arte concreta no Brasil. Assim, seus trabalhos mostram sua paixão pela abstração geométrica e o losango se torna uma das marcas registradas do artista.

É também nesse período que conhece o pintor suíço e fundador do movimento concretista Max Bill. Assim, fortemente influenciado por ele, a geometria e a matemática se mesclam e tomam conta de seu trabalho.

Em 1954, Hércules Barsotti abre um estúdio de design gráfico em São Paulo com seu parceiro de vida Willys de Castro (1926-1988). Assim, ainda na década de 1950, o artista radicaliza ao simplificar sua pintura ao extremo. Logo, começa a abusar das formas geométricas em branco e preto.

hércules barsottiCrédito: MOMA

hércules barsotti gravurasCrédito: Laart . Foto de Joca Meirelles. Gostou desta gravura e quer saber mais sobre ela? Então, clique aqui.

Entretanto, a partir da década de 1960, as obras de Hércules Barsotti passam a ganhar cores fortes e contrastantes, até então inexistentes em suas peças. Sobre essa passagem, o artista comentou:

“Quando eu pintava a forma, não me interessava o colorido. Pintava só em branco e preto com umas tintas que ressecavam rápido. Isso foi no fim de 1950, por aí. Em 1963, vi numa revista americana que tinham descoberto uma tinta, a acrílica-vinílica. (…) Quando comecei em branco e preto, fazia formas muito simples. Depois, com a cor, a forma foi se enriquecendo. Com o tempo, voltei à simplicidade”.

Neste período, além de explorar a cor em suas pinturas e gravuras, Hércules Barsotti experimenta as mais diversas formas geométricas:

  • losangos;
  • elipses;
  • pentágonos;
  • hexágonos;
  • triângulos;
  • círculos;
  • paralelogramos.

hércules barsotti obrasCrédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

As peças de Hércules Barsotti hipnotizam ao gerarem a ilusão de tridimensionalidade que acontece devido à disposição de diferentes cores e formas.

Presente no acervo da Laart, a gravura a seguir demonstra bem esse conceito.

hércules barsotti gravurasCrédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

Hércules Barsotti: biografia do artista

Conheça agora as principais fases e marcos da biografia de Hércules Barsotti:

1926: começa sua formação como artista ao estudar desenho com o pintor Enrico Vio;

1937: Hércules Barsotti se forma em Química Industrial;

1940: inicia seus trabalhos na pintura;

1950: suas pinturas são influenciadas pelo concretismo. Também começa a desenvolver um trabalho com desenho têxtil;

1954: Junto com Willys de Castro funda o Estúdio de Projetos Gráficos;

1958: Viaja para a Europa e conhece Max Bill, uma de suas maiores influências;

1960: começa a usar as cores em seus trabalhos e expõe suas obras na mostra de arte concreta “Konkrete Kunst”, organizada por Max Bill;

Década de 1960: ele e Willys de Castro são convidados por Ferreira Gullar a comporem o Grupo Neoconcreto do Rio de Janeiro. Logo, participa de exposições do grupo no MEC e no MAM.

1965: participa do Grupo Novas Tendências. Nesse período também começa a explorar o uso das cores, indo além do preto e branco usual de suas peças;

2004: uma retrospectiva da vida e das obras do artista é organizada pelo MAM,em São Paulo.

Leia também: “Grupo Ruptura e a ascensão do concretismo no Brasil” 

A geometria e a tridimensionalidade de Hércules Barsotti

Como você pôde notar em algumas de suas expostas aqui, a mudança mais expressiva do artista acontece quando ele resolve abandonar o preto e branco e incluir misturas de cores em seus trabalhos.

Já as gravuras de Hércules Barsotti exploram as mais variadas formas geométricas e a tridimensionalidade. A presença dessas características em seus trabalhos faz com que muitos estudiosos acreditem que ele tenha se aproximado do conceito proposto pela Op Art.

Também chamada de Arte Óptica, a Op Art tem como aspectos principais a geometria e o abstracionismo. Essa corrente surgiu em meados do século XX e foi pautada na ilusão de ótica.

Como o conceito da Op Art é baseado na tridimensionalidade, na ilusão de perspectiva, nas cores vibrantes e nas formas geométricas, muitos críticos enxergam nas obras de Hércules Barsotti algumas características desse movimento.

Apesar de se despedir da vida e da arte em 2010, o legado de Barsotti nunca será esquecido por seus admiradores. O crítico Cauê Alves faz uma bela declaração sobre o trabalho desse célebre artista:

“Se a geometria está mais próxima da razão e a cor, da sensibilidade e da intuição, Barsotti experimenta um jogo entre ambas em que ganha a expressão.”

Você gostou das obras de Hércules Barsotti expostas nesse artigo? Pois saiba que muitas delas fazem parte do acervo da Laart, uma galeria de arte online que reúne os mais importantes trabalhos de artistas latino-americanos. Se você, assim como nós, admira o estilo e a personalidade desse artista, não deixe de visitar a nossa galeria e conhecer algumas de suas gravuras originais.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.