feres khoury

Feres Khoury: da arquitetura à gravura

Entre a arquitetura e a arte, Feres Khoury consolidou uma carreira como gravador, arquiteto e professor. Em uma trajetória extensa, ativa até hoje, o artista permanece encantando com seus traços marcantes.

Continue lendo e conheça a carreira, as obras e a biografia de Feres Lourenço Khoury.

Feres Khoury: biografia

Feres Khoury nasceu em Urupês, na região noroeste do estado de São Paulo, em 1951. Seu pai era do Líbano e, sua mãe, filha de imigrantes desse país. Dessa forma, a vida do artista em seu princípio foi bastante influenciada pela cultura árabe.

Ele morou nessa pequena cidade até 1954. Logo, ele e sua família se mudaram para Catanduva. Foi nesse período que ele começou a exibir a sua vocação artística. Fez isso ao demonstrar interesse pelo desenho e pelo teatro, sendo o desenho um campo ainda explorado pelo artista que, ao esboçar seus traços em diferentes cadernos durante sua vida, fez uso das mais variadas técnicas.

O chamado para arte, iniciado em sua infância, se prolongou até a juventude do artista. Isso porque ele, com ainda 15 anos, já participava dos mais variados concursos relacionados à arte.

Assim, começou a explorar o campo artístico produzindo desenhos que apresentavam características cubistas, como a presença de figuras geométricas. No entanto, apesar de a arte fazer parte de sua vida de maneira intensa, o artista quis trilhar outros caminhos. Afinal, ainda era muito novo.

Desse modo, acabou demonstrando interesse por outros segmentos. Logo, inclinou-se para a arquitetura. Dessa forma, sua primeira formação foi na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em 1979.

Vale destacar que na época da faculdade, durante a década de 1970, apesar de estar envolvido com seus estudos de arquitetura, a paixão pela arte, assim expressa pelo desenho, não havia sido abandonada. Logo, também nesse período, descobriu a arte da gravura.

Assim, combinando seu amor pela arte, arquitetura e, também, pelo ensino, ele tornou-se professor de diversas instituições de ensino como:

  • a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP;
  • a Faculdade de Design de Moda Santa Marcelina;
  • a Universidade São Judas Tadeu, entre outras.

Como artista teve contato com figuras importantes e contemporâneas da época de sua formação como Renina Katz, Rubens Matuck e Sérgio Fingermann.

Feres Khoury também foi membro e fundador da Editora João Pereira junto com Rubens Matuck, Rosely Nakagawa e Luise Weiss – juntos tinham o objetivo facilitar o lançamento de gravuras originais em tiragens limitadas.

Algumas obras de Feres Khoury que foram publicadas pela editora são os álbuns:

  • 11 Gravuras (1979); 
  • 5 Litografias (1981); 
  • Círculo das Coisas (1982);
  • 5 Xilogravuras (1988) 
  • Álbum Comemorativo (1989). 

Feres Lourenço Khoury expôs suas obras ainda durante a graduação em arquitetura, chegando até a Trienal Latinoamericana del Grabado (1974), realizada em Buenos Aires. Seu primeiro prêmio aconteceu em 1988 na 8ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba. 

Em 1991, o amor pela poesia e pela teoria literária o levou a estudar sobre o assunto na ECA, onde realizou seu mestrado e tem como orientadora a célebre Regina Silveira. Pouco tempo depois, defendeu sua tese de doutorado em poéticas visuais, na mesma instituição.

Feres Khoury: obras

As gravuras foram destaque nas obras de Feres Khoury e a base da sua produção. Também trabalhou com xilogravura e, depois, com a ponta-seca. A obra, a seguir, está no acervo da Laart. Clique aqui e conheça seus detalhes. 

feres lourenço khoury

Sem título (1996) | Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles

As obras de Khoury apresentam técnica e uma perfeição em seus desenhos sem igual.  Outros aspectos como variações de luz e sombra, e planos claros e escuros também são bastante explorados.

Sua produção é marcada basicamente por linhas, formas, espaços e ausência de cores. 

feres khoury obras

Vae Sole (1989) | Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

Na década de 1990, o artista passou a utilizar a ponta-seca com a qual definia melhor linhas e traços. 

Como resultado, destacam-se os desenhos de áreas quadriculadas, portas, círculos e ogivas. 

feres khoury biografia

Albedo (1996) | Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural

As linhas vazadas criam harmonia nas bases densas e aveludadas das telas, principalmente as pretas que podem representar traços geométricos ou curvilíneos com excelência. 

Leia também:

Considerado um mestre nas gravuras em branco e preto e um dos mais emblemáticos gravadores brasileiros, a arte desse artista apresenta uma versatilidade inteligente e, ao mesmo tempo, criativa.

Que tal conhecer algumas obras feitas em gravuras de artistas incríveis? É só visitar a galeria da Laart! Criada por Luis Felipe e Manoel, dois apaixonados por arte e, cujas famílias atuam nesse segmento desde a década de 1970, a Laart é uma galeria de arte virtual que prestigia o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos.

Contando com mais de 15.000 gravuras, a Laart apresenta o que há de mais exclusivo e acessível em termos de obras de arte em gravuras. Para isso, conta somente com peças originais e de série com tiragem limitada.

Aliás, você sabe o que um artista faz para dar às gravuras um caráter único e original? Não? Ele as assina e as enumera, assim como também informa o total de obras reproduzidas na série. Por exemplo, uma obra numerada 1/50 significa que ela é a número 1 de um total de 50 gravuras.

Pois bem, as gravuras da Laart são assinadas e numeradas! Quer mais? Pois todas elas vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com todo a segurança e conforto que merece.

É impossível viver sem arte, não é mesmo? Que tal conhecer algumas peças especiais? Há gravuras de todos os estilos e artistas! Uma delas, certamente, irá fazer a sua cabeça! Para isso, basta clicar aqui!

 

Crédito da foto de capa: Flertai

 

Share with

Comments (2)

  • Palmas

    Júlio Cesar
    Responder
  • Foi meu professor na FAU Mackenzie, quando produziu belas aquarelas

    Luiz Eduardo Siena Medeiros
    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.