dionísio del santo

Dionísio del Santo: biografia do artista e suas grandes obras

Dionísio del Santo foi um pintor, desenhista e gravador brasileiro que misturou estéticas e compôs um legado importante para a história da arte do Brasil. De estilo discreto, foi dono de um legado cujas obras apresentaram equilíbrio cromático, elevada técnica e excelente uso do espaço. 

Confira a história do artista Dionísio del Santo, descubra quais correntes ele destacou em seu trabalho, e conheça suas principais obras ao longo deste post. Boa leitura!

Biografia de Dionísio del Santo: história do artista capixaba 

Nascido em Colatina, uma pequena cidade do interior do Espírito Santo, em 1925, Dionísio del Santo passa sua infância em um seminário em uma cidade vizinha,  chamada Santa Teresa, onde estuda entre os anos de 1932 e 1939. 

Com 15 anos, traça seus primeiros esboços em desenho e já demonstra bastante habilidade e talento. Assim, para aperfeiçoar suas capacidades artísticas, parte para o Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, já adulto, com um pouco mais de 20 anos, começa a pintar. 

Nesse período, estuda a teoria e a harmonia das cores em uma associação de desenho. Assim, alia estudo e vocação que, juntos, dão início e força à sua carreira. Logo, seu trabalho chama a atenção,  e ele é convidado a compor peças publicitárias e outros tipos de artes gráficas. 

Na década de 1950, se interessa e começa a trabalhar com obras em xilogravura e serigrafia. Se encanta por essas técnicas e produz intensamente. 

A transição da arte figurativa para o abstracionismo 

Nessa fase, suas xilogravuras e serigrafias trazem à tona a vida rural de sua infância. Assim, essas peças são mais realistas e contam com um caráter mais figurativo

Contudo, com o tempo, a abstração e a geometria vão ganhando mais força em seus trabalhos. Logo, além de obras em gravuras, ele produz pinturas, cujas cores mais usadas são a vermelha, a negra, a verde, a azul e a branca. 

Em seguida, se envolve com o movimento concreto. Por meio dele, prioriza as formas abstratas, destacando o diálogo simples e preciso entre formas e conteúdo, e se foca no racionalismo e na abordagem científica por trás do fazer artístico. 

Entretanto, é importante ressaltar que apesar de abraçar as principais características do concretismo em suas obras, o artista se mantém afastado dos grandes debates para se concentrar em sua arte.  

A serigrafia na vida do artista 

A partir do fim da década de 1950, o seu trabalho em serigrafia se torna ainda mais intenso. Assim, com um olhar aguçado, ele aprimora sua técnica e cria formas perfeitas que percorrem toda a superfície gravada e, dessa forma, explora, de maneira única, os espaços cheios e vazios, contrapondo-os de forma sublime. 

Suas peças trazem uma linearidade original e apresentam forte influência do cinetismo, as quais se assemelham, em alguns momentos, às obras de grandes mestres da corrente, como dos venezuelanos Carlos Cruz-Díez e Jesús Rafael Soto

Logo, suas obras parecem dançar na visão dos espectadores, causando efeitos hipnóticos em que as observa. 

Leia também: 

A combinação de estéticas e os prêmios 

Na década de 1960, dá continuidade ao seu trabalho abstrato, produzindo pinturas e compondo, principalmente, serigrafias. Nesse período, ganha um prêmio em um importante bienal internacional. 

Anos mais tarde, aprofunda o cinetismo em seu trabalho e produz a sua famosa série Cordéis, recebendo, em 1975, o reconhecimento dos críticos de arte, que simbolicamente, o aplaudem com o prêmio de melhor gravura do ano. 

Como um processo natural de sua dedicação, talento e conhecimento, o capixaba recebe outras condecorações, assim como realiza diversas mostras tanto em sua terra natal como em outros lugares do Brasil. 

Em 1999, Dionísio del Santo se despede da vida e da arte. No entanto, seu estilo centrado e seu trabalho de elevada qualidade técnica jamais serão esquecidos por seus admiradores. 

5 principais obras de Dionísio del Santo 

Vibrações lineares – Azul – Vermelho- Preto

história dionísio del santo

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Expansivo 

biografia dionísio del santo

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Composição com Vacas dionísio de santo obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Enforcado na Paisagem  dionísio del santo obras

Crédito: Enciclopédia Itaú Cultural 

Geométrico

dionísio del santo obras

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

O que você achou das obras de Dionísio del Santo? Qual aspecto mais apreciou: as cores ou as formas? Compartilhe sua opinião com a gente!

A Laart valoriza muito o trabalho de Dionísio del Santo, tanto que traz em seu acervo gravuras exclusivas desse célebre artista. 

A Laart é uma galeria de arte virtual especializada em gravuras. 

Criada por Luis Felipe e Manoel, dos paulistanos apaixonados por arte e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart tem como principal motivação tornar a arte mais acessível e democrática, possibilitando que pessoas que amem o assunto adquiram obras originais de importantes artistas brasileiros e latino-americanos, a preços justos. 

As obras da galeria pertencem a  edições limitadas, são assinadas pelos artistas e têm certificado de autenticidade. 

Aliando praticidade, qualidade e comodidade, a Laart também se compromete a entregar, com segurança e cuidado, a gravura que desejar em sua casa, escritório ou ateliê.  

Ficou interessado? Então conheça as obras de Dionísio del Santo e descubra por que as suas gravuras são tão especiais!

Crédito da foto de capa: Guia das Artes.

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.