Artistas famosos da serigrafia: quem são eles?
O mundo e o Brasil apresentam artistas famosos da serigrafia que criaram trabalhos extraordinários por meio dessa técnica.
Aliás, esse método de impressão é mais antigo do que imagina. Só para você ter uma ideia, ele existe desde os tempos mais remotos, tendo o Oriente, mais precisamente a China e o Japão, como berço de origem, o que comprova como a serigrafia é delicada e minuciosa.
Já no Ocidente, o primeiros registros remetem ao início do século XV na Europa, quando a serigrafia aliou-se à impressão em xilogravura no velho continente e foi adotada por artistas e artesãos europeus, que as utilizavam para fins decorativos e artísticos.
Porém, a serigrafia como a conhecemos atualmente se iniciou no começo do século XX, mais especificamente em 1907, quando um inglês chamado Samuel Simon recebeu a primeira patente conhecida sobre o processo, o qual começou a ser utilizado em larga escala para fins comerciais.
No entanto, o potencial artístico desse método foi só reconhecido na década de 1930 nos Estados Unidos e só ganhou, de fato, o merecido destaque, trinta anos depois, com o surgimento da pop art.
No Brasil, essa técnica também conquistou adeptos, tanto que o cenário nacional traz uma série de artistas brasileiros da serigrafia bastante conhecidos.
Quer saber quem são eles e conhecer outros artistas famosos da serigrafia que marcaram a história? Então, relaxe, uma vez que, até o fim desse post, você saberá quem são esses grandes representantes!
O que é serigrafia?
A serigrafia é uma das técnicas do processo de gravura. Também conhecido como “gravura planográfico”, esse método teve como base inicial a impressão em tela de seda, mas hoje conta com outros materiais, como nylon e poliéster.
A sua gravação acontece por meio da luz de produtos químicos que reagem e é dessa forma que a impressão ocorre.
Esse método de gravação exige habilidade e experiência. Isso porque o artista precisa saber como preparar uma tela, assim como aplicar as cores nesse processo.
Na serigrafia, cada cor é aplicada separadamente para que a impressão e a qualidade da imagem sejam perfeitas.
Além disso, essa técnica permite que o artista explore a criatividade ao máximo, pois oferece infinitas possibilidades de superfícies, variando desde as mais planas e simples até as mais sofisticadas e texturizadas.
Artistas famosos da serigrafia: 4 representantes gringos
Andy Warhol
Sem dúvida alguma, o nome mais famoso da história da serigrafia é Andy Warhol. Afinal, o grande mestre da pop art revolucionou a história da arte de maneira inovadora.
Para isso, abandonou as ferramentas mais usuais, como o pincel e se dedicou a outras técnicas, como a serigrafia para propagar seu trabalho.
Crédito: America Art Gallery
Corita Kent
Também conhecida como Irmã Mary Corita Kent, Corita Kent foi uma artista, educadora e freira americana cujo trabalho foi quase inteiramente focado em serigrafia.
Ela utilizava esse método de impressão para tornar a arte mais democrática e fazer com que seu trabalho chegasse não só à elite, mas a outras camadas menos abastadas.
Crédito: Christies
Patrick Nagel
Nessa lista de artistas famosos da serigrafia o nome de Patrick Nagel jamais poderia deixar de não aparecer. Afinal, esse artista americano criou ilustrações icônicas por meio dessa técnica.
Seu trabalho ficou conhecido pela constância das personagens femininas e por apresentar um estilo com forte influência da art deco.
Crédito: Heritage Auctions
Gerty Saruê
Gerty Saruê é uma artista austríaca que utiliza a serigrafia e a colagem para expor sua coerente arte, a qual traz símbolos que a artista destaca, mexe, constrói e desconstrói de forma bastante particular.
Fugindo da simetria, a sensibilidade, a fineza e as texturas das linhas e das texturas são equilibradas e parecem flutuar e conversar em uma espécie de dança.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
Confira outras peças da artista presentes na Laart aqui.
Principais artistas brasileiros da serigrafia: 3 grandes representantes
Romero Britto
Talvez, hoje, Romero Britto seja o artista brasileiro mais conhecido no exterior. Radicado nos Estados Unidos há alguns anos, o pernambucano mais conhecido por suas pinturas coloridas e por retratar personalidades famosas, também faz uso constante da serigrafia em suas obras.
Crédito: Pinterest
Claudio Tozzi
Podemos dizer que Claudio Tozzi seja o Andy Warhol brasileiro. Afinal, o paulistano marcou a história da pop art nacional como poucos.
Para isso, utilizou a serigrafia não só para multiplicar suas peças repletas de referências críticas, como também para criar texturas gráficas para suas pinturas.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
Quer conhecer outras obras de Claudio Tozzi? É só clicar aqui!
Alfredo Volpi
Considerado um dos principais nomes da segunda fase do modernismo, o ítalo-brasileiro Alfredo Volpi também fez uso da serigrafia para reproduzir seu trabalho.
Dono de um repertório emblemático em que a técnica e as cores se misturavam e causavam grande impacto visual, o “Mestre das Bandeirinhas” também foi um dos artistas da serigrafia mais talentosos da história.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
Conheça outras peças de Alfredo Volpi clicando aqui!
O que você achou dessa lista com os mais famosos artistas da serigrafia? E de seus trabalhos? Compartilhe sua opinião com a gente!
Aliás, falando em compartilhar, a Laart compartilha da mesma opinião de Corita Kent . Afinal, os idealizadores da galeria, assim como a freira, acreditam que a arte deva ser democrática e acessível para todas as pessoas.
Para isso, a Laart conta em seu acervo com peças com preços justos, muitas delas, inclusive, são serigrafias!
Para conhecer essas peças especiais e exclusivas, basta clicar aqui!
There are no comments