álvaro siza

Álvaro Siza: trajetória e projetos do ícone da arquitetura portuguesa

Álvaro Siza é um dos principais nomes da arquitetura contemporânea portuguesa. Com discrição, lucidez, conhecimento e técnica, o profissional trouxe inovação à estética tradicional desse pequeno país europeu. 

Fez isso ao combinar elegância e simplicidade e aplicá-las em seus projetos, contribuindo para tornar Portugal um local que contempla não só a tradição e seus estilos, como o barroco e o neoclássico, como também as obras mais modernas e inovadoras. 

Autor de um legado de mais de 150 construções em terras portuguesas e ao redor do globo, Álvaro Siza é sinônimo de orgulho nacional, uma vez que seu trabalho, estética e conceito são admirados e respeitados tanto por leigos como por profissionais. 

Para conhecer a biografia, as obras e as frases de Álvaro Siza, e compreender por que o seu nome é um dos mais aclamados na arquitetura contemporânea portuguesa, basta ler este post até o fim. 

Biografia de Álvaro Siza: a paixão pela arte, arquitetura e ensino 

Nascido em 1933, em Matosinhos, uma pequena cidade localizada no Norte de Portugal, Álvaro Siza demonstra interesse pela arte, em especial pela escultura, ainda na adolescência. 

Porém, seu pai, engenheiro, tradicional e pragmático, apesar de valorizar o interesse e o talento do filho, o orienta a direcionar sua criatividade para uma área parecida: a arquitetura, como mostram suas palavras em entrevista

“Quis ser escultor. Muito cedo fiz coisas em barro. Mas o meu pai achava que ir para escultura seria uma desgraça. Ligava-se ainda a vida do escultor à boemia, à miséria. Persuadiu-me a não ir…”

Assim, seguindo os conselhos de seu pai, mas jamais se desvinculando da arte, Álvaro Siza se muda para Porto para estudar arquitetura. Logo em 1949, bastante jovem, com apenas 16 anos, ingressa na Escola Superior de Belas Artes para adquirir conhecimento e se profissionalizar como arquiteto. 

Em 1955 termina seus estudos e, nessa mesma época, com pouco mais de 20 anos, dá o pontapé inicial para sua trajetória de sucesso, fato simbolizado pela abertura de seu primeiro escritório. 

Curioso e interessado, aprofunda seus estudos sobre a estética minimalista, tornando-se um grande fã das obras de mestres como Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto. 

Logo, incorpora e valoriza a funcionalidade das construções, o design simples e limpo das obras e o conceito de “menos é mais”. Ao mesmo tempo, dá à luz a uma estética própria em que conceitos modernos e uma linguagem mais artística se unem, se fundem e originam uma narrativa própria e criativa, em que a sofisticação, a leveza e a originalidade se destacam. 

A economia de palavras, mas jamais de talento, podem ser encontradas em algumas das principais citações de Álvaro Siza, que descrevem um pouco sua personalidade e conceito. 

“Arquitetura é arte, e isso está no meu espírito desde sempre”. 

Apaixonado por conhecimento, o português desenvolve um forte laço profissional e de amizade com seu professor e um dos maiores nomes da arquitetura moderna de Portugal: Fernando Távora. 

O seu mestre o inspira de tal maneira que desperta o interesse de Álvaro Siza pelo ensino, fazendo com que ele se apaixone pelo meio acadêmico e lecione na faculdade em que se formou.

Posteriormente, ingressa como professor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e em outros centros acadêmicos consagrados, como na Universidade dos Andes, na Colômbia. 

A estética dos projetos de Álvaro Siza e a conquista de prêmios 

A estética de Álvaro Siza jamais pode ser resumida em poucas palavras ou até mesmo explicada por elas. Ela é muito mais sentida, ou seja, necessita ser vista e assimilada não só pelos olhos, mas concebida e interpretada pelo espectador por aspectos muito além dos óbvios. 

Explicar por uma única visão o trabalho de Alvaros Siza é cair em contradição. Afinal, seu trabalho traz um conceito artístico forte, assim como também apresenta elevada técnica e um processo de criação longo, em que os croquis, feitos primeiramente à mão livre, sem medidas exatas, contam com precisão e conceito. 

álvaro siza projetos

Crédito: ArchDaily

Em seguida de seus esboços conceituais, entram em cena o desenho técnico que é quando a arquitetura se materializa de forma detalhada.

Logo, de seus projetos, nascem as construções propriamente ditas, em que a emoção, a sensibilidade, o aproveitamento do espaço, a valorização do meio ambiente e a criatividade são palavras de ordem e oferecem uma experiência vívida para todos aqueles que os observam.

Álvaro Siza consegue ao mesmo tempo impressionar pela simplicidade de sua estética e também encantar os mais técnicos pela complexidade formal de seus edifícios e construções. 

É aí que mora a genialidade do mestre da arquitetura contemporânea portuguesa, que consegue criar, redesenhar, dar conforto e chamar a atenção pela arte e funcionalidade.

Tudo isso junto e combinado resulta em prêmios, como o Pritzker, a honraria máxima da arquitetura mundial, em 1992. Sem falar nas duas vezes em que ganha o Leão de Ouro, em Veneza, e na conquista do Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha, em 2019. 

5 grandes obras de Álvaro Siza 

Piscinas das Marés 

piscina das marés álvaro siza

Crédito: Minube 

Faculdade de Arquitetura do Porto

escola de arquitetura do porto álvaro siza

Crédito: FAUP  

Bonjour Tristesse

álvaro siza biografia

Crédito: Wikimédia 

Pavilhão de Portugal 

Crédito: Jornal de Negócios 

Casa de Chá da Boa Nova

casas de álvaro siza

Crédito: Wikimédia 

Gostou de conhecer a biografia de Álvaro Siza, suas grandes obras e estilo? Conta para  a gente aqui nos comentários!

Aproveite também para conhecer a Laart.

A Laart é uma galeria de arte online que enaltece o trabalho das personalidades mais importantes da arquitetura e da arte. 

Para isso, valoriza o conhecimento e a informação assim expressos por meio de artigos de blog, assim como divulga e promove o trabalho de artistas por meio da gravura. 

Todas as obras da Laart são de tiragem limitada, exclusivas e assinadas. Além disso, contam com certificado de autenticidade. 

Convidamos você a visitar o acervo, são mais de 15.000 gravuras!

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.