performance artistas

Performance: 7 artistas gringos e brasileiros e seus trabalhos impressionantes

O mundo e o Brasil contam com uma série de artistas de performance que não têm vergonha de expor seus corpos e de enaltecer o absurdo e o que é considerado bizarro pelo senso comum. 

É exatamente por isso que esses artistas de performance são talentosos. Isso porque  seus trabalhos muitas vezes combinam elementos aparentemente desconexos entre si, mas que se completam de forma inteligente, criativa e provocadora. 

Assim, os artistas performáticos mesclam teatro, música e poesia e trazem conceitos dadaístas, surrealistas e futuristas que chamam a atenção e impactam a audiência de tal forma que ela não consegue desgrudar o olho de suas exibições.

Para saber quem são os principais artistas de performance e conhecer seus trabalhos, basta ler este artigo até o fim. Boa leitura!

Artistas da performance: 5 gringos famosos e suas ideias fora da caixa

John Cage

Considerado um dos músicos mais influentes e criativos dos Estados Unidos do século XX, John Cage foi um dos precursores da arte performática ao explorar em seus espetáculos técnicas sonoras diferentes, com a da música aleatória. 

Além disso, como uma espécie de contrassenso, exaltou o silêncio em seu trabalho, valorizando a sensação de desconforto e prestigiando o aspecto complementar do silêncio em relação ao som e à música. 

artistas de performance

Crédito: Song Mountain Music 

Allan Kaprow 

No fim dos anos 1950, Allan Kaprow criou o happening, uma vertente da performance artística, que inclui a participação do público. 

Para tanto, enalteceu a improvisação e promoveu uma arte desvinculada da arte. Assim, trouxe a provocação, o aspecto lúdico e uma narrativa não linear em suas apresentações. 

performance principais artistas

Crédito: Le Bastant 

Ulay 

Ulay trabalhou com a performance artísticas como poucos. Ele ficou conhecido por explorar a arte conceitual em suas apresentações e orientá-las para o uso de corpo e seus múltiplos significados. 

De origem alemã, ele também ficou famoso por seu trabalho com a Polaroid e por fazer uma dupla inesquecível com a icônica Marina Abramović. 

O vídeo abaixo mostra uma das apresentações dessa dupla de artistas de performance. De 1977, essa encenação ficou conhecida como “Light/Dark” e é impossível assistir a ela sem se impressionar. 

Marina Abramović 

Nessa lista de principais artistas de performance jamais poderia deixar de não aparecer a sérvia Marina Abramovic. Afinal, ela talvez seja a performance contemporânea mais famosa e experiente dessa seleção, tanto que é conhecida como “avó da arte de perfomance”. 

“Rithm O”, de 1974, é um de seus trabalhos mais impressionantes e conhecidos. Nele, a performer utilizou seu corpo como escultura e o exibiu para a plateia, convidando seus espectadores a participarem. Para isso, disponibilizou mais de 70 objetivos, entre eles armas e tesouras, e se manteve sentada em uma cadeira por mais de seis horas. 

Essa apresentação foi tão importante que promoveu uma série de estudos comportamentais. Isso porque, conforme o tempo passava, a audiência se tornava cada vez mais agressiva. 

Outra apresentação de Marina pode ser vista no vídeo abaixo. 

Yoko Ono

No imaginário popular, a japonesa Yoko Ono é a eterna viúva de John Lennon. Porém, ela é muito além disso, sendo considerada uma das principais artistas de performance e de vanguarda da história. 

Também fazendo uso de seu corpo como arte, Yoko Ono explorou, de forma simbólica, questões importantes para a sociedade, como a violência contra a mulher. 

A sua performance “Cut Piece”, encenada pela primeira vez nos anos 1960, trouxe à toa manipulação do corpo. Nessa, a artista disponibilizou uma tesoura e permitiu que o público rasgasse suas roupas. 

A plateia, de início tímida, com o tempo, participou ativamente do processo e demonstrou prazer em fazê-lo. Assim, Yoko Ono promoveu uma reflexão profunda e perturbadora sobre a exploração do corpo feminino. 

2 artistas brasileiros de performance e seus papéis no cenário nacional 

Flávio de Carvalho 

Flávio de Carvalho é considerado um dos artistas de performance pioneiros em terras tupiniquins. 

Provocativo e avesso aos padrões e às regras, o artista foi inovador e brilhante ao extremo exibindo um comportamento vanguardista na década de 1930. 

Questionando a hipocrisia religiosa, Flávio de Carvalho andou na contramão de uma procissão católica, vestido de mulher. Enfurecidas, as pessoas ao seu redor o hostilizaram e quase o lincharam. 

Essa experiência foi tão importante que deu origem a um livro, no qual o artista carioca analisou o comportamento em massa sob uma perspectiva freudiana. 

artistas performáticos

Crédito: O Globo 

Nelson Leirner

Polêmico e controverso, o paulistano e criador do Grupo Rex, Nelson Leirner, questionou o aspecto comercial das obras de arte por meio de suas obras e apresentações artísticas. 

Uma de suas performances mais emblemáticas foi a “Exposição-Não-Exposição”. Por meio dela, o artista ofereceu suas obras gratuitamente ao público. Em poucos minutos, uma multidão se aproximou e esvaziou a galeria. 

performance artistas brasileiros

Crédito: Arte que Acontece 

O que você achou dessa seleção de artistas performáticos? Já assistiu a alguma apresentação do estilo? Qual sua opinião sobre o assunto? Divida suas impressões com a gente aqui nos comentários abaixo. 

Aproveite também para conhecer a Laart. 

A Laart é uma galeria de arte online especializada em gravuras. Há mais de 15.000 peças em seu acervo de diversos estilos e correntes, e das mais importantes personalidades artísticas brasileiras e latino-americanas.

A Laart nasceu com a proposta de democratizar a arte e de valorizar o trabalho de artistas, como Flávio de Carvalho e Nelson Leirner! Não deixe de conferir as outras gravuras originais e exclusivas do acervo!

Share with

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.