dadaísmo artistas

8 artistas do dadaísmo e grandes obras que você precisa conhecer

Conhecer o dadaísmo e seus artistas é um dever para quem ama arte. Afinal, esse movimento irreverente gerou polêmica no circuito artístico por promover a anarquia e a falta de lógica. 

Originário da Suíça, mais precisamente de Zurique, o dadaísmo teve como data de início o ano de 1916. 

Apresentando influências do cubismo, do expressionismo e do futurismo na arte, essa corrente contestou a padronização da arte, questionou a racionalidade artística e, assim, promoveu uma arte gratuita e avessa ao tradicional

Vale destacar que a proposta do dadaísmo foi além da arte. Isso porque esse estilo teve seu início após Primeira Guerra Mundial. Assim, após analisar as atrocidades cometidas em batalhas, contestou o governo, a sociedade, o conservadorismo dos militares e, é claro, a arte. 

Apesar do período curto de existência (1916 a 1922), o “dada” marcou a história da arte e também influenciou outros gêneros artísticos, como a pop art, a  arte surrealista e a performance na arte. 

Para entender melhor essa corrente, saber quais são os principais artistas dadaístas e suas obras é essencial. Para isso, basta seguir com sua leitura! 

Dadaísmo: artistas famosos e suas obras provocativas 

Confira, agora, alguns dos principais artistas do dadaísmo e suas obras mais significativas. 

1. Francis Picabia (1879-1954)

Considerado um dos principais representantes do dadaísmo, Francis Picabia foi um pintor, desenhista e poeta francês. 

Apesar de ter transitado por outros estilos de arte, como o impressionismo e o fauvismo, ele ficou conhecido por abraçar o dadaísmo e, posteriormente, o surrealismo. 

Francis Picabia adorava escandalizar. Logo, encontrou no “dada” uma excelente forma de expressão. Assim, criou peças repletas de ironia. Entre elas, destaca-se “Desfile Amoroso”, de 1917. 

principais artistas do dadaísmo

Crédito: WikiArt

2.  Hannah Höch (1889-1978)

Hannah Höch foi uma artista alemã que despertou para o dadaísmo em 1917. Única mulher de seu grupo em Berlim, representou um papel fundamental para o empoderamento feminino.

Abordando temas como direito ao voto e a liberdade sexual, a artista conquistou posição de destaque no movimento. Assim, criou obras dadaístas cheias de ironia e sarcasmo. Para isso, empregava, constantemente, a técnica da colagem. 

P

Crédito: Ovelha Mag

3. Hans Arp (1886-1966)

Foi um artista alemão naturalizado francês que propôs uma estética baseada na simplicidade.

Sua participação no movimento dadaísta aconteceu em 1920 quando o pintor, poeta, escultor e artista plástico produziu uma série de obras dadaístas vanguardistas, assim expressas por meio de colagens, uma técnica que usava constantemente, e de grafismos em relevo. 

Uma das principais obras dadaístas do artista é “De acordo com as leis do acaso”, de 1933. 

principais artistas dadaístas

Crédito: WikiArt 

4. Hugo Ball (1886-1927)

Hugo Ball foi um dos principais artistas dadaístas. Afinal, esse escritor e poeta alemão foi o responsável pela elaboração do manifesto dadaísta. 

Sua arte ficou bastante conhecida por seus poemas sem palavras. Valorizando o absurdo e a ilógica, Hugo Ball questionou o papel do homem na sociedade. 

dadaísmo artistas

Crédito: Smart History

5. Man Ray (1890-1976)

O pintor, fotógrafo e cineasta americano Man Ray foi dos principais artistas dadaístas da década de 1920. 

De natureza anárquica, o seu amor pela pintura começou quando ainda era jovem. E 1915, ele conhece um dos precursores da arte conceitual e do dadaísmo, Marcel Duchamp. Com ele fundou e propagou o dadaísmo em Nova York. 

De 1929, “Primazia da matéria sobre o sentido”, é uma de suas peças mais emblemáticas. 

Crédito: WahooArt

Entre poemas, provocações e deboche 

Conheça outros artistas do dadaísmo que fizeram história misturando ironia, tom provocativo e criatividade. 

1. Marcel Duchamp (1887-1968)

Essencial para a história da arte, Marcel Duchamp foi um dos fundadores da arte conceitual e o inventor dos ready made, sendo uma figura icônica também da arte abstrata. 

Com uma visão vanguardista, esse artista plástico e poeta francês viajou para os Estados Unidos para melhorar o seu processo criativo. Lá, se uniu ao dadaísmo e produziu peças polêmicas. 

Uma delas foi “L.H.O.O.Q”, de 1919, que tem como figura principal a Mona Lisa. Nela, o artista rabiscou cavanhaque e bigode, escandalizando a sociedade da época. 

principais artistas do dadaísmo

Crédito: Cultura Genial

2. Raoul Hausmann (1886 – 1971)

Raoul Hausmann foi um artista plástico e poeta austríaco que atuou de forma ativa no dadaísmo. Conhecida por suas colagens e fotografias inovadoras, ele também ficou conhecido por escrever diversos textos sobre o movimento. 

Criativo , utilizando o absurdo e o deboche como armas, o austríaco criou uma série de obras dadaístas famosas, como é o caso da colagem “Abcd”, de 1923. 

principais artistas do dadaísmo

Crédito: Pinterest

3. Tristan Tzara (1886- 1963)

Tristan Tzara foi um dos grandes representantes do dadaísmo. Ele deu início a essa corrente para provocar e chocar a sociedade . Para isso, o poeta romeno escreveu publicações a favor do movimento. 

Sua preocupação social não terminou junto com o fim do dadaísmo. Isso porque o artista seguiu com suas críticas assim expressas por  meio de peças surrealistas.  

Agora, você já sabe muito mais sobre o dadaísmo e seus artistas, não é mesmo? Compartilhe sua opinião, dizendo o que achou desse movimento! 

Aproveite também para conhecer a Laart!

Com a proposta de valorizar o trabalho dos artistas brasileiros e latino-americanos, a Laart é uma galeria de arte online que apresenta obras em gravura. 

Com mais de 15.000 peças, o acervo da galeria conta com gravuras das mais variadas expressões artísticas. Todas elas são originais, assinadas e têm certificado de autenticidade. 

Além disso, a Laart, de tempos em tempos, traz oportunidades exclusivas! Ficou curioso? Então, clique aqui e conheça essas oportunidades únicas! 

Crédito da foto de capa: Widewalls 

 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.