arte povera

O que é arte povera? Conceito + características + principais artistas

A arte povera teve como berço a Itália e surgiu em meados da tumultuosa década de 1960. 

Considerada uma das correntes de vanguarda mais importantes e influentes do século XX, essa arte espelhou os anseios e toda a negação da cultura vigente, atuando e se expressando de forma fundamental na contracultura, um movimento múltiplo que explodiu em diversos países durante a década de 1960 e que buscava negar padrões culturais e quebrar tabus da sociedade da época. 

Para saber, em detalhes, o que é arte povera, conhecer suas características, exemplos e principais artistas, basta ler este post até o fim. 

O que é arte povera?

Arte povera significa “arte pobre”. Esse termo foi criado em 1967 por Germano Celant, um historiador, curador e crítico de arte italiano. 

Nesse ano, ele desenvolveu um manifesto que questionava a industrialização, a cultura em massa e que promovia uma arte mais simples e humanizada. 

Vale destacar que a arte povera nasceu em um momento em que a pop art ganhava grande projeção nos Estados Unidos. Dessa forma, ela também criticou o caráter pouco conceitual dessa corrente liderada por Andy Warhol, assim como buscou debater sobre o modernismo e a arte minimalista

Essa expressão foi criada e logo propagada e abraçada em diversas esferas artísticas, principalmente pela pintura, escultura e performance

Seu conceito e proposta tinham como fundamentos propor o empobrecimento da arte para, assim, jogar uma luz sobre a efemeridade das produções artísticas. 

Na verdade, o empobrecimento da arte nada mais era do que uma crítica fervorosa ao empobrecimento da sociedade, a qual, segundo seus representantes, era guiada pelo capitalismo e não se importava nem com a acentuação da desigualdade social, nem com questões ecológicas e sustentáveis. 

Leia também: Arte efêmera: o que é, origem, artistas e obras 

Quais são as características da arte povera?

As características da arte povera são:

  • o uso de elementos e materiais orgânicos como corda, folhas de árvores, trapos, sucatas, terra, jornais e, até mesmo, comida e excrementos; 
  • a crítica às galerias e à comercialização da arte;
  • a valorização de temas relacionadas ao cotidiano e à natureza;
  • o prestígio da espontaneidade, da originalidade e da brevidade;
  • o enaltecimento do contraste entre o velho e o novo. 
  • uma linguagem que se parecia em muitos momentos com a da arte surrealista e dadaísta, uma vez que valorizava o absurdo e o irreal.

Quais foram os principais artistas da arte povera?

Os principais artistas da arte povera foram em sua maioria italianos. Dentre os grandes representantes, podemos citar:

  • Giovanni Anselmo: escultor italiano e um dos pioneiros do movimento. Em suas obras, ele utilizava constantemente terra, madeira e pele de animal. 
  • Piero Manzoni:  artista plástico italiano e um dos mais polêmicos representantes da arte conceitual;
  • Mario Merz: artista italiano que considerava o conceito mais importante do que a obra e que ficou bastante conhecido por seus “iglus”;
  • Lucio Fontana: escultor e pintor argentino que integrou a corrente e produziu diversos trabalhos com materiais orgânicos;
  • Jannis Kounellis: artista grego bastante famoso por suas instalações que apresentavam vegetais e animais;
  • Michelangelo Pistoletto: um dos grandes protagonistas da arte povera italiana, conhecido por utilizar trapos e outros elementos comuns dessa corrente tanto em suas pinturas, como em suas performances e esculturas;
  • Luciano Fabro: artista plástico italiano conhecido por suas esculturas de instalações que mesclavam natureza, arte e mitologia. 
  • Iole de Freitas: artista brasileira com papel de destaque na arte contemporânea e que utiliza a água, a madeira, a pedra em seus trabalhos. 

Exemplos de arte povera: entre questionamentos e absurdos 

Merda d’ Artista (1961) – Piero Manzoni

Essa obra consistia em 90 latas de fezes e buscou questionar o valor da arte ao propor a sua venda a elevados preços. Esse projeto foi fundamental para história da arte pois ele deu uma nova dimensão a ela ao promover que o conceito por trás da obra era mais importante que a peça em si, a técnica e o próprio talento do artista. 

o que é arte povera

Crédito: Wikipédia 

Floor Tautology (1967) – Luciano Fabro 

Formada por uma área de piso polido demarcada e coberta por jornais com o objetivo de manter o chão limpo e de protegê-lo de arranhões, essa obra teve como objetivo questionar o conceito da limpeza e provocar os espectadores para não sujá-lo. 

exemplos de arte povera

Crédito: Ciiand 

Estrutura Alimentar (1968) – Giovanni Anselmo

Essa obra feita em escultura compreendia um bloco de granito preso a um maior semelhante a um pedestal e no meio um alce. 

Com a deterioração do vegetal, a escultura entrava em colapso e, assim, não mais existia, o que mostra brevidade de uma peça, uma das características mais importantes desse movimento. 

principais artistas de arte povera

Crédito: Pinterest 

O que você achou desses exemplos de arte povera? Iria a uma exposição dessa corrente? Divida sua opinião com a gente!

Falando em dividir, caso tenha gostado desse texto, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Afinal, informação educa e empodera!

Aproveite também para conhecer a Laart! 

A Laart é uma galeria de arte especializada em gravuras que nasceu com o objetivo de valorizar o trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos.

No acervo da galeria, há gravuras dos mais diversos estilos, inclusive de arte conceitual e arte surrealista, expressões que dialogam em muitos momentos com a arte povera. 

Se quiser explorar outras estéticas, fique à vontade, você é nosso convidado de honra! Para isso, basta clicar aqui!

 

Crédito da foto de capa: Sharone Perlstein 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.