história da escultura

História da escultura: onde surgiu esta forma de arte?

A história da escultura se confunde e se mescla com a própria história de arte. Afinal, para facilitar a análise e a comparação de diferentes correntes artísticas, ambas são divididas em períodos e fases.

Mais antiga do que muitos imaginam, a escultura surgiu nos primórdios, no Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada.

Nesse período, o objetivo era moldar animais e imagens humanas, em sua grande parte, representadas por figuras femininas com formas volumosas, características que remetiam a rituais de fecundação. Para elaborá-las, os materiais utilizados eram marfim e ossos. Nesse período, a escultura também foi bastante associada a ritos de magia e à religião.

Na Idade Mesolítica não há indícios dessa forma de arte. Já na Idade da Pedra Polida, há registros de esculturas feitas por meio de um aperfeiçoamento técnico baseado nos atos de polir e lascar a pedra. No entanto, há poucas peças que representem esse período.

De lá para cá, a arte da escultura passou por transformações técnicas e interpretativas. Como resultado, deixou um legado cultural importante.

Quer saber mais sobre a história da escultura e conhecer algumas esculturas famosas? É só ler este post até o fim!

História da escultura: onde surgiu e o que é?

Surgida no Oriente Médio, a escultura é considerada a quarta das artes clássicas. Essa forma de arte pode representar qualquer objeto e, até mesmo, nenhum, pois, em muitos momentos, apresenta uma conotação abstrata. Porém, no geral, desde o seu início, essa arte, como tradição, retratou o corpo humano ou então, sob ponto de vista antropomórfico, deuses e divindades.

Para produzir uma escultura o artista pode lançar mão de técnicas e materiais variados. Na história da escultura, as obras que apresentam maior durabilidade foram as criadas por elementos perenes, como o mármore, o granito, o ouro, a prata e o bronze. 

Outro ponto que vale destacar é que a o material escolhido, no geral, sempre apresentou uma relação direta com a técnica utilizada.

História da escultura: fases e origens

Conheça agora a história da escultura de acordo com suas fases e origens.

1. Escultura da Pré-História

Remetendo ao período que varia entre 24.000 a.C e 2.100 a.C, a escultura da Pré-História foi representada por figuras humanas e de animais.

Nesse contexto, foram as imagens femininas que mais se destacaram, simbolizando a fertilidade da mulher ao apresentarem nádegas e seios volumosos. 

A Vênus de Willendorf é um belo exemplo de escultura pré-histórica. Já as esculturas de animais, no geral, contavam com figuras de leões, ursos e mamutes.

história da escultura

Vênus de Willendorf – 28.000 e 25.000 a.C..Crédito: Wikipédia

2. Escultura do Egito Antigo

A escultura egípcia foi comumente representada pela figura do Faraó, simbolizando a sua divindade e também a crença da vida após a morte.

Nesse contexto, acreditava-se que a escultura abrigava a alma do Faraó, pois as estátuas eram criadas com a função de substituir o corpo deteriorado. Vale destacar que as peças egípcias não apresentavam nenhum tipo de expressão fácil, eram estáticas, os homens contavam com uma coloração mais escura que as das figuras femininas e cada divindade possuía uma regra particular de reprodução.

onde surgiu a escultura

Busto de Amenófis III- 1 387 a.C. Crédito: Wikipédia

 3. Escultura da Grécia Antiga

A Grécia é considerada o berço ocidental da arte de esculpir. Logo, suas peças representam, de forma emblemática, um marco na história da escultura por apresentarem elevada beleza estética e técnica.

Bastante copiada posteriormente por outras culturas, as esculturas gregas, em sua maioria, representavam as figuras humanas de modo idealizado e equilibrado.

Essas peças foram fundamentais para reproduzir a sociedade grega e as suas esferas, além de serem essenciais para a religião. 

Pelo fato de serem criadas com perfeição, as esculturas gregas assumiram um papel de divindade, já que suas formas humanas não continham nenhum defeito.  

Enquanto as esculturas do Egito eram representadas de modo estático, as gregas apresentavam movimento, o que demonstra uma evolução na história da escultura.

história da escultura

Vênus de Milo – século II a.C. Crédito: Wikipédia

4. Escultura de Roma

Similar à escultura grega por apresentar um caráter que prestigiava a perfeição, as obras romanas deram um passo adiante na história da escultura ao assumir uma característica menos idealizada, logo, mais realista de suas formas.

Enquanto as esculturas gregas destacavam o movimento em suas figuras, as romanas se voltaram para a expressão facial de suas peças. Vale destacar que as esculturas em Roma foram criadas em um ritmo frenético. Logo, sua quantidade de obras é surpreendente. Nesse contexto, a maioria das peças foi feita em mármore.

onde surgiu a escultura

Cleômenes: Marcelo como Hermes – Século I a.C. Crédito: Wikipédia 

A escultura nos diversos estilos artísticos

1. Escultura renascentista

A escultura do Renascimento foi representada por obras de corpos nus. Produzidas com elevada qualidade técnica, essas peças também contavam com estudos rigorosos sobre a anatomia humana.

história da escultura

Pietà, Michelangelo, 1499. Crédito: Wikipédia

2. Escultura barroca

Marcada por uma forte carga dramática, pela suntuosidade de suas peças, o exagero e os jogos de movimento e luz, a escultura do barroco se destacou pela expressividade especialmente presente em suas faces. No Brasil, essa arte foi bastante representada por Aleijadinho.

onde surgiu a escultura

A Verdade- Gian Lorenzo Bernini. Crédito: Wikipédia 

3. Escultura neoclássica

Contrariando os excessos e a dramaticidade do estilo barroco, as esculturas neoclássicas retomaram o movimento clássico helenista. Por meio dele, características como a clareza e equilíbrio foram exaltadas.

história da escultura

Perseu com a cabeça da Medusa, Antonio Canova, 1800. Crédito: Wikipédia 

4. Escultura modernista

A escultura modernista combinou diferentes influências. Assim, o século XIX foi emblemático para a história da escultura, pois apresentou técnicas de vanguarda. Herdando características do impressionismo, essas peças também acompanharam outros conceitos, como do cubismo e do dadaísmo.

Considerado o “pai da escultura moderna”, Auguste Rodin foi o artista que mais se destacou ao compor peças impressionistas e realistas.

onde surgiu a escultura

O Pensador, Auguste Rodin, 1904. Crédito: Wikipédia 

Gostou de conhecer a história da escultura, saber onde surgiu a escultura e entender como essa arte evoluiu ao longo do tempo? Então, continue navegando pelo universo da arte da Laart e conheça artistas brasileiros e latino-americanos e suas gravuras geniais.

Todas as obras vêm com certificado de autenticidade e você as recebe em casa com toda a segurança. Clique aqui para conhecer algumas peças impressionantes do acervo da Laart!

Crédito da foto de capa: Daily Art

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.