arquitetos brasileiros

Arquitetos brasileiros famosos: uma lista completa e inspiradora

Não foi à toa e nem de uma hora para a outra que os arquitetos brasileiros mais famosos da história se tornaram ícones nesse segmento. Afinal, combinar visão, talento, conhecimento e genialidade e conseguir traduzir tudo isso em forma de projetos emblemáticos não é para qualquer um. 

Quer saber quais são os principais arquitetos brasileiros, suas obras e descobrir por que eles influenciaram e marcaram gerações? Então, leia este artigo até o fim! 

Arquitetos brasileiros famosos que marcaram a história

A arquitetura brasileira conta com importantes nomes que marcaram a história com engenhosidade, criatividade e, é claro, muito talento.

Assim, fizemos uma seleção com os nove arquitetos brasileiros mais famosos que ajudaram a compor o imaginário da arquitetura nacional por meio de seus projetos brilhantes. 

São eles: 

  • Isay Weinfeld;
  • Lina Bo Bardi;
  • Lúcio Costa;
  • Marcio Kogan;
  • Oscar Niemeyer;
  • Paulo Mendes Rocha;
  • Roberto Burle Marx;
  • Rosa Kliass;
  • Ruy Ohtake.

Lista com os arquitetos brasileiros mais famosos do mundo

Confira agora, em detalhes, a lista com os arquitetos brasileiros mais famosos do mundo. 

 

1. Isay Weinfeld

arquitetos famosos brasileiros

 

Crédito: O Globo

Isay Weinfeld é um dos arquitetos brasileiros mais conhecidos da atualidade. Multifacetado, esse célebre profissional também atua como cineasta, designer de interiores e cenógrafo. 

Dono de um portfólio que conta com os mais conceituados projetos, que incluem desde residências e museus até shopping centers, o paulista coleciona prêmios nacionais e internacionais. 

Adepto do modernismo, suas obras são conhecidas pela elegância e detalhamento em linhas retas e boas proporções. Seu diferencial é o olhar treinado para o desejo de cada cliente e, assim, ele produz projetos únicos. 

O Edifício 360º é uma de suas obras mais emblemáticas. Localizada em São Paulo, essa construção foi a vencedora das categorias residencial e geral do Prêmio Future Projects da aclamada revista Architectural Review. 

Organizada em forma de cubos assimétricos que se encaixam, a estrutura conta com belos vidros azuis e tem como elemento surpresa os terraços integrados às salas de estar. 

arquitetos famosos brasileiros

Crédito: Veja SP

2. Lina Bo Bardi

principais arquitetos brasileiros

Crédito: Wikipédia

Lina Bo Bardi nasceu em Roma, mas se apaixonou pelo Brasil e, assim, naturalizou-se brasileira. Ela influenciou fortemente a arquitetura brasileira no século XX e conquistou um espaço importante para a participação feminina em uma sociedade dominada por homens.  

No decorrer de sua vida, envolveu-se com diferentes projetos, desde obras públicas até cenários de lazer e cultura de forma convicta e talentosa. Sempre com ideias inabaláveis, demonstrou ao mundo que por meio de simples traços tudo pode ser transformado positivamente. 

O legado dessa incrível mulher extrapola o campo da arquitetura, pois Lina Bo Bardi também contribuiu para a cenografia, artes plásticas, desenho de mobiliários e design gráfico. 

Sem dúvida, o MASP foi um dos projetos de maior destaque de Lina Bo Bardi. Esse cartão postal de São Paulo conta com quatro grandes colunas vermelhas, uma pinacoteca que coloca as obras em cavaletes transparentes e uma enorme praça de convívio representada pelo “vão livre”.

principais arquitetos brasileiros

Crédito: Wikipédia

Todas essas características demonstram a inovação e a ousadia dessa mulher que marcou a história da arquitetura no Brasil e no mundo. 

3. Lúcio Costa

lúcio costa arquitetos brasileiros

Crédito: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Lúcio Costa também se destacou como um dos arquitetos brasileiros mais famosos do mundo. No entanto, ele não nasceu em terras tupiniquins, mas na França, pois seu pai era almirante da Marinha do Brasil e se deslocava frequentemente. 

De personalidade firme e controversa, as contribuições de Costa para a arquitetura brasileira ajudaram a estabelecer o modernismo nacional e, assim, influenciar a arquitetura contemporânea produzida no Brasil. 

Para ele, algumas características da arquitetura colonial portuguesa o aproximavam da arquitetura contemporânea. Entre elas, a simplicidade e as soluções para condições impostas pelo clima tropical. A partir disso, Costa propunha a valorização do aspecto social da arquitetura, que se refletiu na aplicação de alguns conceitos modernistas, como o piso térreo livre e o terraço-jardim.

O auge de sua carreira, sem dúvida, aconteceu quando venceu o concurso para o projeto de Brasília, pelo qual foi responsável por todo o conteúdo urbanístico. Nesse projeto, teve relação direta com Niemeyer. 

Esse trabalho ficou conhecido como Plano Piloto de Brasília e, é claro, é um dos destaques do arquiteto. 

lúcio costa arquitetos brasileiros

Crédito: Wikipédia 

4. Marcio Kogan

marcio kogan arquitetos brasileiros

Crédito: Estadão

Considerado um dos arquitetos mais famosos do Brasil, Marcio Kogan é proprietário do renomado Studio MK27, fundado na década de 1980, em São Paulo. Conhecido por seu toque moderno e minimalista, esse profissional já recebeu diversos prêmios e seu estilo arquitetônico conta com a sutileza de formas e volumes. 

A jornada de Kogan é marcada por suas obras exuberantes, traços limpos e ambientes integrados com paisagem. Seus projetos também impressionam pela clareza e sofisticação. Ele utiliza materiais como madeira e concreto e, assim, consegue resultados extremamente delicados. 

O projeto da Livraria Cultura está entre os trabalhos de sucesso do arquiteto. A configuração da planta do local apresenta circulação aberta, o que dá continuidade espacial e fluidez a ela. 

marcio kogan arquitetos brasileiros

Crédito: Revista By

5. Oscar Niemeyer

arquitetos brasileiros

Crédito: Wikipédia

Dispensando apresentações, afinal se trata do arquiteto brasileiro mais reconhecido no exterior, Oscar Niemeyer teve uma trajetória marcada por trabalhos reconhecidos no mundo inteiro. Influenciando uma série de gerações de profissionais, sua genialidade rendeu a ele diversos prêmios, inclusive o Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura.

Com um estilo único, marcado por curvas sinuosas e pela valorização das formas monumentais, simbólicas e esculturais, Niemeyer também ficou conhecido por seu envolvimento na política. Assim, tornou-se uma figura emblemática na história de nosso país.

Deixando um legado impressionante, ele foi responsável por projetos icônicos, tanto no Brasil, como fora dele. Polivalente, Niemeyer também realizou outras atividades, como esculturas e gravuras. 

Com obras que encantam o mundo todo, os projetos arquitetônicos de Brasília são alguns dos trabalhos de destaque desse célebre profissional. O Edifício Copan, de São Paulo, também está entre suas construções principais. Afinal, o seu aspecto diferente e curioso é um símbolo da arquitetura moderna nacional. 

Com 115 metros de altura e uma infinidade de apartamentos, o Copan, criado na década de 1950, conta com traços contemporâneos, sem falar em seu famoso formato em S, que contrasta com a paisagem, cheia de ângulos retos. 

arquitetos brasileiros

Crédito: Cidade de São Paulo

Leia também: “Croquis de Oscar Niemeyer: desenhos famosos de suas obras”.

6. Paulo Mendes Rocha

arquitetos famosos brasileiros

Crédito: Wikipédia

Com características modernistas, Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos famosos brasileiros de mais prestígio dentro e fora do Brasil. Em seu incrível portfólio constam obras caracterizadas por certa rigidez e pela busca pela incorporação das áreas sociais e ambientais. 

Bastante engenhoso, esse exímio profissional acredita que “a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas”. Entre os seus diversos prêmios internacionais, o Prêmio Pritzker, o Leão de Ouro na Itália e Prêmio Imperial do Japão são os mais famosos. 

O Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) é um de seus projetos mais conhecidos. Localizado em São Paulo, esse museu é uma escultura em forma de edifício. Erguida em concreto aparente, abaixo do nível da rua, essa obra conta com fachadas que se desdobram em múltiplos planos.   

arquitetos famosos brasileiros

Crédito: Guia Folha

7. Roberto Burle Marx

arquitetos famosos brasileiros

Crédito: Wikipédia 

Roberto Burle Marx foi um artista plástico, pintor, escultor, ceramista, tapeceiro, designer de jóias e, apesar de sua formação formal não ser esta, tornou-se conhecido internacionalmente como arquiteto paisagista.

O estudo da paisagem natural brasileira foi um elemento fundamental nos projetos de Roberto Burle Marx. Seu legado conta com projetos inovadores e pela presença de elementos arquitetônicos como colunas e arcadas em seus parques e jardins. 

O seu legado se resume em mais de 2.000 projetos paisagísticos, acompanhados e alicerçados em pesquisas com mais de 3.500 espécies de plantas; centenas de pinturas em telas; painéis de pano e cerâmica, desenhos de jóias, cenários para teatro, tapeçarias, esculturas, serigrafias, xilogravuras, litografias e jardins.

Esse mestre consagrou projetos que inovaram na integração entre áreas verdes e urbanas, como a Praça Adhemar de Barros, localizada em Águas de Lindoia, em São Paulo.

arquitetos famosos brasileiros

Crédito: Viagem e Turismo

8. Rosa Kliass

arquitetos brasileiros

Crédito: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

Rosa Kliass é uma arquiteta-paisagista considerada uma das mais importantes na história do paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo.

Com um olhar que ajudou a elaborar grandes projetos paisagísticos nacionais, a sua trajetória se confunde com a jornada evolutiva do paisagismo brasileiro. Ícone em sua profissão e autora de inúmeros trabalhos que concorreram a prêmios, o trabalho dessa mulher é um marco na história da arquitetura e do paisagismo no Brasil. 

Entre suas obras mais significativas, está o projeto paisagístico do Parque da Juventude na cidade de São Paulo. Com 90 mil metros quadrados, ele funciona como um oásis com áreas verdes tratadas. 

arquitetos brasileiros

Crédito: Archdaily

9. Ruy Ohtake

principais arquitetos brasileiros

Crédito: Wikipédia

Ruy Ohtake é um dos grandes maiores nomes da arquitetura e do design de móveis contemporâneo brasileiro. Responsável por mais de 400 obras no Brasil, o modernismo desse paulistano prioriza o convívio nos espaços.

Seus projetos são ao mesmo tempo ousados e simples e são marcados por formas orgânicas. Com uma linguagem arrojada, suas obras valorizam o bem-estar. 

Conhecido como um vanguardista do design contemporâneo brasileiro, Ruy Ohtake é autor de vários projetos. O Hotel Unique é um deles. Considerado uma referência da paisagem paulistana, esse edifício conta com formas surpreendentes, abrigando toda a diversidade da metrópole. 

principais arquitetos brasileiros

Crédito: Arco Web

Neste artigo, você ficou sabendo quem são os principais arquitetos brasileiros e conheceu suas obras. Quanto talento o nosso país oferece, não é mesmo? Nós, da Laart, sabemos muito bem disso! Não é à toa que contamos com um acervo sensacional que traz as mais incríveis gravuras de diferentes artistas e estilos. Todas têm tiragem limitada e são assinadas! Clique aqui e as conheça! 

Crédito da foto de capa: Unsplash

Share with

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.