aldemir martins

Aldemir Martins: biografia e obras do artista plural nordestino

Aldemir Martins foi um artista plástico brasileiro que transitou entre pinturas, ilustrações, desenhos, esculturas, cerâmica e gravuras de modo magistral. 

Dono de uma estética única e inconfundível, ele ficou conhecido por explorar as paisagens nordestinas e por retratar o homem de sua região com elevada qualidade técnica.  

Para conhecer as obras, a biografia e as gravuras de Aldemir Martins, basta ler este post até o fim!

Aldemir Martins: a arte de quem ultrapassou limites e fronteiras

Nascido em uma pequena cidade do Ceará, em 1922, Aldemir Martins tem uma infância humilde e já nesta fase demonstra grande interesse pela arte, assim expressa por seus desenhos lúdicos. 

Com pouca idade, aos 12 anos, já vivendo em Fortaleza, ingressa no colégio militar da região, onde impressiona seus colégios e professores devido à sua enorme habilidade na arte do desenho. 

Poucos anos depois, já no início da década de 1940, atua como artista em Fortaleza e participa ativamente do cenário artístico da cidade incentivando ações e programas sobre o assunto. Tanto que, nesse período, junto a outros artistas, como o icônico Antonio Bandeira, cria o Centro Cultural de Belas Artes, um local que promove mostras de arte e diversos cursos. 

Nessa época, também serve ao exército, onde seu talento artístico se destaca. Logo, é reconhecido por sua arte ao vencer um concurso e receber o título simbólico de “Cabo Pintor”. 

Nessa mesma década, produz intensamente tanto desenhos, como aquarelas, pinturas e xilogravuras. Em 1943, trabalha como ilustrador para jornais e revistas locais. 

Confira também:

As inspirações e as influências das obras de Aldemir Martins 

Em 1945, se muda para a cidade maravilhosa e, em seguida, se fixa em São Paulo, onde frequenta cursos do MASP sobre história de arte e gravura. Nessa época, desenvolve um álbum de gravuras chamado “Cenas da Seca do Nordeste”. 

Para compor essas obras, o artista enaltece a cultura de seu povo. Além de se inspirar no Nordeste, essas gravuras ficam conhecidas por receberem forte influência de Candido Portinari, tanto pela temática como pelas cores vibrantes e traços. 

Aliás, em sua trajetória, a estética dominante do artista é a figurativa. Além de paisagens, a série de gatos (vermelho e amarelo) de Aldemir Martins e seus vasos de flores se tornam sua marca registrada. 

A inquietude do artista premiado 

Com espírito inquieto e ávido por conhecimento e experimentações, o artista faz uso de diferentes materiais tanto para elaborar suas pinturas como esculturas, explorando elementos como fôrmas de pizza e tecidos dos mais variados tipos. 

aldemir martins biografia

Crédito: Guia das Artes

Assim, produz diversas peças, viaja pelo mundo e conquista dezenas de prêmios, sendo um dos mais significativos o de melhor pintor internacional de um festival de Veneza, que o nordestino recebe em 1956 e que é considerado o auge de sua carreira. 

Ainda nessa época, ao lado e Livio Abramo, expõe suas peças em gravura.  Logo, viaja para os Estados Unidos, onde realiza várias mostras e, neste mesmo ano, mais precisamente em 1958, recebe o Prêmio Jabuti, que é concedido a ele por ilustrar uma capa de livro. 

Já na década de 1960, a pluralidade de Aldemir Martins é enaltecida por seu trabalho como criador de cenários. Em seguida, se foca em esculturas de cerâmica e, posteriormente, a partir da década de 1970, cria imagens de aberturas de novelas da Rede Globo, como Gabriela e Terra Nostra.

Assim, segue sua trajetória viajando pelo mundo, participando de diversas bienais nacionais e internacionais e, conquistando, também, mais prêmios. 

O artista se despede da vida e da arte em 2006, aos 83 anos, deixando um legado que, até hoje, é aplaudido tanto pelo público como pela crítica especializada. 

Principais obras de Aldemir Martins: entre paisagens, vasos e gatos

Confira, agora, as principais obras e gravuras de Aldemir Martins.

1. Aldemir Martins Vaso de Flores (1985)

aldemir martins vaso de flores

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

2. Macambira (Sertão) (1986) 

aldemir martins obras

Crédito: Escritório de Arte 

3. Cangaceiro (1998)

aldemir martins gravuras

Crédito: ArteRef

4. Aldemir Martins Gatos (2005)

aldemir martins gatos

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

5. Aldemir Martins Paisagem (2013)

aldemir martins paisagem

Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles 

O que você achou das obras e da estética deste célebre artista nordestino? Compartilhe sua opinião com a gente aqui nos comentários, ela é muito valorizada pela Laart!

Sabe o que a Laart prestigia também? O trabalho de artistas brasileiros e latino-americanos. Tanto que, em seu  acervo, conta com obras em gravuras das mais importantes personalidades do cenário artístico, de diversas correntes, como a figurativa

Idealizada por Luiz Felipe e Manoel, duas pessoas apaixonadas por arte e que têm a gravura em seus DNAs, a Laart é uma galeria de arte online que trabalha apenas com peças originais e assinadas.

As mais de 15.000 gravuras presentes no acervo da galeria têm tiragem limitada, contam com certificado de autenticidade e são entregues com segurança onde quer que você esteja. 

Que tal enaltecer a cultura nordestina e, de quebra, valorizar o seu escritório ou ateliê com uma gravura de Aldemir Martins? 

Crédito da foto de capa: Enciclopédia Itaú Cultural 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.