Paulo Mendes da Rocha: conheça a vida e obras deste mestre da arquitetura
Paulo Mendes da Rocha é um dos principais arquitetos brasileiros. Ovacionado no mundo inteiro, ele é conhecido por imprimir modernidade à arquitetura brasileira por meio de seu design inovador e projetos ousados.
Quer saber mais sobre a vida, as obras e os projetos desse gênio da arquitetura e urbanismo? Então, continue lendo!
Paulo Mendes da Rocha: biografia
Em 1928, em Vitória, no Espírito Santo, nasce Paulo Mendes da Rocha. Contudo, é em São Paulo em que vive a maior parte de sua vida, já que ele e sua família se mudam para a cidade quando ele ainda é criança.
Em 1954, o prestigiado arquiteto forma-se na profissão pela Universidade Mackenzie. Um ano depois, abre escritório em São Paulo e, também, associa-se à Architectural Cutting Edge. Três anos depois, o arquiteto se une à sociedade pouco convencional e progressista “brutalista paulista“. Assim, torna-se seu membro ativo e defende a inovação e a modernização da arquitetura.
É em 1958 que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha começa a ganhar fama. Atinge essa façanha ao participar de um concurso nacional para a construção do Ginásio do Clube Atlético Paulistano. Como você deve imaginar, é ele que vence a competição. Dessa forma, seus projetos são aplaudidos e rendem a ele bastante notoriedade. Logo, o início de sua carreira é marcado pela criatividade e ousadia.
Outro destaque de sua vida e carreira se dá em 1969, quando é contratado para projetar e construir o Pavilhão Brasileiro para a Expo 1970, que seria realizado em Osaka, Japão. Faz isso junto com Flavio Motta, Julio Katinsky e Ruy Ohtake. Com ousadia, o arquiteto projeta um edifício com cobertura em concreto.
Esta exposição marca seu primeiro projeto internacional. É nessa fase que clientes internacionais começam a fazer inúmeros pedidos ao mestre.
Em seguida, o arquiteto se inscreve em diversos projetos internacionais. Entre eles, destacam-se a renovação e ampliação da Universidade de Vigo, na Espanha, em 2004, e o Boulevard des Sports, em Paris, em 2008.
Já em 1971, ele se consagra entre os finalistas de um concurso de design organizado pelo Centro de George Pompidou, Paris. Logo, seu trabalho se torna conhecido por suas peças ousadas e elegantes de concreto e aço.
Um exemplo sublime que combina modernismo e graça pode ser observado no projeto Poltrona Paulistano. Seu desenho, marcado por barras de aço flexíveis, torna-se um ícone do design contemporâneo.
Crédito: Azdecor
Entre as obras e projetos mais conhecidos de Paulo Mendes da Rocha, destacam-se:
- Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo;
- Museu da Língua Portuguesa;
- Casa Gerassi;
- Museu Brasileiro da Escultura;
- Museu de Arte Moderna;
- Casa Gerber;
- Galeria Vermelho, entre muitos outros.
Crédito: Wikipédia
Sua sabedoria e estilo podem ser descritos por uma de suas mais célebres frases:
“O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação”.
Além de sua carreira como arquiteto, Paulo Mendes da Rocha é um notável acadêmico. Ele lecionou na Universidade de São Paulo e também atuou como presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetos.
Consagrado com inúmeros prêmios, alguns deles são:
- Honorato Fellow da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Portugal;
- Prêmio Fundação Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana;
- em 2000 foi selecionado para representar o Brasil na Bienal de Veneza.
Em 2006, ele recebe o prestigiado Pritzker Architecture Prize, um símbolo de sua brilhante carreira. Por ele, o júri descreve seus projetos como “arquitetura de profundo compromisso social”.
Além do Prêmio Pritzker, Mendes da Rocha recebe várias outras honras da arquitetura, incluindo:
- Leão de Ouro de 2016 em obras da arquitetura na Bienal de Veneza;
- o Præmium Imperiale de Arquitetura de 2016;
- Royal Gold Medal de 2017 da Royal Instituto de Arquitetos Britânicos.·
- Royal Gold Medal de 2017 da Royal Instituto de Arquitetos Britânicos.
Se você gosta de biografias de grandes arquitetos, não deixe de ler também sobre a vida de Ruy Ohtake.
Paulo Mendes da Rocha: obras
Para você ter uma ideia do brilhantismo e diversidade das obras de Paulo Mendes da Rocha, elencamos algumas delas:
MUBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia
Crédito: InfoArt sp
Estádio Serra Dourada
Crédito: Wikipédia
Pórtico da Praça do Patriarca, São Paulo
Crédito: Wikipédia
Capela de São Pedro, São Paulo
Crédito: ArchDaily
Casa Paulo Mendes da Rocha, no Butantã SP
Crédito: ArchDaily
Você sabia que a arquitetura é uma das 7 artes? Não? Pois saiba tudo sobre o assunto agora: “As 7 artes: quais são e a história por trás de cada uma”.
Sensacional a jornada de Paulo Mendes da Rocha. Fabuloso também é o acervo da Laart! Com gravuras originais, assinadas e com tiragem limitada, a galeria conta com obras dos mais importantes artistas brasileiros e latino americanos. Clique aqui e conheça algumas delas!
There are no comments