le corbusier

Biografia e obras do arquiteto Le Corbusier

Celebrado como um dos grandes ícones do modernismo, Le Corbusier foi, junto com Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, um dos arquitetos mais emblemáticos do século XX. Conhecido por seu olhar crítico e obras icônicas, ele alterou o curso da história das artes, arquitetura e urbanismo.

Esse mestre da arquitetura brilhou também em outros segmentos. Atuando na área acadêmica e intelectual, aplicou o seu conhecimento em diversas artes. Assim, deixou seus pensamentos registrados em publicações, livros e artigos, fabulosos legados para quem o admira. 

Seu ótimo desempenho como pintor e escultor rendeu a ele prêmios e reconhecimento. Sua arte replicava o seu ideal de arquitetura e design, pois utilizava estruturas e formas claras e rejeitava os ornamentos e cores, um conceito que ficou conhecido estilo internacional

Ele ficou bastante conhecido por elaborar processos de construção racionalistas e funcionais. Com uma visão futurista, esse gênio foi um dos primeiros a antecipar a influência do automóvel no desenvolvimento das cidades. 

Outro marco importante em sua vida foi a criação das Unités d’Habitation (unidades de habitação). Por meio desse tipo de construção, o profissional estabeleceu a dinâmica da vida urbana em um edifício de proporções imensas e com grande número de unidades. 

Le corbusier revolucionou os conceitos de arquitetura e urbanismo com trabalhos que garantiam, além de funcionalidade, conforto. Além disso, seu estilo vanguardista e sua visão crítica sobre a sociedade renovaram as construções e projetos de todo o mundo.

Quer conhecer a biografia e as obras do arquiteto Le Corbusier? Então, leia este artigo até o fim! 

Biografia de Le Corbusier 

Charles-Edouard Jeanneret-Gris nasceu em 6 de outubro de 1887, na Suíça. Foi filho de um profissional que trabalhava em uma renomada indústria de relógios e de uma professora de piano.  

Aos 13 anos, iniciou seus estudos na escola de artes decorativas de sua cidade com o objetivo de seguir a profissão do pai e, logo, recebeu prêmios por seus trabalhos. No entanto, seguiu os conselhos de um de seus professores para se dedicar à arquitetura e, aos 18 anos, projetou sua primeira casa. 

A partir de 1907, com o objetivo de aperfeiçoar seu conhecimento, fez diversas viagens mundo afora. Começou pela Itália, onde ficou cerca de dois meses, um lugar que influenciaria bastante suas construções futuras. Foi lá também que muitas de suas inspirações surgiram. A visita ao Mosteiro de Galluzzo, por exemplo, o impressionou pelo fato do espaço ressaltar as suas preocupações sócio-políticas. 

Já em Berlim, trabalhou no escritório de Peter Behrens até 1911, outro pioneiro da construção moderna. No ano seguinte, percorreu a Europa Central e a Grécia, produzindo desenhos que fariam parte do seu livro “Viagens do Oriente”.

Em 1917, mudou-se Paris e começou a trabalhar na Sociedade de Aplicação do Concreto Armado. Logo em seguida publicou o Après le cubisme, junto com o pintor Amédé Ozenfant. Por meio desse manifesto purista, eles criticavam o movimento e propunham o retorno ao desenho rigoroso do objeto. 

Já sob o pseudônimo de Le Corbusier, ele deu início ao seu trabalho de pintor, fazendo exposições regulares até 1924. No mesmo período, sua habilidade como arquiteto também chamou a atenção, atraindo olhares da vanguarda parisiense. Assim, graças à sua notoriedade, o brilhante profissional conseguiu diversas encomendas para construir casas de campo. 

O sucesso foi tanto que, entre 1927 e 1930, o escritório do arquiteto Le Corbusier elaborou projetos revolucionários de urbanismo para vários países, incluindo para o Brasil. Foi também nessa época que ele se casou com a parisiense Yvonne Gallis, e assim, tornou-se cidadão francês. 

Em 1936, viajou ao Brasil para orientar o projeto do prédio do Ministério da Educação e Saúde. Como um dos fundadores do grupo CIAM, influenciou fortemente a arquitetura moderna no Brasil, levando seu conceito de cinco pontos de arquitetura a novos níveis. 

Além disso, o arquiteto Le Corbusier desenvolveu planos urbanos novos e fantásticos para o Rio de Janeiro e outras cidades sul-americanas. Os esboços sugeriam um prédio de concreto, com vários andares e muitos quilômetros de extensão ao longo das encostas. 

Em 1940, fechou seu escritório e se refugiou no sul da França, pois Paris havia sido invadida pelos alemães. Nos anos seguintes, intensificou seus contatos internacionais, firmando-se como autoridade e pensador da nova arquitetura.

De 1945 a 1949, atuou como consultor para a reconstrução de cidades destruídas, e viu a execução de dois de seus projetos, sendo um deles o do Unités D’Habitation. Nos anos seguintes, junto com Oscar Niemeyer, participou de estudos relacionados à edificação da sede da ONU, em Nova York. 

O seu reconhecimento merecido aconteceu, de forma mais intensa, ao fim de sua carreira, entre 1950 e 1965. Nesse meio tempo, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Cambridge. 

Sua morte, em 1965, não apagou nem as ideias e nem o legado desse célebre gênio moderno. Com declarações polêmicas, como “uma casa é uma máquina de morar” e pensamentos inovadores, ele foi uma das principais figuras do século XX. 

Uma das mais nobres ideias desse mestre foi acreditar que a arquitetura poderia (e deveria) melhorar as questões sociais e, até mesmo, resolver problemas da sociedade que envolvessem planejamento urbano e paisagístico.

A jornada desse gênio foi marcada por intensa produção, como a criação de manifestos, publicação de livros, elaboração de projetos e construções incríveis, sem falar em suas pinturas. Não foi à toa que deixou diversos admiradores pelo mundo todo. 

“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz” 

É fã de biografias e curte arquitetura? Então, confira também:

Obras de Le Corbusier

O arquiteto Le Corbusier deixou aproximadamente 30 obras pelo mundo. Entre elas, 17 foram consideradas como Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO.

Entre as suas obras mais importantes, algumas se destacam, como: 

1. Unités D’Habitation (Marselha, França)

Essa obra foi composta de grandes edifícios modulares construídos após a II Guerra Mundial, sendo o primeiro implantado em Marselha. Também ficou conhecida como Cité Radieuse (cidade radiosa), por tentar recuperar a dinâmica da vida urbana em um edifício monumental. 

le corbusier biografia

Crédito: Fondation Le Corbusier

2. Pavillon Suisse (Cidade Universitária de Paris)

O pavilhão suíço, ou Pavillon Suisse, empregou os cinco pontos da arquitetura de Corbusier, apoiando-se neles durante todo o projeto. O edifício foi elevado sobre pilotis que estão próximos ao seu centro, acentuando um efeito “flutuante”. 

Crédito: Fondation Le Corbusier

3. Palácio da Assembleia (Índia)

Revelando um estilo mais brutalista, essa construção contou com planta livre e com uma cobertura que podia ser acessada. Assim a obra cumpriu seu papel, que era permitir o contato do homem com a natureza. 

Crédito: Archdaily

4. Capela de Notre-Dame-Du-Haut (França)

Essa capela foi projetada com paredes grossas e curvilíneas e com janelas que permitiam a luz entrar de maneira controlada. 

le corbusier urbanismo

Crédito: Wikipédia

5. Villa Savoye (Paris, França)

Villa Savoye representa um dos grandes ícones da arquitetura moderna, juntamente com a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright e a residência Farnsworth (de Mies van der Rohe). Ela foi literalmente projetada como “uma máquina de morar” e apresenta os cinco pontos da nova arquitetura.

Crédito: Wikipédia

No decorrer desse artigo, você conheceu a biografia de Le Corbusier e suas obras. O legado e a história de vida desse gênio da arquitetura modernista são impressionantes, não é mesmo? Se você ama a arte e a arquitetura, confira a galeria de arte da Laart! Clique aqui e tenha acesso a gravuras exclusivas, assinadas e de tiragem limitada!

Crédito da foto de capa: Minexco 

Share with

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.